Evolução dos computadores

Categories: Trabalhos

0

NOLI_JÇAO DOS COMPUTADORES COMPUTADOR O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. As fases do processamento são: * Entrada de Dados (Informações iniciais) * Processamento (Instruções) * Saida de Dados (Resultados) Vamos supor que você solicitou ao computador somar 2 + 2. Os dados entram no computador através do teclado, a Unidade Central os processa e o vídeo.

As partes básicas d um microcomputad são: * Monitor (Vídeo) Swipe to * Teclado/Mouse Gabinete – Placa ae, UCP (microproce dor), Memórias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rígido (wnchester) etc. 195111959 – Computadores de primeira geração: * Circuitos eletrônicos e válvulas * Uso restrito * Precisava ser reprogramado a cada tarefa * Grande consumo de energia * Problemas devido à muito aquecimento As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC, já citado ante iormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento.

Nesta geração os computadores calculavam com ma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. 1959/1965 – Computadores de segunda geração: -lal Studia de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora. 1965/1 975 – Computadores de terceira geração: * Surgem os circuitos integrados * Diminuição do tamanho * Maior capacidade de processamento * Inicio da utilização dos computadores pessoais

Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o Cl (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto ível, orientada para os procedimentos. 975/197? – Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: * Surgem os softwares Integrados * Processadores de Texto * Planilhas Eletrônicas * Gerenciadores de Banco de Dados * Gráficos * Gerenciadores de Comunicação Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos icros atuais.

O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: CSI (Large Scale of Integration) foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Ver),’ Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema. 19?? – 19?? As principais características da quinta geração: * Supercomputadores Automação de escritórios * Automação comercial e industrial * CAD/CAM e CAE * Robótica * Imagem virtual * Multimídia * Era on-line (comunicação através da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA. empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.

TIPOS DE COMPUTADORES Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds). Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes. Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado.

Operam em MIPS (milhões de instruções por egundo). A classificação de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como p m termos de: 3 determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de: * capacidade de processamento; * velocidade de processamento e volume de transações; * capacidade de armazenamento das informações; * sofisticação do software disponível e compatibilidade; * tamanho da memória e tipo de UCP.

Os microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade e aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple. Os dois padrões de micros têm diversos modelos, configurações e opcionais.

Curiosidades: Há cerca de duas décadas atrás, o conceito de servidor era o daqueles mainframes que ocupavam um grande espaço físico na empresa, além de precisar de todo um sistema de refrigeração, por diversas vezes havia necessidade de fazer manutenção na máquina. Com a chegada de micros mais robustos e a popularização dos PCs, menos investimento, maior flexibilidade diversidade de recursos, muitas empresas fizeram dowsing (substituir os mainframes por microcomputadores), trocando o grande porte para a arquitetura cliente/servidor.

Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. (O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de fogo nos primeiros computadores. ). 4DF4

Redes sociais

0

As Redes Sociais As redes sociais são um meio de conexão a outras pessoas na internet. Os sites de redes

Read More

Logistica

0

3. 2 tipos de couros usado pela produção. Com uma grande variedade de tipos de couro, a Bantec oferece um

Read More