Ética nas negociações

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DE GUARULHOS ANHAGUERA EDUCACIONAL CAPÍTULO 7 – ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES Preocupações éticas ar 8 to view nut*ge Guarulhos 2012 Trata do pnncpio da ética no contexto da negociação, á dlscussão ética são a predominância dos interesses econômicos deixando em segundo plano as questões morais. Vive-se uma era em que diariamente os jornais publicam histórias de corrupção, como troca de favores, compra e venda de votos, escândalos políticos e desvio de verbas. Existe uma preocupação cada vez maior quanto á ética nas relações empresariais.

Tal preocupação materializa-se na obilização da população contra falências fraudulentas, normas morais e pessoais aplicam-se ás atividades aos objetivos da empresa comercial. A ética empresarial constitui um conjunto de princípios e padrões morals que orientam o comportamento no mundo dos negócios. A atividade empresarial é eticamente fundada e orientada quando gera emprego e proporciona habitação, alimentação, vestuário e educação, mantendo-se os bens com quem os administra.

Consiste na busca do interesse comum, ou seja, do interesse do empresário, do consumidor e do trabalhador. Menciona que grandes empresas introduziram códigos de ética de conselhos para tratar desse assunto. Todavia, é certo que, tendo o ambiente organizacional caminhado na direção do fortalecimento dos padrões éticos, houve, realmente, por parte das empresas e de seus membros, algum tipo de movimento visando é não colocação dos ganhos e lucros acima de qualquer outro valor.

No dia-a-dia, porém, se as transações financeiras não estiverem apoiadas em determinadas regras e comportamentos morais, o mercado se ressentirá com o oportunismo poderá comprometer negativamente os investimentos de muitos cidadãos, bem como os de empresas e de instituições financeiras. Não se pode ser inocente e pensar que empresas são apenas entidades jurídicas, elas formadas por pessoas e só existem por causa delas.

Atrás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres humanos são eles que vão vivenciar as glórias, os fracassos da organização e quando se fala de empresa ética, está falando-se de pessoas éticas. Diferentes visões sobre a conduta ética nas negociações Os conceitos básicos tornam possíveis as diferentes visões sobre a ética no contexto especifico das negociações. Entre elas estão: visões sobre a ética no contexto específico das negociações.

Entre elas estão: * A visão utilitarista: que toma as decisões com base em resultados ou consequências dos resultados. Seu objetivo é extrair benefícios para maior quantidade de pessoas. A visão legal: procura respeitar e proteger os direitos básicos dos indivíduos. * A visão da teoria da justiça: procurar impor e fazer cumprir as regras de forma justa e imparcial. * A visão integrativa: focaliza a ideia de que as empresas dependem da sociedade para sua existência, continuidade e crescimento.

O desempenho da sociedade é considerado suporte para que as empresas obtenham prestigio, integrando em uas decisões os valores e exigências da sociedade. Reconhece os contratos entre as organizações e os padrões éticos das comunidades onde operam. Os dilemas éticos estão no centro de muitos encontros de negociação, muita pessoas mentem ou deliberadamente enganam os outros sobre algo nas negociações. Lewicki menciona que a negociação é um processo no qual não se espera que haja uma honestidade completa do oponente.

Deve-se encontrar um equillbno apropriado, POIS, nesse contexto existem dois tipos de comportamento nos processos de negociação: éticos e antiéticos. Dentro do processo de negociação existem tipos de comportamentos: Comportamentos Éticos * Preservar valores e princ[pios éticos independente da intenção da outra parte; O interesse real pelo assunto ou problema apresentado pelo outro é considerado um componente importante; ‘k Tomar decisões e implementar ações que realçam o bem- estar e os interesses tanto da sociedade quanto da organização.

Comportamentos antiéticos: * Utilizar informações co PAGF3rl(F8 sociedade quanto da organização. * Utilizar informações confidenciais, suborno, falsificação de documentos, publicidade enganosa e produtos defeituosos; Utilizar poderosa força de persuasão, chegando a modelar atitudes e comportamentos; * Fazer promessas para proteger suas vendas em contingências certas, oferecendo um produto que não lhes serve naquele momento, mas que pode ser levado e depois trocado, insistindo com garantias até que o interessado compre produto.

As causas das condutas antiéticas nas organizações relacionam-se a uma mentalidade focada nos resultados, despreocupada com as consequências dos atos e é chamada de ética da convicção. A ética de convicção é uma ética que se pauta por valores e normas previamente estabelecidos e consiste em moldar as ções que deverão ser praticadas. Nos processos de negociação os principais motivos pelos quais as pessoas envolvem-se em comportamento não éticos, é a busca de vantagem em termos de poder.

A principal motivação para utilizar um comportamento antiético é aumentar seu poder e controle. Trata-se de uma atitude típica de um comportamento ganha- perde na negociação, uma vez que a informação gera poder, a parte capaz de manipular melhor as informações também é capaz de obter uma vantagem, ao menos temporária, sobre a outra. Cada individuo define seus padrões éticos, considerando uas questões individuais e também levando em conta as interferências que a sociedade e legislação imprimem as suas escolhas pessoais.

Como a negociação normamente faz parte de um processo competitivo, no qual as partes estão lutando por recursos escassos e para conseguir o melhor acordo possível, elas frequentemente podem es PAGF lutando por recursos escassos e para conseguir o melhor acordo possivel, elas frequentemente podem estar dispostas a mudar de um comportamento honesto para um comportamento que se pode considerar desonesto, de modo a alcançar, de qualquer maneira, o resultado esperado.

Aplicabilidade da ética nas negociações empresariais O contexto organizacional como condutor ou inibidor dos valores éticos nos processos de negociação na empresa comandam o desenvolvimento econômico, envolvendo tal numero de interesses de pessoas como: empregados, acionistas, fornecedores, credores, distribuidores, consumidores, intermediários e usuários e tende a transformar-se em um centro de poder tão grande que deve cobrar dela um preço e termos de responsabilidade social e moral. ? interessante notar que as organizações terão de aprender a necessidade de obter lucros, obedecer às leis, ter um omportamento ético e envolver-se em alguma forma de filantropia que beneficie as comunidades nas quais se inserem. Uma empresa é algo mais que um negócio, antes de tudo é um grupo humano que persegue um projeto, necessitando de um líder (administrador) e este por sua vez, precisa de um tempo para desenvolver todas as suas potencialidades e manter sua integridade.

Agindo eticamente, a empresa pode estabelecer normas de conduta para seus dirigentes e empregados, exigindo que ajam com lealdade e dedicação. O comportamento ético dentro e fora da empresa permite és companhias inteligentes baratear seus produtos, sem que seja reciso diminuir a qualidade ou baixar salários, porque uma cultura ética torna possível reduzir os custos de coordenação. As negociações estão presentes não apenas quando se firmam acordos empresariais, mas coordenação.

As negociações estão presentes não apenas quando se firmam acordos empresariais, mas também quando pessoas provenientes de culturas organizacionais distintas e até mesmo conflitantes procuram encontrar termos comuns e trabalhar em uma mesma direção. Acredita-se que os ganhos mútuos sejam a opção mais acertada para uma boa negociação caso se consiga aplicar a ética nessas elações, o melhor caminho será encontrado, certamente. Assim, unir interesses antes de fechar um negocia e a melhor alternativa para que toda negociação traga resultados satisfatórios para ambas as partes.

As empresas podem tentar controlar as condutas antiéticas estabelecendo regras de conduta em um instrumento interno, ou seja, elaborando um código de ética com a incumbência de padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações. Com isso, será possível impedir julgamentos subjetivos deturpem, impeçam ou restrinjam a aplicação plena dos princípios, podendo onstituir-se em prova legal de determinação da administração da empresa, seguindo os preceitos nele refletidos. Exemplo de conduta ética — Empresa Norte- Americana – American Standard Companies Além de estabelecer um código de conduta há vários instrumentos que uma organização pode utilizar para aplicar as normas éticas, como estrutura corporativa, credos, programas de treinamento quanto a éticas, comissões de ética, ombusdsman, linha diretas e auditorias de ética ou sociais. Conclui-se, dessa forma, que a ética deve estar acima de tudo e que a empresa que age dentro dos postulados éticos aceitos pela ociedade só atende a prosperar. Principais destaques do código de ética da empresa – Principais destaques do código de ética da empresa American Standard Componanies Responsabilidades no local de trabalho: * Promovemos a diversidade; Criamos um ambiente positivo; * Usamos os sistemas de informação e a Internet de maneira responsavel; Responsabilidades com o mercado: * Satisfazemos ou excedemos as expectativas do cliente; * Construímos relacionamentos mutuamente benéficos com nossos fornecedores; Requeremos comportamento ético de nossos consultores externos e prestadores de serviços contratados;

Responsabilidades pessoais * Relatamos os resultados financeiros com integridade; * Evitamos conflitos de interesse; * Respeitamos o individuo; Responsabilidades globais * Protegemos o meio ambiente; * Cumprimos as leis antiboicote proibimos lavagem de dinheiro; Recursos para cumprir o Código de Ética e Conduta ‘k Nossa realidade pessoal e corporativa; * Nossa estrutura de conformidade; * Nosso conselho de ética e integridade. -Exemplos de tipo de negociações Família — Separação ou Divorcio, revisão de pensão, etc. , Empresas – Prevenção/ou resolução de conflitos intra e interempresariais ou institucionais, etc.

Civel – Sltuações patrimoniais, como acidente de automóvel, locação ou retomada de imóveis, etc. ; Comercial- Tltulos de credito, frete, seguro, ect. ; Trabalhista — Dissídios coletivos, férias, salários, etc. ; Meio Ambiente – Dialogo com ór 30s úblicos, comunitários e judiciais, etc. ; convivência, etc. , Exemplo prático: A busca por casos reals posslbilltou unir a teria sobre ética e sua influência nas negociações com a realidade das organizações, em diversas atividades que envolvem indivíduos, sociedade, dinheiro e a comunidade na qual todos estão inseridos. O caso Schering

No segundo semestre de 1998, diversas mulheres que estavam tomando a pílula Microvlar, um anticoncepcional produzido no Brasil pela empresa alemã Schering, ficaram grávidas. A análise desse remédio mostrou que os comprimidos eram compostos de farinha. Após investigações feitas pela policia, revelaram a grande escala de roubo, falsificação e distribuição clandestina desse medicamento no Brasil. A empresa, embora tenha sido lesada com roubo, falsificação e distribuição de seu produto, preocupou-se, em primeiro lugar, com sua reputação no mercado e as consequências de tal fato no futuro.

Assim, ela agiu de forma ética com seus consumidores, indenizando todas as mães que, com receituários médicos, comprovaram que utilizavam o medicamento e engravidaram naquele período. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil. Revista de Administração de Empresas,São Paulo, v. 33,n. 1 ,p. 1 6-28,jan. /fev. 1993. A ética nos negócios. Revista de Administração de Empresas,São Os padrões éticos da propaganda na America Latina. Revista de Administração de Empresas, São mar. 1996. ética empresarial e econô . M. R. Fundamentos de lo: Atlas,2001.

Analise da aquisição de um tomografo

0

1. INTRODUÇÃO A atual situação econômica do setor saúde no Brasil, nada mais é que o reflexo das condições gerais

Read More

Sociologia juridica

0

Perfil do Acusado Um adolescente menor de idade, sem nenhum grau de instrução escolar e sociável, conhecimentos mínimos sobre sexualidade.

Read More