Estudo de caso

Categories: Trabalhos

0

As Empresas são Grandes Coleções de Processos SAMANTHA LEMOS SUELLEN VITORIA VELHO Keen, citado no texto de José Ernesto Lima Gonçalves, afirma que processo empresarial também pode ser definido como qualquer trabalho que seja recorrente, que afete algum aspecto da capacitação da empresa, possa ser realizado de várias maneiras distintas com resultados diferentes em termos da contribuição que pode gerar com relação à custo, valor, serviço ou qualidade e que envolva a coordenação de esforços para a sua realização e, pensar nos proces luxos de trabalho ou xo ora como tem sido a abo g•2. ?? Svapeto é importante para po industriais como imp analisar qualquer tipo de processo. enação em vez de ais ou produtos, a reengenhana, rocessos não IO e para poder Gonçalves diz que a idéia de processo como um fluxo de trabalho com inputs e outputs é originária da engenharia, que por sua vez deu origem à reengenharia, porém, o fluxo de trabalho é apenas um dos tipos de processos empresariais com atividades interdependentes e realizadas numa seqüência específica. Há lnco modelos básicos de processos empresanais : o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados.

Swipe to nex: page A intensa utilização do conceito de processo na modernização das empresas provavelmente tem origem na tentativa de aplicação no ambiente de escritório das técnicas de aperfeiçoamento do trabalho que foram desenvolvidos para o ambiente industrial, afirma Gonçalves. O desperdício e o retrabalho são identificáveis e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes e trabalho são dispostos ao longo dele. Atualmente, o trabalho nos escritorios segue um fluxo conduzido pelos cabos da rede informatizada e o deslocamento do trabalho não é tão facilmente observável.

Os processos de negócio são ligados à essência do funcionamento da organização (Dreyfuss). Eles são típicos da empresa em que operam e são muito diferentes de uma organização para outra. Eles têm o suporte dos sistemas que têm sido desenvolvidos ao longo de décadas de desafios e aperfeiçoamento. Os processos organizacionais geralmente roduzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, mas são essenciais para a gestão efetiva do negócio. Incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio.

A avaliação da qualidade do atendimento aos pedidos dos clientes é um processo gerencial típico em diversas organizações. De maneira geral, os processos nas empresas podem ser internos (quando têm início, são executados e terminam dentro da mesma empresa) ou externos. Os processos internos (quando têm início, são executados e terminam dentro a mesma empresa) ou externos. Os processos podem, também, ser intra-organizacionais (quando envolvem diversas empresas diferentes para a sua realização).

A organização orientada para processos está surgindo como a forma organizacional dominante para o século XXI (Hammer). Deixando a estrutura por funções, as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação. Sua própria lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos e não mais o aciocínio compartimentado da abordagem funcional. Nem todos os processos têm a mesma importância para as empresas, tanto sob o ponto de vista dos resultados gerados como dos recursos envolvidos.

A prioridade dos processos para as empresas pode ser avaliada por meio de sua saliência (relativa importância para a empresa) e por seu valor. O autor conclui dizendo que muitas empresas já fizeram esforços para melhorar seus processos, o que não significa que se tenham tornado centradas nos seus processos nem que estejam fazendo as coisas da melhor maneira possível. Também não quer dizer que estejam obtendo o melhor resultado possível nem que estejam centrando seus recursos e esforços no seu cliente final.

As técnicas e práticas de gestão empresarial deverão se adequar às organizações que estão se estruturando por processos. Hoje, há PAGF3ÜFd deverão se adequar às organizações que estão se estruturando por processos. Hoje, há uma tendência em se focalizar nas atividades e habilidades individuais, com a conseqüente perda da visão de processo e das habilidades de equipe. Os modelos e monitoração do desempenho das empresas deverão ser redesenhados para que possam ser úteis na gestão dessas empresas.

A conclusao afirma/O autor conclui que muitas empresas já tentaram melhorar seus processos, o que não significa que tenham se tornado centradas em seus processos, tal como estejam fazendo as coisas da melhor maneira possível. Não slgniflcar dizer também, que estejam mantendo os melhores resultados possíveis. Ainda existe uma limitação muito grande na obtenção dos resultados, devido a falta de entendimento sobre o onceito e a aplicação de processo na administração da empresa.

A importância do emprego do conceito de processo aumenta ? medida que as empresas trabalham com conteudo cada vez mais intelectual, oferecendo produtos cada vez mais ricos em valores intangíveis. Hoje, há uma tendência em se focalizar nas atividades e habilidades individuais. com a consequente perda da visão de processo edas habilidades de equipe. Os modelos de monitora-ção do desempenho das empresas deverão ser redesenhados para que possam ser úteis na gestão dessasempresas.

Radar ddb

0

MONITORING TOOLS FREE • howsociable. com – Social visibility score • knowem. com — Profile building tool • Social Media

Read More

A guerra do fogo

0

ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE CULTURA A PARTIR DOS ELEMENTOS DO FILME ‘A GUERRA DO FOGO’ Aula de

Read More