Exercícios gestão de projetos

Categories: Trabalhos

0

1. QuaI é o valor e o propósito de uma proposta inicial de um projeto? A proposta inicial tem 4 finalidades básicas: introduzir o conceito; testar as reações dos potenciais interessados; obter apoio e estabelecer uma base para avaliação da viabilidade, onde é explicada a necessidade e o propósito do projeto, custo benefício esperado para o planejamento e a validação do mesmo. 2. Explique a diferença entre uma proposta preliminar de projeto e relatório de estudo de viabilidade.

Proposta preliminar ou proposta inicial tem por finalidade introduzir o conceito do projeto, testar as reações dos potencias nteressados, obter a pesquisa de viabilida a exequibilidade, mo estratégia e metodol riscos consequências OF4 base para Ilidade investigará • ; 2t s, opções de p eis resultados, e também o estudo confirmará (ou não) a necessidade e o conceito, proporá objetivos, intenções, estratégias e benefícios e oferecerá uma estimativa aproximada de custos, provavelmente aconselhará quanta a prazo, recrutamento, termos de referência e Iog[stica.

Informará a natureza de extensão de quaisquer ameaças ao sucesso do projeto e a extensão e conseqüências do risco. 3. Como a posição de uma equipe de estudo de viabilidade para proposta baseada na lógica pode diferir da de um projeto novo e inovador? A equipe baseada na lógica, sua seleção de membros baseia- se na experiência amadurecida à partir de projetos e métodos similares e tecnologia bem comprometida. As recomendações serao previsíveis e deverão resultar em uma apurada previsão de custos, riscos e resultados.

Já a equipe de um projeto novo ou inovador, abre novos caminhos e exige desenvolvimento de novos conceitos ou métodos ainda não testados. A consecução de resultados será ais dificil de ser prevista, e as estimativas de tempo, custos e resultados serão menos confiáveis. 4. Que instruções seriam de importância capital para orientar uma equipe de estudo de viabilidade para um grande projeto de desenvolvimento? Ele deve ser realizado por pessoas capazes e qualTicadas, podendo até contratar uma equipe especializada para uma visão imparcial, conhecimento ou experiência referente ao projeto.

A equipe deve obter o máximo de informações antes de começar o estudo; realizar um plano de estudo (roteiro); teste de preconceitos e idéias. Não se influenciar pelo sucesso de algum estudo; estejam dentro às opiniões, sabendo diferenciar o fato da opinião, esteja dentro dos riscos e não tenha medo de considerar alternativas. Todas essas instruções devem ser seguidas para que o projeto detenha o processo e o resultado esperado. 5. Liste fontes importantes de ricos de projeto e discuta como esses riscos podem ser identificados.

Ao realizar um projeto, deve-se certificar sua viabilidade, fazer uma avaliação das ameaças, para alcançar os resultados esperados, e por ultimo, considerar a possibilidade da ocorrência de riscos. Para que isso nao ocorra, é necessário administrar esses riscos, fazendo a identificação, avaliação, análise e eliminação deste. Na identificação, o primeiro passo é fazer uma pesquisa histórica, avaliando experiências passadas. Outra técnica utilizada é a lista de checagem e simulações do pr histórica, avaliando experiências passadas.

Outra técnica utilizada é a lista de checagem e simulações do projeto, não descartando as sessões intensas de brainstorming. Assim poderemos mitigar os riscos de um projeto. 6. Discuta métodos apropriados de análise de risco em diferentes tipos de projetos. A analise de risco em projetos, precisa apoiar-se muito no julgamento pessoal. Os métodos de avaliação de risco incluem: • Análise de redes de atividades (PERT,COM, redes de precedência, etc. ) • Árvores de decisão; • Estimativa de valor esperado; • Análise de sensibilidade.

Em diversos tipos de projetos esses métodos serão apropriados. 7. Construa um exemplo simples para mostrar o custo de “compreensão” para encurtar a duração das atividades no caminho crítico de um projeto. As Redes de atividades na análise de risco são usadas principalmente para isolar atividades e eventos que possam ausar demora significativa e para estimar o custo do processo de compreensão ou aceleração para levar o projeto de volta ao cronograma.

A ” compressão” (acelerar atividades criticas mediante o aumento de recursos como mão de obra ou maquinário) pode custar caro. Se a duração estimada de uma atividade for duvidosa ou se o o trabalho for vulnerável a complicações ou atrasos, o custo de compreensão pode ser muito importante. 8. Considere as circunstâncias na quais seria apropriado usar uma árvore de decisão de e valores esperados para obter uma estimativa de risco do projeto.

Na busca de caminhos alternativos utilizando custos e valores conhecidos e estimados s se de circunstancias 3 circunstancias possiVeis. São frequentemente utilizadas com relação a valores esperados e tornam-se progressivamente eficazes á medida que melhora a exatidão das informações estatísticas e a previsão. Quando valores monetários estão envolvidos na avaliação, multas vezes se utiliza o método do valor esperado. O valor esperado é obtido pela multiplicação do resultado estimado de um evento por sua probabilidade. 9.

Considere um projeto para introduzir novos métodos de rabalho, controle da qualidade total (TQC) elou métodos de just- in-time (JIT) em uma empresa fabril e liste a natureza e possíveis consequências de tal mudança e como sua viabilidade poderia ser avaliada. O TQC ( Controle da qualidade total) é necessário na estruturação e no sistema gerencial de um projeto é importante que se garanta o planejamento, controle e melhorias de cada um dos processos. É de extrema importância a obtenção da qualidade total, através da melhoria continua e da implementação de novas metodologias.

Outra questão que oferece resistência as udanças necessárias e a própria definição de qualidade. Quando se fala em qualidade logo se pensa em índices de refugo, índices de defeito, atendimento aos prazos de entrega, mas todos estes aspectos estão ligados à qualidade de produtos. Apesar destas dificuldades, a implementação do Sistema de Qualidade Total, TQC, é de vital importância para o crescimento do setor e sua implementação nao é de forma alguma inviável tendo em Vista o sucesso que será alcançado. Todos os esforços na implantação da qualidade devem ser orientados pelos clientes e para os clientes. 4DF4

Considerações sobre qualidade na educação infantil

0

CONSIDERAÇÕES SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BIANCA CRISTINA CORREA Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo [email protected] com. br

Read More

Igreja

0

GUIA RБPIDO – Principais informaзхes para vocк hospedar seu site no Hospedagratis. net IMPORTANTE: Abaixo estгo informaзхes importantes sobre sua

Read More