Explosivos na agricultura

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL Dê PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESPACIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ANDERSON CLAYTON LECH TEIXEIRA EXPLOSIVOS NA AGRICULTURA Recife — 2010 Utilização de explosivos na agricultura 1 – Plantações de árv Para a plantação de á ore ors rochosos é inviável a ilizus:- • preparo do terreno, utilização de explosiv pa As covas abertas com explosivos colocam to compactados e uma realização de omicamente viável a disposição das plantas, um bom cubo de terra mobilizada que as raízes podem penetrar com facilidade, aumentando consideravelmente a sua apacidade de expansão, o que se irá traduzir num maior e mais rápido desenvolvimento.

A utilização de explosivos na plantação de árvores tem como objetivo facilitar a sua instalação bem como efetuar a mobilização do terreno circundante. Os explosivos a empregar devem ser compostos por nitrato de amônio. Para proporcionar um melhor desenvolvimento das plantas, quando da instalação poderá ser acrescentado um adubo composto (N-P-K) à cova, cuja quantidade será determinada após a respectiva analise ao solo, o qual além do efeito benéfico sobre as plantas, irá potenciar o efeito mecânico do explosivo. A utilização de explosivos também se reveste de particular instaladas no terreno, nesse caso procede-se ao carregamento do furo com adubo composto (azoto, fósforo, potássio), seguido da carga sendo depois atacado com terra e detonado. ara além da adubação das plantas também tem efeitos benéficos na mobilização do solo em redor da planta, que irá ter repercussões no desenvolvimento da planta, pois o terreno ficará mobilizado em profundidade, permitindo-lhe assim um melhor desenvolvimento. Para evitar danificar as plantas os buracos devem ser feitos no erímetro exterior da copa das árvores ou na entrelinha de 2 ou 4 árvores a uma profundidade de 0,80 metros a 1,20 metros conforme as situações. O solo deverá estar bem seco, para ficar bem mobllizado; logo a melhor altura para a execução desta operação será o Outono. Torna-se mais adequado reforçar o tiro, aumentado a quantidade de explosivo do que aumentar o número de furos, isto para não prejudicar as raízes. Geralmente o solo quase não reage superficialmente, ou reage pouco, á explosão não danificando as raízes.

A explosão atua sobre tudo em profundidade, o que onvêm á planta para que as suas raízes possam procurar novos recursos para a sua nutrição, aumentando ainda assim a capacidade de armazenamento de égua do sol, bem como a sua permeabilidade e aumentando o arejamento, prevenindo de certa forma o aparecimento de patologias do tipo da podridão radicular, relacionadas com a compactação e falta de permeabilidade do solo. 2 – Arranque de cepos ou tocos Dos métodos utilizados para destrui Dos métodos utilizados para destruir cepos, o mais usual é aquele em que se coloca uma carga explosiva debaixo do cepo procedendo à sua destruição; ocasionalmente colocam-se equenas cargas explosivas no interior do cepo, ou nas raízes mais grossas, previamente perfuradas. Condicionantes a ter na destruição de cepos com explosivos: • O diâmetro do cepo; • A idade e a espécie da arvore; • A natureza do solo onde o cepo está localizado; • Distância de segurança de habitações ou outro tipo de estrutura.

Quando se procede ao rebentamento de um cepo por colocação de uma carga debaixo dele, é necessário que os explosivos sejam postos na posição correta, pois, se a primeira tentativa se revelar infrutífera não será possível efetuar uma segunda tentativa. A carga devera ser colocada, 50 cm abaixo do centro do cepo, a carga será de 0. 02 a 0. 03kg por cent(metro de diâmetro do cepo; este valor guia é para terreno franco e para cepos de árvores que tenham sido cortadas há pouco tempo. por exemplo cepos de carvalho irão exigir o dobro da carga. Quando o solo for duro, metade da carga deverá ser suficiente. O buraco será feito com o auxílio de uma barra de ferro, e uma vez concluído irá acomodar a carga. Os explosivos serão acondicionados no buraco que depois é atacado com terra fina.

A principal desvantagem deste método é a falta de controlo elativamente á projeção do cepo pelo que este não deverá ser aplicado perto de hab’tações o PAGF3rl(FS projeção do cepo pelo que este não deverá ser aplicado perto de habitações ou outro tipo de infra-estruturas. Um método mais suave consiste na abertura de buracos no cepo com o auxnio de uma broca, onde posteriormente irão ser colocadas as cargas. Os buracos serão feitos de cima para baixo, onde serão colocadas as cargas. Se o método for utilizado perto de áreas residenciais, o cepo deverá coberto com algum tipo e proteção (sacos de areia) e devendo de ter-se em consideração a onda aérea, já que o onfinamento das cargas não é tão bom quanto em rocha. 3 – Generalidades Um cartucho de explosivo mobiliza 1 metro cúbico de solo, favorecendo a sua atividade biológica pelo arejamento proporcionado pela explosão.

Em termos de rendimento de trabalho, um operador com um ajudante pode efetuar abertura de 300 covas/dia. Note-se que o manuseamento de explosivos apenas deverá ser efetuado por pessoal devidamente habilitado e possuidor de carteira profissional, devendo ser tomadas todas as precauções por questões de segurança. 4 – Abertura de um covacho A mobilização feita com explosivos é interessante em terrenos e subsolo compacto ou relativamente pedregoso. A maneira de proceder é a seguinte: no Sitio exato onde será plantada a árvore faz-se um furo de 70 a 80 cm de profundidade, com uma barra de ferro ou broca de 35mm de diâmetro. No fundo do furo coloca-se o cartucho munido do detonador e respectiva mecha.

A seguir tapa-se o furo utilizando apenas terra muito esmiuçada, calcando p im PAGF respectiva mecha. calcando primeiro suavemente e depois com um pouco mais de força. Resta apenas dar fogo à mecha e tomar as devidas precauções, procurando abrigo à distancia de 20 a 25 metros. Com este processo pode-se simultaneamente fertilizar o terreno. Para isso os furos terão de ser pelo menos 10 cm mais profundo, e antes de serem tapados com terra fina levarão a 1 quilograma de um adubo completo (ex. 7-14-14), que irá assentar sobre o cartucho. Os explosivos a usar terão de ser de natureza nitrica (Gelamonite, Anfo, Amonóleo, emulsões). Nos solos mais compactos só se deve agir quando não tiverem muita umidade.

Embora constitua um processo relativamente perigoso, logo requerendo o máximo de cuidado, são enormes as vantagens que lhe apontam, das quais salientamos as seguintes: . Mobiliza profundamente o solo e o subsolo; 2. Fornece ao solo os produtos azotados resultantes da explosão, 3. Permite a incorporação de fertilizantes no subsolo, nomeadamente o fósforo e o potássio, o que é particularmente vantajoso nos solos pesados elou em regiões com baixa precipitação; 4. Vai facilitar grandemente a plantação das árvores; 5. Vai permitir nalgumas situações, a destruição de impermes e de calos de lavoura. Desejando realizar-se esta operação em todo o terreno, os furos devem ser feitos à distância de 2 a 3 metros uns dos outros.

Sintese do cloreto de terc-butila

0

Universidade Federal Fluminense GQO- Quimica Orgânica II Experimental Relatório: Síntese do Cloreto de terc-butila 20semestre de 2011 Turma: LA Professor:

Read More

Legislação trabalhista

0

Trabalhadores com remuneração (regulamentação) própria: • Empregado doméstico: Aos empregados domésticos, assim considerados, de um modo geral, os que prestam

Read More