Estudo de caso

Categories: Trabalhos

0

Estudo de caso Premium gy kuas Map OS, 2012 6 pazes UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO entrevista com empresário de uma metalúrgica Canoas 2011 Entrevista com empresário do setor metalúrgico apresentado ao Curso de Adminis Paraná – UNOPARVi a. or6 to view nut*ge SUMÁRIO I INTRODUÇAO 4 a Universidade do 2 entrevista com empresário Sr. Arenhart da metalúrgica arenhart Itda 5 2. 1 ramo de atividade da empresa 5 2. 2 tipo de empresa 5 2. histórico da empresa 5 2. 4 escolaridade dos sócios 6 2. 5 PORTE DA EMPRESA 6 2. 6 motivação para criar a EMPRESA 6 2. TIPO DE ATIVIDADE E NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 7 2. 8 PrOcesso de trabalho na empresa 7 2. 9 comunicação dentro da EMPRESA 8 2. 10 estátística do crescimento da empresa 8 arenhart Itda 2. 1 ramo de atividade da empresa A empresa fabrica peças e equipamentos de aço inoxidável. O mercado de produtos produzidos pela empresa é segmentado para fabricantes e para reposição.

A principal atividade da empresa é produzir peças e componentes de aço inox de qualidade e custo baixo, a indústria de máquinas e equipamentos é a principal consumidora final das peças fabricadas pela Metalúrgica Arenhart com aço inox. . 2 tipo de empresa A empresa possui razão social de Metalúrgica Arenhart Ltda, é uma empresa privada. O regime jurídico da Metalúrgica Arenhart é o de sociedade por cotas de responsabilidade limitada, na qual as pessoas responsáveis pela empresa se comprometem com o valor do capital social da empresa em caso de falência. 2. histórico da empresa A Metalúrgica Arenhart iniciou suas atividades em 30 de outubro de 2007, está localizada na BR 386, km 435, no 3290, no município de Nova Santa Rita/RS. Seu nome, Arenhart, teve origem no sobrenome do idealizador e fundador da empresa, o Sr. Carlos Alberto Arenhart. O investimento inicial foi no valor de R$ 45. 000,00, e durante estes quatro anos de fundação a empresa vem produzindo peças e componentes de aço inox de qualidade e custo baixo para a indústria de máquinas e equipamentos que é a principal consumidora final das peças fabricadas pela Metalúrgica Arenhart com aço Inox. . 4 escolaridade dos sócios Sócio 1- o Sr. Carlos Arenh em engenharia mecânica possui pós graduação em Técnólogo Superior em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pelo UnilaSalle concluida em 2007. Sócio 2- o Sr. Marcelo Meister possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) concluída em 1995. 2. 5 PORTE DA EMPRESA É uma empresa de pequeno porte, e tem uma carteira de poucos clientes e fornecedores.

Sua sede localiza-se no distrito industrial de Nova Santa Rita/RS, contando com 500 m2 de área alugada. 2. 6 motivação para criar a EMPRESA Segundo o entrevistado, Sr. Carlos Arenhart, a concretização de uma empresa é, antes de tudo, a realização de um sonho, de um ideal. A Metalúrgica Arenhart aproveitou e aproveitará experiências profissionais do passado, para viver o presente e lanejar o futuro constituindo os fatores básicos de uma vida de plenitude, crescimento pessoal e profissional de autorealização.

Ainda, conforme o Sr. Carlos Arenhart, a fundação da Metalúrgica Arenhart Ltda colocou em prática o compromisso assumido por ele mesmo, de contribuir para o desenvolvimento do setor metalúrgico através do aperfeiçoamento constante da técnica e da qualidade dos seus produtos. 2. 7 TIPO DE ATIVIDADE E NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS Conforme o Sr. Carlos é uma empresa formal e conta com um número pequeno de colaboradores, 19 no total. 2. 8 Processo de trabalho na empresa De acordo com o sócio proprietário, Sr.

Carlos Arenhart, os processos identificados na em resa de maneira geral são: EDefiniçào das quantidad roduzidas; matéria prima e insumos; DÜEmissão das ordens de fabricação; DÜProgramação e controle das ordens de fabricação; CIOMovimentaç¿o das ordens de fabricação da produção; DEControle e acompanhamento da produção. Conforme Espolador (2009), o planejamento e controle da produção é um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação da produção, sendo de extrema importância para a obtenção de melhores esultados a nível de aumento da produtividade.

Já as fases referentes ao planejamento e controle da produção seguem descritas abaixo: CIODeterminar os tipos dos produtos e as quantidades que deverão ser fabricadas, através de informações oriundas dos pedidos dos clientes e nas previsões de vendas futuras; DERealizar as listas dos processos para fabricação do produto, indicando assim o roteiro a ser seguido para sua execução; EDeterminar o início da fabricação, o prazo para término e o lead time da produção, indicando os tempos para duração dos processos;

DÜGerar a liberação das etapas e processos de fabricação, antes do momento em que deverão ser iniciados, de acordo com os prazos determinados; CICIAcompanhar e controlar o andamento dos processos de fabricação da produção. 2. 9 comunicaçao dentro da EMPRESA Conforme o Sr. Carlos Arenhart existem muitas barreiras a serem superadas no processo de comunicação da empresa, podemos cltar: falta de clareza nas ideias, comunicação múltipla, problemas de codificação, bloqueio emocional, desinteresse, entre outros aspectos.

Para o entrevistado, Sr. Carlos Arenhart, não basta apenas pensar em passar uma ideia, mas fazer-se entender. Sendo assim, deve- se comp Arenhart, não basta apenas pensar em passar uma ideia, mas fazer-se entender. Sendo assim, deve-se compreender a diferença existente entre informar e comunicar, o último envolve entendimento de ambas as partes, para ele, a comunicação é muito importante porque permite agilidade nas tarefas diárias, desde as mais simples até as mais complexas.

Permite que as pessoas interajam e que as tarefas tenham mais assertivas, poucos erros e repetições, assim o processo de desenvolvimento da empresa tende a crescer, pois quando gerentes, chefes e funcionários se entendem a tendência é o sucesso da corporação ELGENNENI, 2010). 2. 10 estátística do crescmento da empresa A empresa Metalúrgica Arenhart é de pequeno porte, mas pode- se considerar o risco do negócio como sendo médio, podendo ser diminuído muito pela administração adequada dos estoques, para assim reduzir o custo da matéria prima e, por consequência, aumentar a rentabilidade.

Abaixo a apresentação da tabela estatística em percentual de Indicadores (lucratividade e rentabilidade) da Metalúrgica Arenhart: Indicadores deViabilidade | 2008 | 2009 | 2010 2011 20121 2013 12014 1 Lucratividade | 10 118 24 28 | 32 | 35 35 Rentabilidade15 91 16 125 30 136 140 1 Segue gráfico dos indicadores para melhor visualização: 3 conclusão Este trabalho serviu para mostrar que a administração é a parte fundamental nas organizações, pois qualquer processo que uma empresa foi realizar tem que ser administrada para ter sucesso e qualidade. esquisa qualitativa, ou seja, entrevista qualitativa com o proprietário da Metalúrgica Arenhart, realizada no presente trabalho não esgota o tema, pois foi analisada apenas uma empresa neste segmento que possui mllhares em todo o pais. O trabalho vai contribuir para organização porque buscou identificar junto ao proprietários aspectos relevantes da dministração de uma empresa, trazendo vários conceitos sobre a motivação para criar a empresa, os processos, a comunicação dentro da empresa e uma parte estatística.

Dessa forma a empresa, com certeza, vai continuar crescendo, fidelizando seus clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidades e cumprindo suas metas. Sendo assim este trabalho trouxe um aprendizado positivo para o aluno, porque conclui-se que por mais que uma empresa possa crescer apenas trabalho não é o suficiente. É preciso organização, investimento, aperfeiçoamento e visão do negócio como um todo ara que esta empresa possa manter-se de forma competitiva e principalmente lucrativa. referências CRUZ, VIIma Gimenes da.

Metodologia da pesquisa cientifica: curso de graduação e administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. ELGENNESI, Sara M. de melo. Psicologia organizacional: curso de graduação em administração. Sáo Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. ESPOLADOR, Rita de Cássia T. Direito empresarial e trabalhista: curso de administração. São Paulo. pearson Education do Brasil, 2009. GARCIA Regis. Estatística: curso de graduação em administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Exercícios gestão de projetos

0

1. QuaI é o valor e o propósito de uma proposta inicial de um projeto? A proposta inicial tem 4

Read More

Discurso politico

0

Q Trabalhos Feitos BlueStacks npeKpaueHa pa60Ta nporpaMMbl “BlueStacks Windows acyLuecTsnReT nancK cnoca6a ycTpaHeH’4R 3TO’i OLE146K’4… OTMEHa Welcome to Trabalhos Feitos

Read More