Estudo de caso sobre erp

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 2 VANTAGENS DO ERP3 DESVANTAGENS DO ERP3 A IMPORTANCIA DO ER? NAS CORPORAÇOES4 INTEGRAÇÃO E COMPORTAMENTO DO SISTEMA SAP 5 ESTUDO DE CASO 5 A ESCOLHA8 MONITORAMENTO 8 METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO 9 to view nut*ge CONCLUSÃ09 10 INTRODUÇAO O mundo atual enco 1 or12 udança, de grandes avanços e descobertas, alavancado principalmente pela globalização e pelas novas tecnologias, acarretando uma forte competição, que tem forçado as pessoas e organizações a assumirem novos caminhos perante tais inovações.

Uma das mudanças mais importantes e significativas para as rganizações foi a transição de uma economia industrial para uma economa baseada na Informação. Afinal, estamos na “era da informação”. Atualmente, a importância que é conferida à informação não surpreende ninguém. Trata se de um dos recursos cuja gestão e aproveitamento mais influenciam o sucesso das organizações e sociedades. O elevado nível de competição tem levado as empresas a incorporarem as novas tecnologias no auxílio à gestão dos seus negócios complexos.

Diversos mecanismos foram criados ao longo do tempo de não estar suficientemente informado, seja por não conseguir ocalizar o que é importante, ou, então, pelo fato da informação localizada não corresponder àquilo que foi procurado. Dentro deste contexto, destaca-se o papel da tecnologla, que auxilia no armazenamento, processamento e disponibilização de informações de uma maneira mais simples e direta, tornando-se um elemento de diferenciação. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação que consiste num software suportado por módulos que interagem entre si.

Segundo Stair (2006) o ERP é um fator crucial para o acesso instantâneo à informação, uma vez que acilita o fluxo de informação dentro da organização e com os fornecedores, clientes e outros intervenientes da cadeia de abastecimento. Nesses módulos são incluídas funcionalidades de marketing e vendas, distribuição, gestão de produção, controle de inventário, gestão da qualidade, recursos humanos, gestão financeira, contabilidade e gestão de informação, entre outros.

Têm assim um papel fundamental neste contexto e são o foco central do presente trabalho. Apesar dos beneficios provenientes da gestão da informação através da utilização de sistemas ERP, o seu êxito depende astante da fase de implementação, uma vez que é a mais crítica de todo o processo. “O sucesso da implementação de uma solução ERP depende da rapidez com que se conseguir colher benefícios da mesma. Menor reação dos utilizadores e mais rápido ROI (return-on-investment). (Costa, 2002). Portanto, a comunicação, a cooperação, a formação, o apoio dos gestores de topo e a complexidade tecnológica, fatores estes que estão relacionados ao processo de introdução do ERP na empresa 12 complexidade tecnológica, fatores estes que estão relacionados ao processo de introdução do ERP na empresa. É por esse motivo ue iremos analisar os pontos críticos da sua implementação, asslrn como dlscutir as vantagens e desvantagens desse sistema.

Vantagens do ERP Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa sao: Eliminar o uso de interfaces manuais • Reduzir custos • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) • Otimizar o processo de tomada de declsão • Eliminar a redundância de atividades • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado • Incorporação de melhores práticas aos processos internos da empresa • Reduzir o tempo dos processos gerenciais

Desvantagens do ERP Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa • A utllização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; • Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/ benefício; • Dependência do fornecedor do pacote; • Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento; • Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo.

Logo, as Informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, casionando maior trabalho; Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos • A IMPORTÂNCIA DO ERP COES está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho.

Algo que é conseguido com o auxilio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação om o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.

Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia. Ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento, a empresa tem mais subsidios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia e produção.

Um bom exemplo de como o ERP revoluciona uma companhia é que com uma melhor administração da produção, um investimento, como uma nova infra-estrutura logística, pode ser repensado ou simplesmente abandonado. Neste caso, ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado no estoque. A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica.

Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez u omada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos.

E tudo realizado em muito menos tempo do que seria poss[vel sem a presença do sistema. Esse é apenas um exemplo. Porém, de acordo com a empresa, é possível direcionar ou adaptar o ERP para outros objetivos, estabelecendo prioridades que podem tanto estar na cadeia de produção quanto no apoio ao departamento de vendas como na distribuição, entre outras. Com a capacidade de integração dos módulos, é possível diagnosticar as áreas mais e menos eficientes e focar em processos que possam ter o desempenho melhorado com a ajuda do conjunto de sistemas.

Integração e Comportamento do sistema SAP O SAP funciona de maneira integrada, o que faz com que as atividades de diversas áreas também tenham que ser vistas de orma integrada e independentes. Enfatizar que o SAP integra as atividades realizadas por cada departamento, exigindo que o usuário tenha uma mentalidade diferente da que tem hoje. Suas ações tem, a partir da implantação do novo sistema, impacto sobre as atividades das demais áreas de empresa.

Mostrar que hoje, o foco ainda é na atividade, e que com o SAP, o foco passará a ser nos processos. Com a integração entre as diversas áreas, a Empresa estará capacitada para tra 19 processos. Com a integração entre as diversas áreas, a Empresa estará capacitada para trabalhar de maneira eficiente, atendendo eus clientes de maneira adequada e suportando suas atividades de maneira mais simples, através de um planejamento integrado de recursos, poupando desperdiço de tempo com atividades redundantes.

Esta nova visão implica em resultados visíveis interna e externamente á empresa, como melhor administração de seus recursos (custos, necessidades e prazos), clientes satisfeitos com um atendimento eficiente e preciso (ausência de enganos e falsas promessas), desenvolvimento de produtos de maneira integrada e portanto rápida. ESTUDO DE CASO Instalada em diferentes regiões do país, a LDCommodities adota -learning para treinar colaboradores na solução SAP ERP 6. 0 Após concorrência de mais de seis meses, a LDCommodities escolheu o SAP ERP 6. . A urgência na implantação do sistema, allada à ausência de cultura na condução de processos suportados por um sistema integrado de gestão empresarial e à ampla capilaridade da empresa, poderiam tornar o projeto um caos, nao fosse a definição de um programa de treinamento rápido e que manteve os colaboradores em suas unidades. Os cursos à distância (Role Based Series e-learning) venceram resistências internas e comprovaram eficiência depois de alculado o alto grau de assimilação dos usuários envolvidos.

Segmento de mercado Agronegócio Web site www. ldcommodities. com. br PAGF 19 profissionais em diversas localidades • Acompanhar a assimilação conceitual • Disseminar conhecimento Objetivo do projeto • Treinamento do grupo de usuários envolvidos diretamente com o projeto de implementação do SAP ERP 6. 0 (key users) • Baixo custo e minimização da movimentação de pessoal para treinamento • Maior eficiência na assimilação do conceito ERP Por que a SAP foi escolhida? ?? padronização mundlal com a holding Louis Dreyfus ?? Abrangência de processos de negócios • Flexibilidade de configuração Destaques da implementação • Aulas disponíveis em horários adequados para os profissionais Principais benefícios • Economia de recursos alocados para infra-estrutura fisica • Redução de gastos com o deslocamento de pessoal • Melhor assimilação do conceito ERP Treinamento adotado Role Based Series e-learning Implementação LDCommodities Banco de Dados Não usa banco de dados Plataforma de hardware treinamento tinha que ser rápido”, afirma à executiva.

No pais desde o inicio do século 19, o grupo Louis Dreyfus onsolidou sua presença adquirindo a Comércio e Indústrias Brasileiras Coinbra S. A em 1942. A LDCommodities atua na industrialização, comércio e exportação de café, algodão, farelo e óleo de algodão, soja, óleo, farelos, gorduras e outros derivados da soja, açúcar, álcool, milho, sucos de laranja, limão, farelo de polpa cítrica, óleos essenciais, aromas e outros derivados do processamento de frutas c[tricas. A empresa oferece apoio direto ao produtor rural, financia, processa, armazena e transporta commodities para 65 parses.

No Brasil, a LDCommodities possui mais de sete mil olaboradores, três esmagadoras de oleaginosas, três usinas de açúcar, três fábricas de suco de laranja, postos de compras e filiais, 40 armazéns, 12 mil hectares de pomares cítricos e 30 mil hectares de cana-de-açúcar – o que faz dela uma das maiores empresas de exportação do país. Ainda sem um sistema integrado de gestão empresarial no final de 2005, a companhia decidiu, após a elaboração de um plano diretor de informática, adotar uma solução que melhorasse o desempenho dos seus negócios.

Dois fornecedores participaram da concorrência, vencida pela SAP em junho de 2006. A SAP foi escolhida por iversas razões, entre elas a padronização mundial com a holding Louis Dreyfus, a abrangência de processos de negócios e a possibilidade de configuração. Tomada a decisão, um segundo problema passou a ocupar o tempo da gerente geral do grupo no Brasil, Célia Takano: o treinamento. “Essa é uma questão muito importante, porque o projeto estava começando do zero. A LDCommodities não ti questão muito importante, porque o projeto estava começando do zero.

A LDCommoditles não tinha cultura de sistema integrado”, diz ela ao observar que a maioria das grandes empresas já passou por pelos menos uma implementação de um istema de ERP e se encontra em processo de melhoria. A ESCOLHA Célia recorreu à SAP Education, área de treinamentos da SAP, em busca de uma solução para a necessidade de treinamento dos colaboradores que participariam do projeto. Optou-se pelos cursos de educação à dist¿ncla — Role Based Series e-learning para os 50 profissionais envolvidos diretamente no projeto.

Com recursos de alta interatividade, a solução da SAP oferece diversas vantagens, a começar pela economia de recursos alocados para infra-estrutura física e a economia de gastos com o deslocamento de pessoal, até uma melhor assimilação do conceito ERP. Além disso, as aulas estão disponíveis em horários mais adequados ? agenda dos profissionais ou determinados pela empresa, e há a possibilidade de revisão teórica até uma completa assimilação conceitual.

Célia ressalva, porém, que o aprendlzado por e- learning exige mais disciplina e uma gestão efetiva. A LDCommodities adquiriu treinamentos à distância que vão desde a visão geral dos aplicativos da SAP e a relação entre os módulos, até uma visão de processos e a administração dos aplicativos. “Havia uma necessidade grande de treinamento das pessoas que iriam participar do projeto”, conta Célia. Experiente m outras implementações SAP, a executiva escolheu os treinamentos variando os níveis de acordo com o perfil de cada usuáno. Pela capilaridade, com pessoas vlndo de diferentes locais, optei pelo Role Based Serie “Pela capilaridade, com pessoas vindo de diferentes locais, optei pelo Role Based Series e-learning”, reforça. A justificativa do tempo favoreceu a decisão, pois a ferramenta é mais flexlVel. A executlva montou um mix de cursos presenciais e à distância para permitir acesso dos colaboradores às informações teóricas de onde eles estivessem. O treinamento em e-learning pode ser programado de acordo com a disponibilidade e horário do profissional.

O primeiro nível do treinamento – visão geral sobre o conceito e o aplicativo SAP ERP – foi integralmente em e-learning. No segundo nível, a LDCommodities complementou o conhecimento com cursos presenciais, além dos cursos a distância como bases de conhecimentos. MONITORAMENTO Para aproximar o aproveitamento dos colaboradores a 100%, a LDCommodities organizou o e-learning em salas exclusivas, dentro das unidades. “Nesse modelo, os resultados são melhores quando o profissional tem uma sala específica para os cursos”, acredita Célia. Alguns profissionais fizeram o treinamento em horários determinados.

Outros contaram com uma flexibilidade vigada, com notas mínimas e datas para a conclusão. Mas todos foram avaliados e classificados por desempenho. Uma pessoa da área de Recursos Humanos (RH) ficou encarregada pela gestão dos cursos. De acordo com Célia, o cuidado que se tem com o treinamento convencional é o mesmo aplicado ao e-learning, pois a ausência de acompanhamento e da administração de notas pode comprometer o resultado. “É preciso ter uma pessoa por trás de tudo. Se houver provas, as pessoas se esforçam de uma forma, se não houver, o comportamento é outro”, ressalta a executiva. Com a equipe do projeto integra

Dolly cola

0

Introdução; Briefing: História da Dolly Dolly é uma empresa brasileira que atua no mercado de refrigerantes da região sudeste do

Read More

Serviço social

0

Capitulo 1 A Construção do Projeto Ético-político do SeNiço Social José Paulo Netto Introdução O objeto de trabalho deste debate

Read More