Estudo do caso braspress

Categories: Trabalhos

0

Universidade Norte do Paraná UNOPAR Administração Estratégias de Marketing: sua Funcionalidade nas Empresas Canarana – MT 2012 Poliana Alves de Sousa Trabalho de conclusãode curso ESTRATÉGIAS DE MA EMPRESAS RESUMO org to view nut*ge LIDADE NAS A sociedade moderna e atual tem como principais características: a escassez de espaço; a falta de tempo; a individualização e a busca do homem pela satisfação, pela segurança e proteção.

Esses múltiplos fatores favorecem a competição e o consumo em uma dinâmica mercadológica de intensa concorrência, da ual somente aplicando estratégias de marketing consegue-se a sobrevivência e o lucro nessa esfera globalizada que excluem velhas praticas, e exige profissionalismo e ética. Nesse estudo, busco refletir sobre as estratégias de marketing, sua operacionalidade e funcionalidade para obtenção de lucro num contexto competitivo.

Com base em uma pesquisa bibliográfica, busca esclarecer aspectos do tema e que esses sirvam para melhor contextualizar essa ferramenta administrativa, no entendimento do mercado e suas nuances e fatores em que, estratégias de marketing são cada vez mais Marketing de produtos e serviços tomou conta da midia brasileira, que o utilizam para difundir hábitos, moda, produtos e serviços de maneira contundente e persuasiva.

Com um olhar reflexivo busco neste estudo analisar estratégias de Marketing que de um modo geral possa contribui para melhoria do desempenho das empresas. Este trabalho procura responder as seguintes questões: * Como é dada a Funcionalidade das Estratégias de Marketing no mercado concorrencial? * Quais Estratégias de Marketing são mais utilizadas pelas empresas? Tendo como objetivo maior, analisar e refletir sobre a uncionalidade e operacionalidade das estratéglas.

Esse estudo é, antes de tudo, uma discussão fundamentada na necessidade de compreender melhor as Estratégias de Marketing, por consequência servira para gerar outras reflexões sobre as praticas do Marketing no mercado. No momento em que este estudo objetiva refletir sobre um tema tao corrente na atualidade, demonstra sua importância no âmbito empresarial e a necessidade de maior compreensão dos elementos que constituem e determinam as estratégias de Marketing, apoiado nas teorias — metodológicas para melhor fundamentar tais reflexões. OBJETIVOS 2. 1. OBJETIVOS GERAIS Refletir e analisar a funcionalidade e eficácia das estratégias de Marketing para gerar lucro às empresas num mercado globalizado, dinâmico e competitivo. 2. 2. OBJETIVOS ESPECIFICOS Compreender a funcionalldade das Estratégias de Marketing; * Verificar como são aplicadas as estratégias de Marketing nas empresas; * Estudar o lucro resultante pelas estratégias de Marketin PAGFarl(Fq Marketing nas empresas; * Estudar o lucro resultante pelas estratégias de Marketing nas empresas. . JUSTIFICATIVA Intitulado “Estratégias de Marketing: sua funcionalidade nas mpresas”, este estudo propiciará um aprofundamento temático, aumentando as possibilidades de compreensão da utilização das estratégias de Marketing como ferramenta para melhorar o desempenho das empresas, por conseguinte, servirá para que estudantes e administradores repensem as praticas e ações das estratégicas de Marketing. . METODOLOGIA Com objetivo de analisar e refletir sobre as estratéglas de Marketing e sua funcionalidade nas empresas, pautei-me metodologicamente numa pesquisa exploratória e para maior amplitude e fundamentação a pesquisa bibliográfica foi escolhida endo baseada em um método dialético, pois permitiu analisar o tema de modo real e pratico levando em conta fundamentos econômicos e administrativos. 6.

DESENVOLVIMENTO O Marketing encontra-se no princípio das praticas comerciais, apesar disso, somente após a Segunda Guerra Mundial é que ressurge com uma fundamentação cientifica e de nova face, essa forma de utilizar estratégias para melhorar o desempenho de uma empresa. A busca por resultados e aumento de lucros foi notadamente acentuada com o passar dos anos, após a Revolução Industrial o mercado voltou-se para expansão das endas, ou seja, compra e consumo.

Nesse contexto o Marketing era voltado à logística e produtividade. Com o intuito de aumentar os lucros, nesse período, os produtos de menor preço não tinham qualidade, pois as empresas não possu(am uma fiscalização rígida e nem tin PAGF3rl(Fq preço não tinham qualidade, pois as empresas não possuíam uma fiscalização rígida e nem tinham a responsabilidade de atender a demanda especifica. Não existia também a pesquisa de mercado como estratégia de marketing (BROYDRICK, 2007).

Por muito tempo essa era a realidade, somente após uma década epois da Segunda Guerra Mundial, a produção industrial voltou- se para exportação, que exigia novos e melhores produtos, alem de procedimentos padronizados e novas praticas de vendas, armazenagem e promoção. Desse novo fato, surgiram as técnicas de vendas visando à rotatividade do estoque e a produção da lucratividade (ARAÚJO, 2001 6. 1.

O MARKETING COMO ESTRATEGIA PARA AUMENTAR O LUCRO Nesse contexto surge a cultura do “vender a qualquer preço”, que utilizavam técnicas para vender o produto a qualquer preço sem muitos prejuízos, já que faltava qualidade aos produtos ou erviços vendidos. O consumidor também não conseguia ser ouvido em suas reclamações o que acarretava desconfiança e distanciamento entre empresas e consumidores. “As técnicas existentes baseavam -se mais na intuição do que na pratica.

Eram técnicas ingênuas e ou maliciosas que estavam misturadas a ferramentas eficientes. (CELINSKl,2005, p. 9) Porem com o passar do tempo, as exigências do mercado e da sociedade fizeram com que empresários praticassem preços mais justos e produtos de maior qualidade. E diante de uma sociedade cada vez mais consciente e exigente as estratégias de Marketing assaram a ser usadas para surtirem efeito positivo diante deste novo consumidor. Nesse sentido o Marketing se aperfeiçoou e se adaptou- as novas deste novo consumidor.

Nesse sentido o Marketing se aperfeiçoou e se adaptou- as novas exigências de mercado, a vontade do cliente passou a ser relevante na oferta do serviço ou produto. De modo que para melhor compreender o estudo sobre o Marketing, antes precisa-se recorrer a informações de períodos anteriores, para que assim, possamos entender a dinâmica evolutiva dessa ferramenta estratégica que com o passar do tempo molda-se as necessidades dos negócios favorecendo a odernização e competitividade dos mercados cada vez mais globalizados. . 2. O Marketing e as primeiras teorias Neil Bordem, nos anos 40 fol o primelro a usar o termo Marketing como estratégia de mercado, mas foi Jeron Carthy, professor da Universidade de Michegan, quem aprimorou a teoria de Bordem, cujas estratégias de Marketing deveriam focar 4 pontos principais: o produto, o preço, a promoção e a praça. Essa teoria resultou na melhoria da qualidade dos produtos e serviços trazendo avanços também, em diversos setores das empresas em geral.

Hoje ficou conhecida como a teoria dos “4 P s o Marketing”. Apesar das inúmeras tentativas de Incluírem mais P s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (Lucro), People (Pessoas), Public Relations (Relações Publicas), todas elas se mostraram infrutíferas ficando claro que os 4 originais englobam os demais. (BARKER, P. 21 Por ser considerada por muitos teóricos uma das teorias mais abrngente demais. (BARKER, P. 21 ,2001). abrngente até hoje é utilizada afim de, aprimorar as vendas de um produto ou serviço. . 3. Plano de Marketing O plano de Marketing é o começo do planejamento para se estruturar uma campanha praticada por uma determinada mpresa e que abordara aspectos relevantes de mercado para que as metas desejadas sejam atingidas. Sua pratica deve ser aprofundada na analise do plano, observando os vários pontos da negociação. Pontos fortes devem ser aprofundados, tais como, um produto inovador, a qualidade, a localização do negocio, entre outros.

Conhecer a concorrência também é um ponto forte, pois as falhas deixadas podem aumentar o nlVel do Plano de Marketing. Outro ponto importante é conhecer seu publico alvo, quais seus anseios e expectativas quanto ao produto ou serviço. Levar em conta as necessidades dos clientes e conhecer bem o contexto m que a empresa esta inserida irá formalizar parâmetros assertivos maximizando o desempenho da oferta do produto ou serviço. 5. 4.

A função do Marketing nas caracteristicas do mercado O Marketing é responsável por transformar as dificuldades de mercado em oportunidades, pois conhecendo o gosto ou o que atrai o consumidor para um determinado produto ou serviço, pode-se influir na produção e determinar mudanças importantes no lucro de uma empresa. Por isso, é extremamente importante conhecer o contexto dos mercados buscando maior acerto em ações que favoreçam melhorias na qualidade do produto ou serviço.

A todo momento devemos estar monitorando o mercado como um todo e pr PAGFsrl(Fq produto ou serviço. um todo e principalmente buscando novas oportunidades de ação, uma vez que suas caracteristlcas mutáveis, mesmo que a longo prazo, o que abre inúmeras frentes de trabalho e adaptações aos projetos atuantes neste cntexto. A analise previa, ou seja , entender com antecedência o que o mercado quer, evita poss[veis erros e ajuda na garantia de melhores resultados na conquista por clientes. 6. 5.

O Marketing e o potencial de mercado Outro fator importante do Marketing é a medição do potencial de ercado, isso porque, avaliar e conhecer esse mercado aumenta a conquista da clientela desejada e faz com que a concorrência repense suas estratégias, tornando o mercado muito mais dinâmico e competitivo. Tudo isso dependera das nuances que o mercado apresentara como obstáculo a ser vencido estrategicamente por cada negocio ou empresa. (BARROS, 2004). Outro aspecto que potencializa o mercado é a pratica dos preços, pois a grande competitividade faz com que questões ligadas aos preços levem o ganho ou a perda de clientes.

Claro que, bons argumentos, baseados na ética, podem determinar a justificativa os preços praticados. 6. 6. Estratégicas de Marketing e os canais de distribuição O acesso dos compradores a bens ou serviços é facilitado por meio de canais de distribuição. Na pratica o Marketing é o canal comum entre produto e seu mercado. Para isso, o Marketing especifica dois tipos de canais: o direto e o indireto. No direto o próprio produtor se encarrega do contato com seu mercado. Já no indireto envolve-se direto o próprio produtor se encarrega do contato com seu mercado.

Já no indireto envolve-se dois ou três tipos de intermediários, entre os quais se destacam os agentes e tacadistas ou distribuidores, que viabilizam a distribulção no varejo. Esses por sua vez, ofertam diretamente os produtos ou serviços aos consumidores finais. 6. 7. Estratégias de Marketing na venda de um produto ou serviço Com o passar dos anos as técnicas de vendas tornaram-se altamente qualificadas para conseguir atender uma demanda de clientela cada dia mais exigente e diversificada.

No Marketing as fases de uma venda podem ser divididas em três: pré-venda; perfil do cliente e conhecimento da concorrência. Estas três fases são importantíssimas e faz parte de um processo que deve ser levado a sério. Quanto mais noção e compreensão do mercado, melhor será o desenvolvimento das estratégias de Marketing para dimensionar e atingir diversos setores do negócio e obter sucesso. Sabemos que não basta somente vender, as relações na pós- venda fortalecem ou não o elo entre empresa e consumidor.

A atenção devida que cada empresa presta a seu consumidor é importantíssima e certamente é o que difere uma empresa da outra. 6. 8. Reflexões sobre estratégias de Marketing As estratégias de Marketing constituem de fato, eficaz ferramenta para transpor barreiras e alcançar sucesso em um mercado de otineira concorrência. Para tal, é preciso que as empresas e seus administradores estejam conscientes das exigências do mercado e qual as estratégias de Marketing devera utilizar para que seu produto ou serviço tenha o sucesso esperado.

Fazer PAGF8rl(Fq Marketing devera utilizar para que seu produto ou serviço tenha o sucesso esperado. Fazer pesquisa de mercado é um bom passo, que serve de apoio para alcançar o conhecimento das diversidades e garantir resultados positivos ao longo de todo o processo. As estratégias de Marketing, bem aplicadas, fazem funcionar e dinamizar o omercio de modo a movimentar vários setores da economia e assim fazer com que empresas cresçam e gerem emprego e renda otimizando a economia.

No mundo moderno atual é impossível pensar em uma empresa ou negocio que funcione, sem que em nenhum momento tenha utilizado estratégias de Marketing. No entanto, não existe uma regra flxa de estratégla de Marketing, a eficácia dependera do contexto que cada empresa esta inserida e do apoio de uma equipe bem preparada e profissional que possa acompanhar o dinamismo do mercado. 7. CONCLUSAO Cada vez mais as empresas buscam dominar as estratégias e Marketing para alcançar produtividade e lucro.

Hoje com a concorrência do mercado globalizado, somente utilizando estratégias eficientes para se manter competitivo e atuante. Assim, o Marketing torna-se ferramenta indispensável na elaboração de qualquer etapa funcional de uma empresa. Enquanto estratégia o Marketing deve estar funcionando harmonicamente com todos os setores do negocio. A profissionalização e a eficiência são fatores importantes para que as estratégias de Marketing atendam as demandas do mercado que a cada dia torna-se mais exigente, globalizado e diversificado. 8. REFERENCIAS PAGFgrl(Fq

Respostas do portf. de economia e mercado 1° semestre.

0

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características? uma indústria na qual o grande número de

Read More

Cromossomos

0

Um cromossomo (português brasileiro) ou cromossoma (português europeu) é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras

Read More