Evidências de reações químicas

Categories: Trabalhos

0

NIDÊNCIAS DE REAÇÕES QUÍMICAS Saulo Jerônimo da Silva Moraes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Avenida Amazonas, 5253 – Nova Suíça – CEP: 30480-000 – Belo Horizonte – MG – Brasil Resumo: Na prática foram misturadas soluções, que totalizaram 15 experimentos. Em cada um deles foi observado se houve evidências de reações químicas, como, por exemplo, a formação de precipitado, a liberação de gases, a mudança de temperatura, a mudança de cor ou a liberação de odor.

Após constatar-se essas evidências, os experimento foram analisados, com o propósito de ntender o comporta Palavras Chaves: rea IINTRODUÇÃO Swip view nent page ças A química se preocupa particularmente com o estudo das transformações que produzem novos materiais – transformações químicas. Neste caso, um ou mais dos materiais que compõem o estado inicial do sistema – os reagentes, surgindo no estado final novos materiais – os produtos. 1 As substâncias que compõem o estado inical, os reagentes, sofrem a transformação.

Já as substâncias que surgem no final, os produtos, são resultados dessa transformção. Para que seja possível concluir se ocorreu uma reação química o misturar duas soluções é necessário analisar as diferenças significativas entre o estado inical e o final. Dessa forma, mudança “brusca” na temperatura, formação de precipitado, mudança na cor, no cheiro, são algumas evidências que ocorrimento da reação. Éo caso, por exemplo, quando se faz uso dos indicadores ácido/base. 0BJETlVOS O objetivo da prática foi a apresentação e realização de diversas reações químicas e reconhecimento das evidências que provam a existência das mesmas. 3EXPERIMENTAL 3. 1 Materiais e equipamentos Os materiais utilizados na prática foram: tubos de ensaio, pipetas e Pasteur, bico de Bunsen, pinça de madeira, suporte para tubo de ensaio e termômetro. 3. 2 Reagentes e soluções As soluções e reagentes utilizados na prática foram HCI, Na2C03, Na2CH302, K2Cr04, BaC12, Na2S04 KN03, cuS04, NH40H, FeC13, CaC12 , NH4SCN.

Além de Zn(s), Fe (prego) e Cu (latão de cobre). 3. 3 Procedimentos Com a auxilio das pipetas de Pasteur e dos tubos de ensaio, foram realizadas 15 misturas distintas e em cada caso foram analisadas as evidências para concluir se houve ou não reação química. Na maioria dos casos foram misturados quantidades iguais (1 mL) de cada reagente, exceto nas reações 10 e 11 presentadas na tabela l. Essas reações foram feitas com excesso de um dos reagentes. us04 cuS04 FeC13 peci3 Na2C03 NH40H Fe (prego) Naoy-i KSCN CaC12 NH40H(exc) Na reação 1 foi necessário medir a temperatura, com auxilio de um termômetro, no início e no fim. A temperatura foi medida com o objetivo de poder visualisar a evidência de reação. Na reação 3 foi necessário aquecer o sistema com o auxilio do bico de Bunsen. A reação 10 foi realizada com o excesso do reagente NH40H (2 ml_). Já a reação 1 1, com os mesmos reagentes da 10, foi realizada com o excesso do reagente CuS04 (2 mL).

RESULTADOS E DISCUSSÃO Em uma reação química certas substâncias se transformam em outras, sendo comum a ocorrência de certas evidências: a formação de precipitado, a mudança de cor, a liberação de gás, o aquecimento do sistema, etc. As equações químicas são representações concisas das reações químicas cujas fórmulas químicas à esquerda da seta representam as substâncias de partidas, chamadas reagentes, enquanto as fórmulas químicas ? direita da seta representam as substâncias produzidas na reação, chamadas produtos. 3] Durante a prática em laboratório foram realizadas várias eações, com diferentes evidências, como pode ser observado na Tabela II. Tabela II. Evidência de cada rea ão uímica realizada 3 Baci2 KN03 + aac12 acroa + Baci2 CuS04 + NH40H(excesso) CuS04 (excesso) +NH40H CuS04 + Fe (prego) FeC13 + NaOH FeC13 + KCNS Na2C03 + caC12 Liberaçao de gás liberação de um odor leve de vina re 4 acetato de sódio, produzindo o cloreto de sódio formado por ligação iônica e o ácido acético (formado por ligação covalente), responsável pelo odor característicos de vinagre evidenciado na prática. croqaq) + 2HCI(aq) 2KCl(aq) H2croqaq) (4) Nessa reação, produz-se cloreto de potássio, formado por igação iônica e dicromato (formado por ligações iônicas), responsável pela variação de cor no sistema, que passou de amarelo para alaranjado. zn(S) + znC12(aco (5) Como o potencial de oxidação do zinco é maior que o do hidrogênio, o zinco é oxidado de ZO para Z2+, enquanto o hidrogênio é reduzido de 2H+ para H20[4]. O cloreto de zinco produzido é formado por ligação iônica e o gás hidrogênio por ligação covalente. HCl(aq) NÃO OCORREU REAÇÃO (6) Apenas os metais com potencial de oxidação maior que o hidrogênio são capazes de reagir com ácidos para formar H2. Então, como o cobre apresenta um potencial de oxidação menor que o hidrogênio, não ocorre reação nesse caso. [5] Na2S04 (aq) + BaC12 (aq) BaS04 (s) + 2 NaCl(aq) (7) É produzido nessa reação o sal sulfato de bário formado por ligações iônicas assim como o sal cloreto de sódio.

O KPS (produto de solubilidade) é a constante do equilíbrio entre um sal não-dissolvido e seus íons em uma solução saturada, sendo portanto uma espé e precipitação. [6] Quando S Nessa reação, foi produzido cloreto de potássio, formado exclusivamente por ligações iônicas, e nitrato de bário, formado or ligações iônicas, o qual não formou precipitado. Isso aconteceu pelo fato de todos os compostos iônicos comuns que contêm o ânion nitrato (N03-) serem solúveis em água. 8] K2Cr04(aq) + BaC12(aq) BaCr04(s) + 2KCL(aq) (9) Produziu-se na reação, cloreto de potássio, formado exclusivamente por ligações iônicas e um precipitado de cromato de bário, formado por ligações iônicas. Como o cromato de bário apresenta um KPS muito baixo (1 x 10-10) é facilmente precipitado. CuS04(aq) + NH40H(aq) (10) Quando o sulfato de cobre (II) está em excesso, é produzido idróxido de cobre (II), formado por ligação iônica e é formado sulfato de amônio, formado apenas por ligações covalentes.

Entretanto, quando o hidróxido de amônio está em excesso, é produzido um complexo, formado por ligações iônicas e covalentes, como pode ser observado na reação: cusoqaq) + NH40H(aq) (11) cus04GQ) + + cu(S) (12) formação do hidróxido férrico, formado por ligações iônicas. 2FeC13(aq) +6KCNS(aq) «q) + 6KCl(aq) (14) Nessa reação, é produzida uma coloração vermelha, devido a produção de ferriticionato férrico, formado por ligação iônica urante a reação. aci2(aq) + Na2C03(aq) 2 Naci(aq) + Nessa reação é formado um precipitado branco, devido a produção de carbonato de cálcio que é um sal insolúvel em água. Esse sal é formado por ligação iônica. 5CONCLUSOES Através da prática realizada foi possiVel constatar as várias evidências que uma reação química pode apresentar: formação de precipitado, liberação de calor, liberação de odor, liberação de gases e mudança de cor. Também foi possível constatar que algumas reações, embora formem produtos, não apresentam evidência de que ocorreram. 6REFERÊNClAS

Pi – caso cbc

0

Ao longo de quatro anos se ornou uma das maiores indústrias de confecções do país empregando um grande número de

Read More

Marketing

0

MARKETING INTERNACIONA Definição de Marketing: Dentre as várias definições de marketing, podemos citar Kotler (1998, p. 27), que diz que

Read More