Experiemcias

Categories: Trabalhos

0

1 EXPERIÊNCIA: FORÇA DE ATRAÇÃO E REPULSÃO. Experiência realizada no dia 27 de Abril de 2009 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Laboratório de Ensino de Física pela acadêmica Liliane do Nascimento Pereira do terceiro ano noturno do curso de Licenciatura em Fisica com orientação do professor Nilson Oliveira da Silva. Os materiais utilizados na experiência são de fácil acesso e de fácil manuseio para que qualquer aluno elou pessoa consiga desenvolver a experiência.

MATERIAL UTILIZADO: 1 canudo de plástico, papel higiênico e papel picado (jornal, revista, folha sem pauta, etc. . Material utilizado na têm-se papel picado, papel higiênico. FORÇA DE ATRAÇÃO: cr 4 Swipe to v tração; a esquerda ástico e a direita, 0 passo- Corte o papel em pequenos pedaços. Inicialmente o canudo está neutro e encostando-o nos pedaços de papéis picados não acontece nada de diferente. Aproximação do canudo inicialmente neutro, com o papel picado.

Continuação do movimento mostrado na figura 2, onde o canudo não atrai nem um pedaço de papel. 20 passo- Pegue o canudo de plástico e atrite com o papel higiênico, deixando-o eletrizado. Mostra como iniciar o processo de eletrização. ovimento mostrado nas figuras 5 e 6 quando ele estiver eletrizado. Término do processo de eletrização. Sem encostá-lo nos pedacinhos de papéis pode-se comprovar que eles são atraídos para o canudo. Processo no qual o canudo já eletrizado, é aproximado dos papéis picados e atrai os mesmos.

Canudo mostrado ao centro para melhor observação do processo de atração do canudo com os papéis picados. por que isto ocorre? Inicialmente os pedaços de papéis estavam neutros, ao aproximarmos o canudo eletrizado negativamente, ele provocou uma separação de cargas, ou seja, os pedaços de papéis têm argas positivas e negativas, isto fez com que ele repelisse as cargas negativas para uma extremidade e as cargas positivas para a extremidade próxima do canudo, sendo atraídas para o canudo. Como houve apenas uma separação de cargas nos papéis ele continuou neutro.

Ao final da experiência para retirar a eletricidade do canudo basta passar a mão no canudo. FORÇA DE REPULSÃO: Para esta experiência utilizaremos dois canudos de plástico (cores diferentes), linha e papel higiênico. Material utilizado na experiência da força de repulsão; a esquerda têm-se dois canudos de plástico, no centro papel higiênico e a ireita, Inha de algodão. | 0 passo- Amarre em cada extremidade da linha um canudo e suspenda no ar e comprove que eles ficam próximos, assim como mostrado na figura abaixo. róximos, assim como mostrado na figura abaixo. Os dois canudos suspensos pela linha de algodão, inicialmente neutros. 20 passo- Atrite os canudos, um de cada vez com o papel higiênico e novamente, suspenda no ar de forma que estejam proxmos. Processo de eletrização dos canudos, um, depois o outro. Porém, como podemos observar eles se afastam um do outro. Após o processo de eletrização concluído, têm-se a força de epulsão entre os canudos. 0 passo- Após o ocorrido, aproxime o papel com que atritou os canudos, primeiro de um, depois do outro. O papel será atraído por um e pelo outro. Papel higiênico utilizado para atritar os canudos, sendo agora aproximado dos mesmos, presente neste processo a força de atração. Como explicar tal fenômeno? A principio, os canudos e o papel estavam neutros, ou seja, os átomos que os compõem possuem, cada um, a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando atritamos os canudos com o papel, alguns elétrons do papel passaram para os canudos.

Eles ficaram com excesso de cargas negativas (mais elétrons do que prótons) isto é, ficaram eletrizados negativamente e o papel perdeu cargas negativas ficando com excesso de cargas positivas (eletrizados positivamente). por termos atritado os canudos com o papel, damos o nome de eletrização por atrito. Concluí que a força de repulsão surgi por ue os canudos eletrizados passaram à apresentar cargas negati so e como carga surgi porque os canudos eletrizados passaram à apresentar cargas negativas em excesso e como cargas de mesmo sinal se repelem, os canudos eletrizados com cargas iguais após serem trltadas se repeliram.

Já o papel ficou eletrizado positivamente por isso que quando aproximamos o papel dos canudos eletrizados eles são atraídos, ou seja, cargas de sinais opostos se atraem. Observação: *Se atritarmos apenas um canudo e aproximá-lo da parede ele é atraído pela mesma, ou seja, voltamos à experiência da força de Canudo plástico atritado com papel higiênico e atraído pela parede, ou seja, força de atração. *Será que conseguimos desenvolver esta experiência com todos os tipos de canudos de plástico? Sim.

Contudo, os materiais que eles são feitos podem ou não ser iferente, ou seja, nem todos os canudos poderão ser atritados com o papel higiênico, por isso é preciso que se utilize outros tipos de materiais para atritá-los, como por exemplo, os cabelos da cabeça, Ilxa, pano de algodão, etc. Então não se esqueça de que os materiais utilizados irão interferir para que a sua experiência aconteça com sucesso. *Para tirar a eletrização dos canudos basta passarmos a mão, pois o nosso corpo é o caminho mais rápido até o chão, transferindo assim as cargas em excesso para o nosso corpo e voltando a ficarem no seu estado inicial.

Contabilidade

0

vw. w. crc. org. br – E-mail: cursos@crcrj. org. br MATEMATICA FINANCEIRA BASICA COM O USO DO EXCEL Fernando Santoro

Read More

Resenha de satiricon comparado a bíblia sagrada

0

O romance de Petrônio acontece no século l, em Roma, no império de Nero. Trata-se de um romance protagonizado por

Read More