Evangelho espiríta

Categories: Trabalhos

0

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VII BEM AVENTURADO OS POBRES DE ESPÍRITO Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus (São Mateus, V:3). Por pobres de espírito, entretanto, Jesus não entende os tolos, mas os humildes, e diz que o Reino dos Céus é destes e não dos orgulhosos. HUMILDE: MODESTIA ORGULHO: AMOR PR MAIS ELEVADO QUE or6 ERBO= QUE ES Á Os homens cultos e inteligentes, segundo o mundo, fazem geralmente tão elevada opinião de si mesmos e de sua própria superioridade, que consideram as coisas divinas como indignas de sua atenção.

Se não admitem o mundo invisível e um poder extra-humano, não é porque isso esteja fora do seu alcance, mas porque o seu orgulho se revolta à idéia de alguma coisa que não possam sobrepor-se, e que os faria descer do seu pedestal. Ao dizer que o Reino dos Céus é para os simples, Jesus ensina que ninguém será nele admitido sem a simplicidade de coração e a humildade de esp[rito, que o ignorante que possui essas qualidades será preferido ao sábio que acreditar mais em si mesmo do que em Deus.

Em todas as circunstâncias, ele coloca a humildade entre as virtude irtudes que nos aproximam de Deus, e o orgulho entre os vícios que dele nos afastam. Mais vale, portanto, para a felicidade do homem, ser pobre de espirito, no sentido mundano, e rico de qualidades morais. QUEM SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO (simplicidade de coração do menino) (sentar no último lugar) (Mateus, XXII:I -5) Naquela hora, chegaram-se a Jesus os seus discípulos, dizendo: Quem é o maior no Reino dos Céus?

E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles e disse: Na verdade vos digo que, se não fizerdes como meninos, não entrareis no Reino dos Céus. Todo aquele, POIS, quem se humilhar e se fizer pequeno como este menino, esse será o maior no Reino dos Céus. Ou seja aquele que não tiver pretensões à superioridade ou à infalibilidade, que é aquele que nunca engana ou erra. E o que receber em meu nome um menino como este, a mim é que recebe, (Mateus, XXII: 1-5). u seja aquele que não tiver pretensões á superioridade ou à infalibilidade, que quer dizer, aquele que nunca se engana ou erra. – Quando fores convidado a alguma boda, não te assentes no primeiro lugar, porque pode ser que esteja ali outra pessoa, mais utorizada que tu, convidada pelo dono da casa, e que, vindo este, que te convidou a ti e a ele, te diga: dá o teu lugar a este; e tu, envergonhado, vás bu te convidou a ti e a ele, te diga: dá o teu lugar a este; e tu, envergonhado, vás buscar o último lugar.

Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: amigo, senta-te mais para cma. Semr-te-á isto então de glória, na presença dos que estiverem juntamente sentados à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado; e todo o que se humilha será exaltado. ( ucas, XIV:I, 7-11) O que foi dito, segundo o Evangelho são conseqüências dos principios da humildade, que Jesus põe como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor.

O espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo, ao mostrar que os grandes no mundo dos Espíritos são os que foram pequenos na Terra, e que freqüentemente são bem pequenos os que foram grandes e poderosos. que os primeiros levaram consigo, ao morrer, aquilo que unicamente constitui a verdadeira grandeza no plano espiritual, e que nunca se perde, que são as virtudes: que é a disposição firme e constante para a prática o bem, enquanto os outros tiveram de deixar aquilo que os fazia grandes na Terra, e que não se pode levar: a fortuna, a glória (fama) os títulos, etc.

Esses chegam no plano espiritual desprovidos de tudo, apenas consen’arn o orgulho, que torna ainda mais humilh PAGF3rl(F6 chegam no plano espiritual desprovidos de tudo, apenas conservam o orgulho, que torna anda mais humilhante a sua nova posição, porque vêem acima deles, e resplandecentes de glória, aqueles que espezinharam na Terra. Não procureis, pois, o primeiro lugar na Terra, nem queirais obrepor-vos aos outros, se não quiserdes ser obrigado a descer. Procurai, pelo contrário, ser o mais humilde e o mais modesto, porque Deus saberá vos dar um mais elevado no céu, se o merecerdes. ? importante dizer que todos os homens são iguais na balança divina, todos os espíritos são da mesma essência e todo corpo é da mesma massa e o que distingue aos olhos de Deus são as virtudes, A CARIDADE E A HUMILDADE são os títulos de nobreza do homem. MISTERIOS OCULTOS AOS SABIOS E PRUDENTES. Naquele tempo, respondendo, disse Jesus: Graças te dou a ti, pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelaste aos simples e pequeninos, os pobres de espírito. Mateus, XI:25) Pode parecer estranho que Jesus renda graças a Deus por haver revelado essas coisas aos simples e pequeninos, ocultando-as aos sábios e prudentes, mais aptos, aparentemente, a compreendê- las. É que precisamos entender pelos primeiros os humildes, os que se humilham diante de Deus e n PAGF que precisamos entender pelos primeiros os humildes, os que se humilham diante de Deus e não se consideram superiores aos utros e, pelos segundos, os orgulhosos, envaidecidos. O mesmo acontece hoje com as grandes verdades reveladas pelo Espiritismo.

Certos incrédulos se admiram de que os Espíritos se esforcem tão pouco para convencê-los. É que eles se preocupam com os que buscam a luz com boa-fé e humildade, de preferência aos que julgam possuir toda a luz e parecem pensar que Deus deveria ficar muito feliz de os conduzir a Ele, provando-lhes a sua existência. DEUS NAO QUER ABRIR-LHES OS OLHOS A FORÇA, POIS QUE ELES GOSTAM DE TÊ-LOS FECHADOS. CHEGARÁ A SUA VEZ, A SUA SE ELES SE RECUSAM A RECONHECER A VERDADE, É PORQUE O seu ESPÍRITO AINDA NÃO ESTA MADURO PARA COMPREENDER, NEM O SEU CORAÇÃO PARA SENTIR.

O ORGULHO É A VENDA QUE LHES TAPA OS OLHOS. QUE ADIANTA APRESENTAR A LUZ A UM CEGO? JESUS NÃO ABANDONA OS FILHOS PERDIDOS, POIS SABE QUE CEDO OU TARDE, SEUS OLHOS SE ABRIRAO, MAS QUER QUE O FAÇAM DE VONTADE PROPRIA. MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA Não vos orgulheis por aquilo que sabeis, porque esse saber tem limites bem estreitos, no mundo que habitais. Mesmo supondo que sejais uma das sumidades desse globo, não tendes nenhuma azão para vos envaidecer. Se Deus razão para vos envaidecer.

Se Deus, nos seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, foi por querer que a usásseis em benefício de todos. Porque é uma missão que Ele vos dá, pondo em vossas mãos o instrumento com o qual podeis desenvolver, ao vosso redor, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Deus. A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com o com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa os Espiritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade.

Muitos, infelizmente, a transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu. PESSOAL A QUEDA PODE SER AINDA MAIOR QUE O EXTREMO A INGIDO PELO ORGULHO. Concluindo: Fazei o bem com humildade. Que cada um vá demolindo, aos poucos, dentro de nós os altares elevados ao orgulho. Numa palavra: sede verdadeiros cristãos, e atingireis o reino da verdade.

Globalização e ensino de geografia

0

Conceitos Conservação 1 Ação ou resultado de conservar(-se). 2 Série de ações e cuidados para evitar que objetos de valor

Read More

Etica para meu filho

0

Pontos importantes dos capitulos Capítulo I O que é a ética? Há coisas que não precisamos saber e podemos viver

Read More