Estrutura organizacional do serviço de radiologia

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de Tecnologia Saint Pastous Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica Parecer de Aprovação MEC na 3. 607, de 3 de dezembro de 2003 -D. O. IJ 4/12/2003 Diretora da Faculdade: Profr Vera Lucia Dias Duarte Coordenador do Curso: Dr.

Dakir Lourenço Duarte Objetivos do Curso Formar profissionais qualificados para atender a demanda do mercado de trabalho nas diversas áreas do conhecimento em que podem atuar os Tecnólogos em Radiologia Médica, suprindo, com isso, a necessidade premente dos diversos segmentos do setor radiológico habilitado e qualifica tec Superior de Tecnolog em atuar nas seguintes á convencional; – mam ra ência de pessoal egresso do Curso deverá estar apto a imagem: – radiologia putadorizada; – ressonância magnética; – densitometria óssea; – radiologia odontológlca.

Além dessas áreas, este profissional poderá também atuar como Auxiliar de profissionais habilitados nos procedimentos invasivos e nos exames contrastados, assim como nos serviços de Medicina Nuclear e Radioterapia. Competências Gerais do Tecnólogo em Radiologia Médica Reconhecer como paradigmas, que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da Área de Saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo saúde e oença, os princípios éticos, as normas do exercicio profissional, a qualidade n SWipe to page no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população.

Correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da Área de Saúde. Desempenhar a função de agente educativo nas questões relativas à saúde e segurança no trabalho, prestando informações e esclarecimentos a outras categorias profissionais e à população em geral.

Prevenir e controlar a contaminação através da utilização de técnicas dequadas de descarte de fluídos e resíduos, assim como de limpeza elou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de proteger o paciente/cliente contra os riscos biológicos e radiológicos. Atuar como cidadão e profissional de saúde prestando primeiro socorro a vítimas de acidente ou mal súbito, visando manter a vida e preparar para o transporte adequado, até a chegada do socorro médico.

Conhecer o sistema de Saúde vigente, as questões eticas e legais implícitas, as diferentes formas de organização do trabalho, a questão das relações interpessoais no trabalho em equipe e o compromisso social do trabalhador m Saúde com a população. Além das competências referidas acima, o profissional Tecnólogo em Radiologia Médica deverá demonstrar ainda competência para: Realizar exames radiológicos convencionais, utilizando as técnicas apropriadas e preparando o paciente em função do exame realizado.

Auxiliar nos exames radiológicos contrastados, administrando adequadamente meios de contrastes aplicados PAGFarl(F3 adequadamente meios de contrastes aplicados a cada caso. Realizar procedimentos de aquisição de imagens médicas em: Tomografia Computadonzada; Ressonância Magnética Nuclear; Mamografia; Densitometria Óssea; Radiologia Convencional e Odontológica. Manipular, reconstruir e processar imagens radiológicas, utilizando técnicas digitais.

Processar películas radiográficas pelos métodos químicos (manual e automáticas), a laser e a seco. Realizar exames radiológicos, aplicando os principios de radioproteção e minimizando os efeitos biológicos da radiação ionizante. Gerenciar serviços de radiodiagnóstlco, aplicando os princípios de controle de qualidade. Tratar adequadamente os rejeitos químicos resultantes do processamento de filmes radiográficos, assim como os rejeitos radioativos gerados nos erviços de medicina nuclear.

Implantar serviços de Diagnóstico por Imagem, seguindo os princípios de Empreendedorismo e Gestão aplicados à area. Processo Seletivo Fluxograma Módulo 1 – 400h Saúde e Sociedade Módulo 2 -400h Apoio ao Diagnóstico Certificação Intermediária: Auxiliar de Câmara Escura Módulo 3 – 800h Aquisição de Imagens Radiológicas Estágio Curricular 500h Módulo 4 – 800h Gestão Empreendedora de Semços Radiológicos Concluindo todos os módulos (1 , 2,3 e 4) e o estágio curricular, o estudante receberá o Diploma de Tecnólogo em Radiologia Médica AIGF3ÜF3

Brasil republica

0

Brasil República (1 889 a República Velha (1889-1930) Apesar das profundas mudanças constitucionais, a estrutura socioeconômica permanece a mesma; a

Read More

Produção textual individual 1º semestre analise e desenvolvimento de sistemas unopar

0

SUMARIO 1 INTRODUÇAO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1 Componentes básicos de sistema de informação 5 2. 1. 1 Tipos

Read More