Estudo do processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira do ramo de integração de sistemas de tecnologia da informação e comunicação

Categories: Trabalhos

0

Estudo do processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira do ramo de integração de sistemas de tecnologia da informação e comunicação Premium ay uinnish anpenq 24, 2012 73 pages FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SAO PAULO MPA – MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Yassuki Takano Estudo do processo multinacional brasilei tecnologia da inform São Paulo 2009 uma empresa o de sistemas de do to next*ge o Estudo do processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira do ramo de integração de sistemas de tecnologia da informação e comunicação

Dissertação apresentada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, como requisito para obtenção de título de Mestre em Administração de Empresas Campo de conhecimento: Internacionalização Orientador: prof. Dr. Fábio uiz Mariotto sao paulo 2009 Banca examinadora: Mariotto (Orientador) FGV-EAESP Sérvio Túlio prado Júnior FGV-EAESP Prof. Dr. Fábio Luiz prof. Dr. prof. Dr. Marcos Arnatucci ESPM Aos meus pais, que na educação e no amor me guiaram e me preparam para a vida.

Agradecimentos Agradeço em primeiro lugar ao meu Orientador, Professor Doutor Fábio Luiz Mariotto, pelas riquíssimas discussões e pelo direcionamento durante a elaboração deste trabalho. Obrigado pela orientação e aprendizado. Também agradeço aos Professores que participaram da aprovação do projeto de dissertação e da defesa da mesma: Professor Doutor Sérvio Prado e Professor Doutor Tales Andreassl, ambos da FGV, e professor Doutor Marcos Amatucci, da ESPM.

Obrigado pelas informações e direcionamento. Não posso deixar de mencionar meus amigos e colegas do curso do MPA, que durante esses mais de dois anos foram companheiros nos mais diversos momentos: no aprendizado, as discussões, no divertimento ou mesmo no desespero para entrega de trabalhos e estudo para provas. Além de conhecer profissionais extremamente competentes em suas especialidades, flZ amizades que espero que durem muito. Além de lhes dizer obrigado, lhes desejo todo o sucesso do mundo.

Agradeço a minha família, a meu falecido pai, minha mãe e meus irmãos, que me acompanharam durante toda a vida e sempre prezaram pela minha edu ieado pelos momentos, PAGF 73 um tema de interesse crescente. O aumento do volume de transações internacionais é acompanhado por um crescente volume de estudos acadêmicos sobre o tema de nternacionalização. As teorias desenvolvidas tratam de explicar os critérios analisados pelas empresas para a definição de suas estratégias de internacionalização, a definição de modalidades de entrada e os desafios que as empresas enfrentam em seus movimentos de internacionalização.

Estas teorias podem ser aplicadas para o estudo do mercado de integração de sistemas de tecnologia de informação e comunicação (TIC). O mercado de TIC vem apresentando grandes taxas de crescimento e continua com perspectivas de crescimento, sendo que neste contexto, a internacionalização é uma alternativa estratégica importante. A realização de um estudo de caso permitiu a análise dos movimentos de internacionalização de uma empresa brasileira de integração de sistemas de TIC, sob os aspectos de estratégia, modalidade de entrada e desafios de internacionalização.

O estudo das teorias e o estudo de caso permitiram a visualização da aplicação das teorias na prática, bem como especificidades que as teorias não cobrem. O desenvolvimento do trabalho pode servir como referência para o aprofundamento das teorias de internacionalização e também como referência para outras empresas do setor para o entendimento do processo. Palavra-chave: internacionalização, estratégia de internacionalização, modalidades de entrada, desafios de internacionalização, integração de sistemas, tecnologia da informação e comunicação (TIC) ABSTRACT Internationalization is a subject with increasing interest.

The growth in international business volume is followed by a growing number of researches about internationalization. The developed theories try to explain analysis and the criteria considered about internationalization. The developed theories try to explan analysis and the criteria considered by companies in ts internationalization strategies, entry modes and liability of foreignness. These theories can be applied to study the market of systems integration of information and communication technology solutions (ICT).

The ICT market is growing fast and also has positive growth perspectives, and internationalization is an important strategic approach for the companies in that sector. The development of a case study of a Brazilian company of ICT systems integration analyzed strategy, entry modes and liabilities of foreignness. The theoretical review and case study allowed the analysis of application of the theories in real ltuations and identification of specific issues for the ICT systems integration market.

The development of this research may work as a reference for further studies in the subject and for other companies in ICT market for a better understanding of the processa Keywords: internationalization, internationalization strategy, entry modes, liability of foreignness, systems integration, information and communication technology FIGURAS Figura 1: Dinâmica do mercado de integração de sistemas de TIC, . 10 Figura 2: Estratégias de Agregação, Ghemawat autor.. .. lg Figura 3: Mecanismo básico 2008) de internacionalização (Johanson e Vahlne, 1977) ….. 0 Figura 4: Modelo conceitual de estudo de Liabillty of Foreignness (Petersen e Pedersen, ….. 23 Figura 5: VAN – Value Added Network (Nalebuffe Brandenburger, 1996)…………… 26 Figura 6: Atuação da Holding de engenharia nos diferentes setores, autor, com base em inform 3 Figura 6: Atuação da Holding de engenharia nos diferentes setores, autor, com base em informações obtidas de apresentações institucionais da empresa….. ……… 38 Figura 7: Estágios do processo de internacionalização da Techno-Tech, ….. Figura 8: Estágios do processo de internacionalização autor da Techno-Tech, autor .. 47 Figura 9: Parceiro/fornecedor como cliente do integrador de sistemas, autor………. 55 TABELAS Tabela 1: Papers sobre internacionalização entre 1996 e 2000 (Ricart et al. , 2004) .. 4 Tabela 2: Papers sobre internacionalização do JIBS de 1 970 a 2003 (Ricart et al. , .. 4 Tabela 3: Framework CAGE, Ghemawat (2008)………………………………………………. 16 Tabela 4: Estratégias de Adaptação, Ghemawat 19 Tabela 5: Dificuldades e soluções para internacionalização (Cazurra et al. 2007) .. 5 Tabela 6: VAN para integrador de sistemas de TIC (autor) ……………………………….. 27 Tabela 7: Condições para escolha do método de pesquisa (Yin, 2009) . ………… 33 GRÁFICOS Gráfico 1: Crescimento de negócios internacionais x PIB, Mariotto (2007). ….. … 3 Gráfico 2: Interaction Effects of Product and International Diversification on ROA, Hitt et al. (1977) — Gráfico 3: Proporção de transações internacionais, Ghemawat . 8 Gráfico 4: Evolução da base de usuários de celular no Gráfico 5.

Evolução da quantidade de usuários de Internet………. PAGF s 3 . 9 Gráfi aturamento da Techno-Tech, autor.. SUMÁRIO 1 1. 1 1. 2 1. 322. 1 INTRODUÇAO ……. 1 OBJETIVO DO 5: Evolução da quantidade de usuários de …. 9 Gráfico 6: Evolução do Internet… ENTRADA ………………………………………………………….. 16 DESAFIOS DA … 39 ………. 10 REVISÃO 1 RELEVÂNCIA DO TEMA….. 2 ESTRUTURA DO DOCUMENTO 13 CONCEITOS TEORIAS DE … 13 ESTRATÉGIA INTERNACIONALIZAÇAO .. DE INTERNACIONALIZAÇÃO . 4 MODALIDADE DE INTERNACIONALIZAÇAO.. 2. 1. 1 2. 1 2. 1. 3 33. 1 3. 2 4 INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE TIC…………………………………………………….. 6 VALUEADDED NETWORK (VAN) DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS.. 26 PRINCIPAIS CONCLUSOES DA ANALISE DA VAN…… ………………………… 30 ESTUDO DE CASO: EMPRESA BRASILEIRA DE INTEGRAÇAO DE SISTEMAS DE TIC . . . . . . . . 32 4. 1 4. 2 4. 2. 1 4. 2. 2 4. 2. 3 4_2. 4 ESCOLHA DO MÉTODO DE ESTUDO DE … 32 ABORDAGEM PARA ESTUDO… ANÁLISE…. ……. 34 PROPOSIÇÃO DO . ….. 35 UNIDADE DE …… 5 VÍNCULO LOGICO ENTRE OS DADOS E PROPOSIÇAO E CRITERIOS PARA INTERPRETAÇÃO DAS OBSERVAÇOES …… 35 4. 3 ESTUDO DE CASO: EMPRESA BRASILEIRA DE INTEGRAÇÃO DE TIC • • • • • • 36 4. 3. 43. 2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA … ,37 DESCRIÇAO .. 41 4. 3. 3 4. 3. 3. 1 43. 3. 2 4. 3. 3. 3 FASE 1: MOVIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO REALIZADOS …. 42 ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO… …… 43 MODALIDADE DE ENTRADA…. …. 46 DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO — . 4. 3. 4 4. 3. 5 FASE 2: FUTUROS MOVIMENTOS EM ESTUDO.. …. 51 AVALIAÇÃO DO ESTUDO DE CASO EM COMPARAÇAO COM A REVISAO TEÓRICA 52 4. 4 5 CONCLUSOES DO ESTUDO ……………………………………………………………… 54 CONCLUS ÕES . 57 PAGF 7 73 61 APENDICE n: QUESTIONÁRIO…… 54 APENDICE 2: PROTOCOLO DE PESQUISA 1. 1 OBJETIVO DO ESTUDO …. 66 O presente trabalho tem o objetivo de explorar as características, desafios e obstáculos no processo de internacionalização de uma empresa brasileira de integração de sistemas de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Este estudo poderá contribuir de maneira significativa para o entendimento da dinâmica do mercado de integração de sistemas de TIC, bem como prover recomendações para iniciativas de internacionalização no setor. Para atingir o objetivo proposto acima, o trabalho deverá atender três objetivos específicos: 1 . Analisar os diversos conceitos e teorias de internacionalização, de maneira a identificar as possíveis análises, abordagens de implementação de estratégias, melhores práticas e desafios enfrentados por empresas em processo de internacionallzação; 2.

Desenvolver um estudo de caso com uma empresa brasileira de integração de sistemas de TIC, de maneira a avaliar os fatores e abordagens considerados ela empresa, os desafios identificados e decisões e s ao longo do processo; significativo de volume de transações internacionais, quanto para esquisadores, com um crescente número de artigos sobre o assunto. O tema será analisado através de uma revisão teórica e da organização destas informações seguindo a sequência da definição da estratégia de internacionalização, a definição das modalidades de entrada e os desafios que as empresas enfrentam quando fazem estes movimentos.

O trabalho introduz também a dinâmica de negócios de integração de sistemas de TIC. Neste mercado o integrador desenvolve os serviços comprando equipamentos e softwares (equipamentos de rede, servidores etc. ) de fornecedores e mplantandoos no ambiente tecnológco de seus clientes. A diversidade de players (clientes, fornecedores e concorrentes) e a atuação destes, ora competindo, ora cooperando, nas oportunidades de negócio, bem como o acelerado ciclo de desenvolvimento de novas tecnologias adicionam complexidade ao setor e demandam revisões constantes de abordagens.

Neste contexto, a internacionalização é vista como uma alternativa de crescimento e de obtenção de maior liberdade para o desenvolvmento de oportunidades de negócio para os integradores. Foi realizado um estudo de caso com uma empresa e integração de sistemas de TIC que já realizou movimentos de internacionalização e está planejando movimentos futuros, sendo possível avaliar na prática os conceitos e os argumentos para as ações realizadas e em planejamento. . 2 RELEVANCIA DO TEMA O estudo proposto é de elevada relevância devido a quatro fatores principais: 1. Importância do tema na PAGF 33 cisão das empresas para este panorama; 2 2. Elevada complexidade devido à diversidade de abordagens teóricas de análise e implementação para estratégias de internacionalização; 3. Falta de consenso quanto a resultados de análises em relação o valor agregado dos movimentos de internacionalização; e 4.

Atratividade do estudo no setor de integração de sistemas de TIC, devido ao ritmo acelerado de crescimento, consolidação e ? sua dinâmica de negócios. A relevância do tema internacionalização pode ser visualizada analisando o gráfico de Mariotto (2007), que mostra a comparação entre as velocidades de crescimento do volume de comércio exterior de produtos e serviços e o PIB mundial. Analisando o gráfico, observamos que o volume de comércio internacional, tanto para produtos quanto para serviços, cresce m velocidades maiores que o crescimento do PIB mundial.

Ou seja, o volume de transações entre os países vem ganhando mais e mais relevância dentro do escopo de atuação das empresas. 600 500 Base 100 400 300 200 100 0 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 comércio Exterior de Mercadorias Comércio Exterior de Serviços PIB Mundial Ano (2007) Ricart et al. (2004) levantaram uma quantidade significativa de trabalhos relacionados ao tema de internacionalização e empresas multinacionais: 271 arti as ublicados sobre o tema no Journal of International ies (JIBS), strategjc

Principais políticas de rh

0

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CAMPUS DE GRAVATAÍ – 2007 GESTÃO DE PESSOAS: “PRINCIPAIS POLÍTI or20 to view nut*ge Mafra Morais

Read More

A arte da guerra

0

Universidade São Judas Tadeu Faculdade LACCE Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Rádio e TV ora to view nut*ge

Read More