Fases do desenvolvimento motor

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE PAULISTA Fases do desenvolvimento motor – estágios São Paulo, 2012 Fase motora reflexiva Os reflexos são base para as fases posteriores. Estágio de reunião de informações: to view next*ge * Atividade motora aproximadamente a Os centros cereb o córtex motor. * Servem de meios fetal até mc ora I a esenvolvidos do que bebê é capaz de reunir informações, buscar alimento e encontrar proteção ao longo do movimento. Estágio de processamento de informações: * Começa aproximadamente no 40.

Mês de vida; O desenvolvimento dos centros cerebrais Infenores inibe uitos reflexos; Substitui a atividade sensório-motora por habilidade motora- perceptiva, envolvendo o processamento de estímulos sensoriais com informações armazenadas e não apenas reações aos estímulos. Reflexos primitivos – agrupadores de informaçóes / mecanismos de sobrevivência * Reflexos posturais – equipamentos de testes neuromotores para mecanismos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Tarefas manipulativas: alcançar, agarrar e soltar; * Movimentos locomotores: arrastar-se, engatinhar e caminhar. Estágio de inibição de reflexos: Inicia-se no nascimento e conforme o desenvolvimento do córtex, os movimentos reflexos são inibidos dando lugar aos movimentos voluntários. Apesar de objetivos, os movimentos rudimentares parecem descontrolados e grosseiros, apresentam falta de controle.

Estágio de pré-controle: A partir de 1 ano de idade, a criança começa a ter maior precisão e controle nos movimentos, principalmente devido ao processo de diferenciação entre os sistemas sensorial e motor e a integração significativa e coerente de informações motoras e perceptivas; Aprendizagem da obtenção e manutenção do equillbrio, anipulação de objetos e a locomoção pelo ambiente, com certo controle e eficiência, Fase dos movimentos fundamentais: * São conseqüências da fase de movimentos rudimentares; * A criança está envolvida com a exploração e experimentação das capacidades motoras de seu corpo; * Experiência motora na ampliação de movimentos estabilizadores, manipulativos e locomotores, primeiro isoladamente e depois de modo combinado; * Movimentos que devem ser estimulados para o desenvolvimento dos movimentos fundamentais: correr, pular (locomotores), arremessar e apanhar (manipulativos) e andar com irmeza e o equilíbrio num pé só estabilizadores). fundamental restrita, embora seqüencial; * Uso exagerado do corpo, com ritmo e coordenação ainda deficiente. Estágio elementar dos movimentos fundamentais: * Envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos; * Aprimoramento das estruturas espaciais e temporais; * Idade aproximada – 3a 4 anos.

Estágio maduro dos movimentos fundamentais: * Desempenho mecanicamente eficientes, coordenados e controlados; * Aos 5 ou 6 anos de idade atingem o estágio maduro; * As habilidades manipulativas desenvolvem-se um pouco mais arde em função das exigências visuais e motoras sofisticadas; * Necessidade de estimulação, encorajamento e ambiente favorável ao desenvolvimento. * Período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progresslvamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes; * O tempo de reação, a velocidade, a coordenação, tipo de corpo, a altura e o peso, os hábitos, a pressão do grupo social e a es6trutura emocional são fatores que podem determinar o desenvolvimento dessa fase.

Fase de movimentos especializados e manipulativas fundamentais são progressivamente * O tempo de reação, av coordenação, tipo de PAGF3(lfd fatores que podem determinar o desenvolvimento dessa fase. Estágio transitório de movimentos especializados: Fase em que a criança de 7 ou 8 anos (aproximadamente) combina habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas em todas as atividades; * Essa fase tem os mesmos elementos da fase anterior, porém com precisão e controle maiores; * A criança se mostra ativa na descoberta e na combinação de umerosos movimentos, sendo de vital importância a ajuda no aumento do controle e da competência motora. Um enfoque restrito (especialização em determinadas atividades) nessa etapa provocará efeitos indesejáveis nos próxmos estágios dessa fase.

Estágio de aplicação de movimentos especializados: * Entre 11 e 13 anos, aproximadamente, a criança toma decisões em relação à sofisticação crescente das suas habilidades, empregando-as nas atividades de iniciação competitivas, sendo capaz de decidir em que atividade tem maior satisfação e sucesso; Essa é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos, atividades de liderança e em esportes selecionados. Estágio de utilização permanente dos movimentos especializados: * Começa por volta dos 14 anos de idade, continuando por toda a vida adulta, caracterizado pelo uso desse repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo durante todas as outras fases anteriores; * Vários fatores como: tempo disponível, dinheiro, equipamentos, instalações, limitações físicas e mentais, etc.. Interferem nesse estágio.

Gestão do suprimento

0

Gestão do suprimento Premium gyene1001 05, 2012 31 pazes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Read More

Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa

0

Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett resumo dos actos Grupo Rafael Lopes , Ana Sousa e Rui Nogueira Resumo

Read More