Estudo de caso subway

Categories: Trabalhos

0

Estudo de caso: restaurante SUBWAY@ por Camila Martins Santos “A marca norte-americana está presente em 92 países e atende diariamente, em média, seis milhões de clientes. ” O restaurante SUBWAY@ foi fundado nos Estados Unidos, há mais de 45 anos, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeição rápida e saudável. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, inspirados na culinária de diferentes localidades, a rede está representada por mais de 600 lojas no Brasil. O faturamento médio por unidade é de R$ 65 mil, e a rede fatura proximadamente R$ 33 milhões mensais no Brasil. Cada loja vende, em média, 1. 83 sanduíches por semana. tc next*ge Para concretizar seu de investimentos do atingir, até 2011, um de marketing, incluin de ponto de venda e ar 6 país, a soma marca deverá 2. 5 ificativo. As ações ento em material aprimoramento logístico, devem totalizar ao longo desse per Odo grande parte desse aporte. Hoje as franquias do restaurante SUBWAY@ empregam mais de 3. 000 funcionários no pars e ocupam um espaço superior a 15. 000 metros quadrados, em imóveis nas localidades premium das cidades que as abrigam. A rede SUBWAY@ está presente em mais de 90 países, superando 33 mil pontos de venda espalhados pelo mundo.

No Brasil, são mais de 700 restaurantes. A rede atende por dia, em média, mais de seis milhões de clientes em todas as suas unidades. Difere-se das demais r Swipe to vlew next page redes do ramo por trazer a única opção de fast-food verdadeiramente saudável do mercado. Entre as premiações que já recebeu, constam a de “Melhor Franqu’a”, concedida 16 vezes pela Entrepenuer Magazine e o prêmio de ouro “Satlsfação dos Clientes”. O restaurante SUBWAY@ é a opção ideal para quem procura uma efeição rápida e ao mesmo tempo saudável, com sanduíches, cookies e saladas.

Assim, o próprio consumidor pode montar o sandu[che escolhendo os ingredientes que mais o agradam. O cardápio conta com uma linha de 16 sanduíches, que podem ser ou não tostados: Frango Teriyaki – frango com molho Teriyaki, Subway Meltm – peru, presunto e bacon, Frango Pizzaiolo – frango, peperonl e molho mannara, Almôndegas com molho marinara, Pizza Sub – salame, peperoni e molho marinara, Peito de Frango, Carne, Italiano – salame e peperoni, Subway Club”‘ presunto, peru e rosbife, Presunto, Atum, Peito de Peru, 3. M. T. •• salame, peperoni e presunto, Peito de Peru e Presunto, Rosbife e Vegetariano. Além disso, todos podem ser acompanhados de queijo (prato, suíço ou cheddar), vegetais (alface, tomate, cebola roxa, pimentão e azeitonas pretas) e seis tipos de pão (Queijo, Gergelim, Italiano Branco, parmesão com Orégano, Integral e Integral com Aveia e Mel), escolhidos pelo cliente. Os sanduíches podem ser temperados com sal, pimenta, azeite, vinagre e os molhos Parmesão, Barbecue, Cebola Agridoce, Mostarda e Mel e Chipotle (levemente picante). ossível, ainda, transformar qualquer andu[che em salada (que pode, ou não, vir acompanhada de pão). Caso desejar, o cliente tem a op sanduíche em salada (que pode, ou não, vir acompanhada de pão). Caso desejar, o cliente tem a opção de adicionar mais queijo, bacon ou recheio em dobro. A Subway iniciou a operação no Brasil no ano de 1 993, neste período as lojas instaladas eram grandes e em bairros nobres, os custos da operação muito altos e um baixo reconhecimento da marca inviabilizaram alguns restaurantes.

Por conta de diversos contra tempos a Subway passou por um período de adaptação nde tentava entender o mercado brasileiro. Em 2003, após a solução dos problemas pendentes, havia novamente um momento propicio para a Subway definitivamente se consolidar no mercado nacional, e com fôlego renovado retoma a sua trajetória de crescmento. Concentrando-se na operação, e cuidando para que fosse feito o que havia dado certo em lugares tão diferentes do mundo, como Bahrain, a primeira franquia internacional, Nova Zelândia, China e Trinidad Tobago entre tanta outras.

Independentemente da cultura e costumes locais, a Subway criou uma rede com padrões e procedimentos nternacionais, ou seja, o sanduíche que você come aqui no Brasil pode ser encontrado na Islândia por exemplo. Para se ter uma noção da seriedade e das intenções da Subway por aqui, o Brasil hoje já é 0 70. maior mercado mundlal da empresa, dentre os 92 países está atrás somente de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Alemanha e México.

E no número de sanduíches vendidos em cada restaurante se encontra semanalmente entre os 3 maiores do mundo junto com Nova Zelândia e Singapura. A Subway veio para ficar, e veio definitivame PAGF3rl(F6 maiores do mundo junto com Nova Zelândia e Singapura. A Subway veio para ficar, e veio definitivamente. Com o objetivo de se tornar a maior rede de fast food do Brasil até 2015, e antes mesmo disso ajudar a Subway a se tornar a maior rede de fast food do mundo.

Tendo em vista este enorme sucesso internacionalmente foi adotado o modelo de negócios que é encontrado na maioria dos países onde a Subway está presente. Concentrado na figura dos agentes de desenvolvimento que, além de serem obrigatoriamente franqueados, atuam como profissionais responsáveis pela expansão da marca em determinada região do país (divisão por território geográfico). Fazem prospecções de novos franqueados, dão total suporte na escolha do ponto, auxiliam na negociação com parceiros e fornecedores, treinam funcionários, auxiliam na gestão de custos da operação etc.

Associado a isso, o padrão das lojas foi dimensionado de acordo com o modelo internacional, cujas dimensões físicas são reduzidas, bem como em processos de logística, distribuição e gestão de operações. A simplificação do gerenciamento, através de relatórios gerenciais semanais faz com que o franqueado consiga ver exatamente como a sua loja está se comportando. Comparando com os outros, seja da sua região ou do país inteiro, o franqueado pode aprimorar mais ainda a sua operação identificando onde estão os gargalos na sua operação. A matriz que fica em Milford, Conn. romoveu ainda, em 2008, a instalação de um escritório regional no Brasil, que responde ao escritório de Miami, responsável pela operação em toda América Latina e PAGF Brasil, que responde ao escritório de Miami, responsável pela operação em toda América Latina e Caribe. O escritório em Curitiba, conta com 2 coordenadores de franquia, 1 auditor, 1 treinador e um 1 gerente geral. Em São Paulo estão alocados os gerentes de compra e de marketing, que dão suporte tanto nas negociações, quanto no desenvolvimento de fornecedores e de novos produtos.

Hoje a Subway está presente em 103 cidades e em 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Questões: 1) Quais os principais diferenciais da SUBWAY em relação aos concorrentes? Identifique oportunidades resultantes desse diferencial. O diferencial da SUBWAY consiste na variação de ofertas dispon[veis, rapidez e característica dos alimentos (saudáveis). Com a crescente demanda por produtos saudáveis e de aixo teor calorico, a SUBWAY se encaixa perfeitamente nesse ‘novo’ perfil do consumidor, além de manter a característica de fast-food, num cenário em que o tempo é escasso para a maioria das pessoas.

Oportunidades: Espaço reduzido (menor custo) e aconchegante (cliente exigente); Oferta de outros produtos saudáveis (iogurtes, sorvetes, etc. ); Variabilidade: o serviço varia conforme necessidades do cliente: milhares de variações possíveis, conforme preferência do consumidor. 3) O que é o sistema de franquias? Cite vantagens e desvantagens desse sistema. Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede o direito de uso da marca ou patente.

Associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. eventualmente, também o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto fique caracterizado vínculo empregatício” Lei 8. 955/94 Vantagens: Marca e reputação já conhecidas no mercado; Existência de plano de negócios consolidado; Maior garantia de mercado.

Ciclo vital e reprodução

0

Sequencia Didática Objetivos: * Saber que a grande maioria dos animais se reproduz de forma sexuada e que alguns seres

Read More

Política ambiental coca-cola

0

POLITICA AMBIENTAL COCA-COLA O sistema Coca-Cola criou em 1 997 um sistema de Gestão Ambiental válido para os negócios no

Read More