Ética, felicidade, renovação e perpetuidade!

Categories: Trabalhos

0

Anhanguera Educacional ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO ÉTICA, FELICIDADE, RENOVAÇÃO E PERPETUIDADE! De acordo com as pesquisas e conceitos estudados em sala, podemos entender que a Ética é um conjunto de normas, razoavelmente bem definidas, que devem ser conhecidas, obedecidas e respeitadas, e que são válidas dentro de um determinado contexto ou ambiente social. Os valores éticos sur coloca no mundo, de outros. Ser ético significa res ors d o mo s como a pessoa se Igo mesma e com os os de ser e aparecer da pessoa – tanto na sua vida individual, como enquanto membro da sociedade.

A diferença entre Ética e Moral está entre aquilo que queremos fazer e aquilo que achamos correto fazer. Aquilo que achamos correto fazer está baseado na moral. Aquilo que queremos fazer é pautado pela ética. Mas, enfim, qual a concepção de moral e ética? A moral é temporal, está sustentada nos valores da sociedade atual, é circunstancial. E a ética é atemporal, está enraizada no ser livre, no dever, de forma a nos transformar em seres autónomos, racionais.

Estas normas têm como objetivo a diminuição, ou mesmo, a eliminação de conflitos entre os seres que participam deste e condutas específicas. Ética é permanente, moral é temporal. Ética é universal, moral é cultural. Ética é regra, moral é conduta de regra. Ética é teoria, moral é a prática. Nesta definição, a ética seria a normatizaçao da moral: Uma forma de formalizar e aprimorar certas regras, que de certa forma, já nos seria intuitiva. ?tica não é uma “condição” que a gente tem de atender para agradar a empresa ou ao chefe; não é recitar códigos ou doutrinas simplesmente para agradar o outro ou satisfazer o ego e o orgulho próprio frente à sociedade. Ética é o que fica da vida ue levamos, das coisas que fazemos todo dia, agora; é o saldo que resta em nossa mente e coração, das ações e reflexões que praticamos. Ética é não estar preocupado com a reputação, mas sim com o caráter. O comportamento espontâneo, generoso e fraterno, isso é ético!

O mundo em que vivemos é um mundo marcado pelo relatlvismo, onde o certo e o errado nunca foram tão banalizados. para a maioria das pessoas, os padrões morais e valores sociais ficam a critério de cada um, por isso, vivemos num mundo altamente individualista, que prevalece nas relações sociais, educacionais, econômicas, na religião e no trabalho. ?? Definjçoes: ÉTICA e FELICIDADE Com Aristóteles, se falava em vida ética, ações éticas, sentimentos éticos. – Mas a ética, que para ele era praticamente um adjetivo, foi substantivada.

Virou uma ciência: a ciência das reflexões humanas. A partir de Aristóteles, pod e nasceu um novo A partir de Aristóteles, pode-se dizer que nasceu um novo paradigma, um novo modelo de felicidade: A felicidade como resultado de uma vida ética. Felicidade não como um estado de espírito e sim como a plenitude, a realização do ser. A felicidade não é uma das virtudes que Aristóteles relaciona. – As irtudes são meios. A felicidade é um fim, o bem que todo homem busca, a finalidade da vida.

Aristóteles mostra em sua principal obra (Ética a Nicodemos) – que para ser feliz é preciso viver eticamente, pois a ética é uma expressão utilizada para oferecer uma apresentação consistente das ações contribuintes para uma vida bem sucedida, ou seja, para alcançar um estado de felicidade, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é preciso utilizar a prática da conduta do bom comportamento pessoal e interpessoal, a ciência que nos conduz ao bem viver, através do exercício das virtudes que nos evam a finalidade essencial da vida, – A felicidade, o bem estar geral de todo ser humano.

A felicidade não consiste em bens materiais, embora sejam indispensáveis como base para uma vida feliz. A felicidade está nas relações. “O ser humano vive de relações”, seja com as pessoas, com os objetos ou com mundo. É nessas relações que se encontra a chave da felicidade. Se mantivermos boas relações em todos os sentidos de nossa vida, seremos felizes, o que remete, novamente, ao conceito de Ética: a forma com que nos relacionamos com o mundo, sendo assim, interligamos que a Ética é a única forma de conquistar

PAGF3rl(FS relacionamos com o mundo, sendo assim, interligamos que a Ética é a única forma de conquistar a verdadeira felicidade. • ÉTICA – RENOVAÇÃO E PERPETUIDADE O Cultivo dos valores e o respeito aos princípios éticos são imprescindíveis para que se possa falar seriamente de Ética. De outro modo o discurso ético torna — se vazio, se não relacionarmos e enquadrá-lo como renovação da ética empresarial que por sua vez está ligada explicitamente a responsabilidade social.

Em resumo, podemos dizer que a responsabilidade social é o exercício continuado de ações com bjetivos éticos, tomando por metas o bem comum, a respeitar os interesses e a dignidade dos consumidores, oferecendo produtos e semços de qualidade, ao desenvolvimento social e o respeito pelo ser humano, tudo isso de modo coerente e colaborando com a preservação do meio ambiente.

A empresa que pretende ser socialmente responsável nao pode abrir mão de uma cultura organizacional ética, ao lado das tradições, a cultura da organização também depende do modo de como nela se dá o exercício do poder, os padrões comportamentais estabelecidos ao longo do tempo exercem grande influência no comportamento dos que atuam na mpresa. A Responsabilidade Social é uma exigência básica à atitude e ao comportamento ético, através de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social, renovando e reforçando os impactos da Ética empresarial.

A “imagem” da organização é um bem que significa para a empresa a aceita PAGF empresarial. empresa a aceitação publica de sua atuação e propostas. São seus ativos intangíveis, a força que garante sua perpetuidade no mercado. No processo de implementação da cultura ética na empresa, dois omportamentos são indispensáveis: • O total comprometimento da administração • Transparência e clareza (tanto da alta direção quanto dos gestores) Para que essas práticas tenham um sentido verdadeiramente ético e co-responsabilizador é v’tal que se apoiem nas atitudes dos dirigentes.

Se as lideranças não confirmarem a lógica das atitudes, o resultado será a não credibilidade da equipe. Ser ético, como atitude na gestão, significa, em essência: reconhecer necessidades, reconhecer o desempenho funcional, propiciar participação nos resultados, estimular o compromisso ocial e favorecer a educação continuada. Ser ético no comportamento de gestor significa: dar a informação relevante, avaliar e fornecer feedback, abrir espaço à contribuição criativa, institucionalizar canais de comunicação, delegar, comemorar o sucesso e recompensar.

Tais práticas irão transformar o ambiente de trabalho numa cultura ética, onde todos realizam função educativa, num intercâmbio enriquecedor em que a solidariedade torna-se valor espontâneo. Aí há equipe, pois se exercita a liderança integrada, colaborando e definindo a perpetuidade da organização de forma ética e responsável.

Fisica de aristoteles

0

A grande pergunta que esses dois grandes filósofos e cientistas tentam responder é: “O que coloca e o que mantém

Read More

Projeto logico de um sistema

0

1 . 1. Método de Trabalho 10) Coleta de Dados: Inicialmente foi feita uma entrevista com o dono da 3MA

Read More