Estudo de caso walmart

Categories: Trabalhos

0

[pic] ar 8 to view nut*ge SUMÁRIO Sumário……….. 2 l- Introdução. II – Centro de Distribuição Wal- cada vez maior de qualidade, procurando reduzir custos desnecessários e manter seus processos internos com a menor variabilidade possível. Dentro deste contexto entram os Centros de Distribuição (CD), que representam um importante papel na logística empresarial contribuindo não só para aumentar o nível de serviço pela localização próxima ao cliente, como também para a política de estoque centralizado.

Os Centros de Distribuição necessitam oferecer um serviço de qualidade e ao esmo tempo flexível com alta relação entre volume e variedade, com característica de serviço em massa. O elevado volume e variedade de itens exigem um sistema de planejamento e controle rigoroso dos processos, que demandam procedimentos operacionais bem definidos, com a utillzação de técnicas e ferramentas que dão suporte a uma boa distribuição, para isso envolve uma coordenação detalhada de diversas atividades. para atingir uma eficiência maior nas operações, os CDS costumam investir pesadamente em tecnologia (programas de controle ERP, SCM, WMS).

A tecnologia tem um papel crucial na otimização das atividades, mas sem pessoas no comando com os processos adequados o CD não terá bons resultados. Para isso há um dos números de funcionários operando com controle periódlco de endereços dos produtos contidos no CD. Em Florianópolis, a empresa que está subordinada ao Walmart é o Hipermercado 31G, na via expressa. Vamos apresentar resumidamente como ocorre o processo de operacionalização dos Centros de Distribuição Walmart. as lojas, hipermercados, supermercados, clubes de compras, lojas de atacado e de vizinhança, garantindo a disponibilidade dos rodutos nas gôndolas.

Com ampla rede atuando em diversos pontos do Brasil conta com funcionários capacitados nas operações logísticas de todas as mercadorias (alimentos, não alimentos e perecíveis, frutas, legumes e verduras) distribuídas nas lojas. Programas específicos ajudam também a melhorar a eficiência da cadeia logística e reduzir o impacto da operação no meio ambiente, com ganhos significativos para o consumidor. Em 28/08/2009 foi inaugurado mais um CD em Betim (MG), O empreendimento tem um importante diferencial, iniciativas que o tornam o primelro CD eco-eficiente do país.

A inauguração deste Centro de Distribuição reforça o plano de Expansão para 2009 e o compromisso do Wal-Mart com a sustentabilidade, A obra do planejamento a execução, foi concretizada com a melhor tecnologia construtiva disponível, priorizando a sustentabilidade, a funcionalidade e o homem em cada detalhe. Com investimento de R$ 90 milhões, o CD gerou 370 empregos diretos, o objetivo é agregar mais agilidade e qualidade na distribuição de mercadorias e oferecer um melhor atendimento aos clientes e lojas.

MISSÃO — Vender por menos para as pessoas viverem melhor. VISÃO – Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores. VALORES – Nossos valores visam a atender as boas práticas do mercado varejista, sempre atender melhor o cliente. PAGF3rl(F8 esse índice é aplicado no setor de manufatura, em que quantificação do volume de produção é mais fácil, porém monitorar a produtividade de todos que compõem a empresa, tem reflexos na lucratividade e competitividade.

A organização qualificada apresenta as seguintes dimensões: • O trabalho em equipe ou em células; • A autonomia e sua responsabilidade pelos os objetivos de esempenho: qualidade, custos, rendimentos etc. , • A diminuição de níveis hierárquicos e o desenvolvimento das chefias, e gestão de recursos humanos; • Aproxmar as funções da empresa entre manutenção e a fabricação, entre a produção e a área comercial.

VANTAGEM EM PRODUTIVIDADE Entre muitas indústrias, sempre um concorrente que será o produtor a baixo custo, este concorrente terá o maiores volumes de vendas no setor, devido as economias de escala que permite uma diminuição dos custos fixos com um volume maior de produção, com isso durante a ultima guerra, que era possível dentificar melhorias no rendimento dos operários, a medida que eles adquiriam mais habilidades nos processos e tarefas em que estavam trabalhando.

IMPACTO DOS SINDICATOS SOBRE PRODUTIVIDADE PAGF do gerenciamento dos processos, usar os processos antigos no CD somente levará a um maior índice de erros, baixa produtividade e atrasos na entrega. A érea de recebimento no CD é sempre um gargalo, a ineficiência na entrada multiplicará seus efeitos ao longo da operaçao.

Alguns processos que o CD tem que ter documentado: • Agendamento da chegada de materiais – para evitar picos de rabalho; • Planejamento de pré- recebimento e documentação – para que não haja atrasos; • procedmentos de chegada e descarga de veículos – evitar estragos de mercadorias e aumentar a segurança; • Procedimentos e controle de qualidade – seguir padrões definidos.

O picking, coletar itens dos pedidos, é normalmente a atividade de maior Custo na operação de um CD. Portanto melhorias gerarão benefícios na produtividade como um todo. O principal componente do tempo de picking é a distância percorrida pelos funcionários para coletar os itens, ao definir processos que eduzam as distâncias pode-se obter melhorias consideráveis na produtividade da operação.

Alguns processos implementados: • Definir itens com alta, média e baixa rotatividade, redistribuir o layout dos materiais para que os de maior rotatividade fiquem mais próximos entre si e a saída de materiais; • usar flow racks para itens pequenos, que podem estar ocupando espaços de pallets normais, aumentando o espaço ocupado e as distancia entre materiais; • Para itens de baixa rot r armazenagem e pickine uma so vez.

IV – RADIO FREQUENCIA O Wal-Mart escolheu uma forma de agilizar e aumentar a rodutividade nos Centros de Distribuição usando o coletor de Radio Frequência. O RF é composto por 3 elementos: • Antena; • Um leitor; • Um transmissor (etiqueta) Classificação do RF: • Baixa frequência • De 30 khz a SOO khz; • Tem menlr custo; • Raio de leitura até 3 metros. • Alta freqüência • De 850 mhz a 950 mhz e de 2. 4 ghz a 2. 5 ghz • Oferece leitura rápida em distancia de até 30 metros • Custo maior.

Com o uso do Radio frequência aumenta a produtividade, pois permite o controle total dos estoques sem a intervenção humana, assim difere dos atuais códigos de barras, essas tiquetas podem ser lidas a distância de uma forma totalmente automatizadas, com isso os produtos não precisa estar ao alcance o visão do operador, os benefícios da tecnologia são as redução de custos logísticos, aumento da rodutividade e diminuição de perdas. erenciamento de prateleiras e de embalagens; • Automatiza processos voltados para clientes, como autenticação para pagamentos, devoluções e garantias; • A produtlvidade em CD pode aumentar de IO a 20%, • A exatidão de inventario e de entrega alcança a 100%; • A produtividade de lojas de varejo aumenta cerca de PONTOS CRITICOS AO USAR O RADIO FREQUENCIA O Wal-Mart utiliza o RF apenas em controle de estoques. ?? Criação de leis regulamentadoras que o produto com tecnologia seja devidamente rotulado avisando os consumidores; • O rastreamento do produto e consequente invasão de privacidade; • É possível desativar a etiqueta após esta ter servido ao seu propósito; • E as pessoas mostraram-se preocupadas com a ética dessa tecnologia. DESAFIOS EM USAR O RADIO FREQUENCIA O RF torna um processo interno do CD um fluxo continuo e isso exige mudanças no p acionais de forma que se princípios aliar qualidade e produtividade.

Ficou evidente o papel da tecnologia no processo de otimização das atividades, mais também a importância da mão de obra humana no comando e nos processos. A Walmart qualifica seus colaboradores e procura maximizar sua produtividade trabalhando com seus colaboradores através conforme abordado: 1. O trabalho em equipe ou em células; 2. A autonomia e sua responsabilidade pelos os objetivos de desempenho: qualidade, custos, rendimentos etc. ; 3. A diminuição de níveis hierárquicos e o desenvolvimento das chefias, e gestão de recursos humanos; 4. Aproximar as funções da empresa entre manutenção e a

Outro ponto verificado é a utilização de rádio uma ferramenta importante nas etapas de operacionalização, daí o seu destaque e seu detalhamento neste nosso trabalho. No aspecto da logistica, desde a chegada de materiais, pré- recebimento, passando pela chegada e descarga de veículos, até o controle de qualidade, percebe-se os cuidados com a minimização de tempo e custos e maximização da produtividade e qualidade dos serviços do mercado varejista_ Com a descrição deste estudo de caso, confirmamos na prática os ensinamentos vistos na Disciplina de Administração de Materiais e Logística. PAGF8rl(F8

Saude

0

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO POLITÉCNICO BENTO QUIRINO Nome: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE Enfermeira Suzana da Silva TÉCNICAS BÁSICAS

Read More

Analise de requisitos

0

ntroduçao JavaScript é uma linguagem que permite Injetar lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML

Read More