Etica e nicomaco

Categories: Trabalhos

0

– TRIBOS DE ISRAEL Tribo de Israel (do hebraico ’02w) é o nome dado às unidades tribais patriarcais do antigo povo de Israel e que de acordo com a tradição judaico-crista teriam se originado dos doze filhos de Yaacov (Jacó), neto de Abraham (Abraão). As doze tribos teriam o nome de dez dos filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José), abençoados por Yaacov como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim. age Apesar desta supost sempre aliadas, o qu morte do rei Salom norte, dez das tribos destino até hoje é ob 9 d o teriam sido ão do reino após eino de Israel ao rminação do seu s tribos restantes (Judá, Benjamim e Levi constituiriam o que hoje chama-se de judeus e serviria de base para sua divisão comunitária (Yisrael, Levi e Cohen). As “Doze Tribos” também pode ser pronunciada por alguns como “Treze tribos”, levando em consideração que os filhos de José (Manassés e Efraim), que teriam sido considerados por seu avô (Israel), como seus próprios filhos, ficando ao invés de 12, 13 tribos.

Após a morte de Salomão houve a divisão e formaram-se dois einos, o reino do Norte, cuja capital era Siquém, e o reino Swipe to next do Sul que tinha Jerusalém como capital. O reino do norte, também chamado reino de Israel, compreendia 10 tribos, e o reino do sul, chamado também de Reino de Judá, era formado por duas tribos. 1. Reino de todo o Israel, com as 12 tribos 1021-1000 saui • Saul era da Tribo de Benjamim, foi escolhido pelo povo e reinou, ungido pelo profeta Samuel e reinou por 40 anos. • Em seus primeiros anos, Saul apareceu como um homem revestido de humildade e autodomínio.

Contudo, com o correr dos anos seu caráter mudou. Tornou-se obstinado, desobediente Deus, ciumento,odiento e supersticioso. Sua raiva voltou-se contra Davi, o jovem guerreiro que matou o gigante Golias e que servia como músico da corte. Muitas vezes Saul tentou assassinar a Davi, enciumado pela popularidade deste (1 Samuel 18:5-9; 19:8-10). Deus, porém, secretamente havia escolhido a Davi para ser o próximo rei, e prometeu o reino à família de Davi para sempre (1 Samuel 16:1-13; 2 Samuel 7:12-16). Não obstante, Saul continuou comorei por muitos anos.

Após a morte de Saul, o rei Davi trouxe a arca da aliança para Jerusalém (cf. Deuteronômio 12:1-14; 2 Samuel 6:1-11). Tratava-se de uma caixa de madeira ontendo as tábuas de pedra nas quais Deus escrevera para Moisés os Dez Mandamentos. Os israelitas a haviam transportado consigo durante os anos de peregrinação no deserto, e prezavam- na como um objeto sagrado. Abrigando a arca, a capital do reinode Davi se tornaria o centro espiritual da nação, bem como o sagrado. Abrigando a arca, a capital do reinode Davi se tornaria o centro espiritual da nação, bem como o seu centro politico. ?? Arca da Aliança. • Ela era guardada no Santo dos santos do templo em Jerusalém. Desapareceu quando as tropas de Nabucodonosor arrasaram a cidade em 586 a. C. 000-962 David • Davi, de Belém, Tribo de Judá. Reinou 40 anos: 7 em Hebrom e 33 anos em Jerusalém. Joabe conquista a Fortaleza de Jebus. (1 Cr 11. 7) • Era temente a Deus, conquistou a lealdade de seu povo e muitos territórios. Cometeu muitos pecados e as consequências caíram sobre ele, sua família e o povo. Seu filho Salomão assumiu o trono. ?? Davi reunia as qualidades que o povo buscava — habilidade militar, sagacidade política e agudo senso de dever religioso. Havia tornado Israel a nação mais forte e mais segura do que nunca antes. Mas Davi era um ser humano, com fraquezas como toda gente. Ele entretinha a idéia de iniciar um harém, ? semelhança dos outros reis, e planejou o assassínio de um oficial de seu exército com o fito de casar-se com a esposa dele, a qual havia seduzido. Fez um recenseamento dos homens de Israel porque já confiava mais na força do seu exército do que em Deus. Por esses pecados Deus castigou a Davi e com ele Israel.

Davi, por ser o chefe da nação, ao pecar contra Deus todo o povo sofria o castigo. 962-922 salomao • Sucessor de Davi, apesar de não ter sido o filho mais velho. Seu nome está associado à palavra Shallom, qu apesar de não ter sido o filho mais velho. Seu nome está ssociado à palavra Shallom, que significa paz. • O monarca mundialmente famoso por sua sabedoria. A maior dimensão de sua sabedoria foi a construção do Templo de Jerusalém (l Reis 5 a 7). Organizou seu próprio reino, sua própria corte, escreveu inúmeros provérbios e os tltulos dos Salmos 72 e 127.

Resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. • Deus lhe impôs uma condição: se andasse em seus caminhos e guardasse seus mandamentos, como andou Davi, seu pai, sempre haveria em Israel um governante (l RS 9:1-9). • Ele executou o plano político de Davi, fortalecendo seu oderio sobre os territórios conquistados pelo pai. Ele era um arguto homem de negócios, e fez alguns acordos comerciais que proporcionaram grande riqueza a Israel (1 Reis 10:14-15). Deus também usou a Salomão para construir o grande templo em Jerusalém (cf.

Deuteronômio 12:1-14). Mas o pródigo estilo de vida de Salomão aumentou o peso dos impostos sobre o povo em geral. • Salomão, filho de Davi, foi o próximo rei de Israel. A despeito da lendária sabedoria de Salomão, ele nem sempre viveu sabiamente. Salomão herdou do pai a atração por mulheres, e concluiu transações comerciais com reis estrangeiros que nvolviam “casamentos politicos”, e desse modo formou um harém de esposas oriundas de muitas terras (1 Reis 11:1-8). • Essas esposas pagãs induziram-no a adorar deuses pagãos, e não demorou par 4 11:1-8). ão demorou para que ele estabelecesse seus ritos e cerimônias em Jerusalém. • Reinou com uma ganância brutal; com aliados pagãos e adoração a outras divindades, além de um regime opressor, que destruiu a confiança e a boa vontade das tribos do norte de Israel. • No seu reinado, tolera a idolatria e promove o ecumenismo religioso, por causa dos seus casamentos pagãos com estrangeiras(1Rs 11:1-8). ?? Deus se indignou com esta atitude e prometeu castigá-lo, não em vida, pela promessa que Ele tinha feito a Davi, mas durante a vida de seu filho(l RS 11:9-13). ?? Deus, então, prometeu a Jeroboão, um oficial de Salomão, que ele seria rei de IO tribos e o descendente de Salomão ficaria com uma (1 Re 11:26-40). • A política opressiva de Salomão com sua mão forte foi o que deteve o povo de uma séria rebelião. Com sua morte, o ressentimento contido explodiu, desmembrando Israel. • Com a ascensão de Roboão, Jeroboão e toda a Congregação de Israel vieram até ele, pedindo que ele aliviasse o jugo da dura ervidão da qual Salomão os oprimiu. ?? Por falta de sabedoria, Roboão seguiu o conselho dos jovens, provocando uma revolta, pelo que dez tribos se juntaram a Jeroboão, causando assim a divisão do Reino: Israel, ao Norte, e Judá, ao Sul. Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi (l RS 12. 19). [pic] 3. Israel dividida Quando Salomão morreu, em 931 a. C. , ocorreu um RS12. 19). [picl Quando Salomão morreu, em 931 a. C. , ocorreu um cisma em Israel culminando com a divisão do reino em dois novos reinos. As tribos de Judá e Benjamin, situadas no sul, deram origem o Reino de Judá.

Já as demais tribos, situadas ao norte, deram origem ao Reino de Israel. Roboão, filho de Salomão, tornou-se o rei de Judá, tendo subido ao trono aos quarenta e um anos de Idade, logo após a morte de seu pai. Depois de sua proclamação como sucessor de Salomão, ele foi a Siquém para obter o apoio e o reconhecimento das tribos do norte como rei de Israel. Porém, em Siquém os israelitas afirmaram que só o reconheceriam caso ele retirasse os pesados tributos que haviam sido impostos ao povo por seu pai.

Entretanto, mesmo tendo ouvido os conselhos dos anciãos, que elembram-lhe que a função da autoridade é servir ao povo, ele recusou-se a aceitar a reivindicação do povo e reduzir os tributos. Assim, ele preferir dar ouvidos aos jovens da corte, que o aconselharam a aumentar a opressão e a exploração para não perder a autoridade sobre o povo. Tendo seguido este ultimo conselho, o rei perdeu o povo. Então, houve a divisão do reino. Jerusalém continuou sendo a capital, mas apenas do Reino de Judá, e Siquém passou a ser a capital do Reino de Israel. Posteriormente, Jeroboão faria de Penuel a sua capital.

Mais tarde, a capital seria transferida para a cidade de Samaria. Para controlar a rebelião das tribos do norte, Roboão quis enviar um gran 6 OF2g para a cidade de Samaria. Para controlar a rebelião das tribos do norte, Roboão quis enviar um grande exército para dominá-las. O profeta Semeias, entretanto, interveio e o aconselhou a não realizar essa expedição militar, afirmando-lhe que a divisão do reino foi um fato da vontade de Deus. E ele escutou as palavras do profeta. No sexto ano de seu reinado, o faraó Sesac, invadiu as terrras de Israel e obrigou Roboão a pagar altos tributos ao Egito.

O reinado de Roboão durou dezessete anos e ele foi sucedido por eu filho Abias, também chamado de Abiam. Enquanto Roboão reinou em Judá, Jeroboão reinou em Israel. Jeroboão era da tribo de Efraim. Ele havia servido ao rei Salomão durante algum tempo mas, após provocar uma revolta frustrada, teve que se exilar no Egito. Quando Salomão morreu, ele retornou a Israel e, após manobras políticas, acabou sendo proclamado rei pelas dez tribos do norte, que se sentiam subjugadas pelo governo de Jerusalém. No quinto ano de seu reinado, os exércitos de Sesac invadiram seu reino, obrigando-o a também pagar tributos ao Egito.

Um dos atos cometidos por Jeroboão que mais receberam a ondenação feroz dos profetas foi a sua decisão de construir dois santuários, um em Dan e outro em Betel, nos quais ele colocou dois bezerros de ouro. Ele havia construído esses santuários para evitar que o povo fosse a Jerusalém para adorar a Deus no templo, pois ele pensava que isso tivesse como consequência a reunificação dos dois reinos. Por cau pois ele pensava que isso tivesse como consequência a reunificação dos dois reinos. por causa disso, ele proibiu o povo de ir a Jerusalém prestar culto a Deus.

Finalmente, ele pôs sacerdotes nos templos que construíra que não pertenciam ? ribo de Levi e, portanto, não poderiam ser sacerdotes. Dessa forma, o povo foi levado ao culto dos ídolos. pela boca do profeta Aías, a palavra de Deus dirigida a Jeroboão foi clara: “Exterminarei a tua casa porque me rejeitaste”. Faz-se necessário lembrar que também Roboão Instituiu práticas idolátricas em Judá. O reinado de Jeroboão durou vinte e dois anos e seu sucessor foi Nadab, seu filho. Após a invasão de Sesac, os dois reinos entraram em franca decadência, e toda a glória dos tempos de Salomão foi perdida. ara completar, ambos foram marcados por guerras contínuas entre Roboão e Jeroboão. A partir dessa época, começou uma longa e dolorosa história de sofrimentos para o povo, que via seus reis cometerem práticas idolátricas e pecarem contra a palavra de Deus. Como sempre, o povo sofria as consequências. Mas Deus, cheio de misericórdia, não deixou o povo desamparado. Foi nessa época que o Senhor enviou inúmeros profetas para consolar e aconselhar o povo e, principalmente, para criticar e condenar as atitudes erradas dos reis.

Eles pregavam a penitência, anunciavam castigos caso o povo nao se convertesse e prediziam muitos passos da vida do futuro Salvador, o Messias. Para confirmar suas palavras, Deus oncedia-lhes o dom de realiza do futuro Salvador, o Messias. Para confirmar suas palavras, Deus concedia-lhes o dom de realizarem muitos milagres. O rei deve ser fiel a Deus, conforme está escrito no versículo 3 do segundo capítulo de Reis: “Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa suas leis, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na lei de Moisés.

Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes” Somente assim ele é capaz de governar com sabedoria e com justiça, isto é, realmente servirá o povo, o qual pertence a Deus. Entretanto, aconteceu exatamente o contrário, pois os reis foram sempre infiéis. Eles fizeram tudo “o que Javé reprova”, ou seja, praticaram a idolatria, entregaram a nação aos estrangeiros, perseguiram os profetas e, finalmente, oprimiram e exploraram o povo. A consequência imediata de tudo isso foi uma só: Israel e Judá são levados à completa ruina. A divisão do reino do norte foi uma das maiores tragédias da história de Israel. Um reino poderoso se transformou em dois estados fracos e mutuamente hostis” (Paul Hoff). O capítulo 1 1 do livro de 1 Reis demonstra como a ruína de Israel eve suas origens na decadência moral e espiritual do grande rei Salomão, filho de Davi, que viu o seu reino ser enfraquecido pela sua idolatria e pelos inimigos externos e internos que ele mesmo produziu. Além destes, há ainda outros fatores que precipitaram a divisão e a consequente ruína de Israe produziu.

Além destes, há anda outros fatores que precipitaram a divisão e a consequente ruína de Israel. 4. Vejamos alguns desses fatores: O favoritismo de Jacó por Efraim. Judá era a maior tribo de Israel, e havia chegado à dianteira com a peregrinação no deserto. Efraim era uma tribo poderosa e que invejava a supremacia de Judá. Jacó contribuiu, semeando a divisão em Israel, quando deixou claro seu favoritismo por Efraim, ao oferecer a ele o direito de primogenitura (Gn 48. 14-21 A constante rivalidade entre Judá e Efraim.

A divergência entre as dez tribos do norte e Judá tornou-se evidente em diversos momentos da história de Israel: a) Depois da morte de Saul, da tribo de Benjamim (uma pequena tribo neutra, localizada entre as poderosas tribos de Judá e Efraim), Judá sozinha coroou Davi como rei (2Sm 2. 4); b) A primeira divisão histórica, entre Judá e as tribos do norte, se eu após a ascensão de Davi ao trono de Judá, ocasião em que as demais tribos proclamaram um outro rei para si (2Sm 2. -11); c) Depois da morte de Absalão, o filho rebelde de Davi, mais uma vez as tribos do norte rejeitaram o trono de Davi, liderados por um homem chamado Seba, da tribo de Benjamim (2Sm 20. 1 , 2); Fatores geográficos. A geografia também exerceu um papel importante no desenvolvimento da independência de Judá. Esta tribo não se comunicava com as tribos do norte, por causa da largura e profundidade do vale de Soreque, na região central de Israel. Judá estava pra 0 DF 29

Comportamento organizacional

0

No mundo organizacional atual existem gerentes adotando praticas gerenciais totalmente adversas às reais necessidades e exigências do terceiro milénio. O

Read More

Resenha preconceito linguнstico

0

RESENHA CRITICA PRECONCEITO LINGUISTICO: O que й, como se faz. A obra de Marcos Bagno preconceito lingьнstico: O que й,

Read More