Figuras de linguagem

Categories: Trabalhos

0

vícios DE LINGUAGEM O emprego indevido de determinadas palavras ou expressões, de maneira a provocar interpretações equivocadas, erros gramaticais ou sons desagradáveis, é chamado de vicio de linguagem. São considerados vícios de linguagem: a ambigüidade, a cacofonla, o barbarismo, o estrangeirismo, o pleonasmo vicioso, o arcaísmo, a colisão, o solecismo, o eco, o hiato e o preciosismo.

AMBIGUIDADE (OU ANFIBOLOGIA) Falta de clareza que acarreta duplo sentido na frase. Luciana e Carlos foram à festa e levaram sua irmã. (irmã de Luciana ou de Carlos? Venceu o Atlético o S São Paulo? ) CACOFONIA OU CAC União de duas palavr inconveniente: ar 3 to view nut*ge u, o Atlético ou o ira de sentido A irmã de Virgínia não era como ela. Deu vinte reais por cada fita CD. Mande-me já a procuração assinada.

A boca dela abriu-se num grito angustiante. BARBARISMO Pronúncia elou grafia incorretas de uma palavra ou expressão: pégada em vez de pegada cidadões – em vez de cidadãos proporam – em lugar de propuseram rúbrica – em vez de rubrica circuito – em vez de circuito húmido – em lugar de úmido asa germinada – em lugar de casa g geminada ESTRANGEIRISMO palavra ou expressão estrangeira empregadas mesmo havendo termo correspondente na língua portuguesa.

De acordo com a origem, o estrangeirismo pode ser classificado em: galicismo ou francesismo (do francês), anglicismo (do inglês), castelhanismo (do espanhol) e italianismo (do italiano). Ele não conhece seu métier. (francesismo) A empresa contratou um novo gerente de marketing. (anglicismo) Mudou o consultório para o segundo piso do prédio. (castelhanismo) Fez tamanho imbroglio que ninguém entendeu o que dizia. talianismo) Muitas palavras estrangeiras já foram aportuguesadas e incorporadas à nossa língua: menu (cardápio) chofer (motorista) biquíni (roupa de banho) coquetel (bebida ou pequena reunião) buquê (ramalhete) drinque (bebida) bibelô (objeto de decoração) lanche (merenda) PLEONASMO VICIOSO Repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão: entrar para dentro subir para cima grande maioria Sair para fora Levantar para cima O vento matinal de manhã PAGFarl(F3 sonoro desagradável, criado pela repetição de fonemas onsonantais idênticos: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

O que se sabe sobre seus sonhos só nos surpreende. SOLECISMO Erro de sintaxe, seja de concordância, de regência ou de colocação: Recebe-se formulários de imposto de renda. (Recebem-se) A viagem dependia que ainda houvesse passagens. (dependia de que) O contrato implica em uma multa, se for desfeito. (implica uma multa) Necessitam-se de bons digitadores. (necessita-se) Me traga o jornal de hoje. ( raga-me) ECO Efeito desagradável provocado pela seqüência de palavras com a mesma terminação. ? uma espécie de rima na prosa.

Seu andar e seu falar faziam-nos sonhar. A aflição e a tensão durante a recepção causaram-lhe profunda comoção. Efeito sonoro desagradável provocado pelo emprego de uma seqüência de vogais: A platéia homenageia o cantor com faixas cheias de palavras apaixonadas. PRECIOSISMO OU REBUSCAMENTO Linguagem afetada, artificial e, muitas vezes, vazia de idéias: Seu gesto altruísta e empreendedor ensombrece a existência dos demais mortais, que o têm como a figura máxima de nossa empresa, baluarte de noss PAGF3ryF3

Documento de teresópolis

0

Capítulo I ( vidas desconhecidas) Vamos ônibus porque você demora tanto? Ai que droga vou chegar atrasada na escola! Chegando

Read More

Capital de giro

0

FACULDADE DE CICNClASJURíDICAS SOCIAS APLICADAS DO ARAGUIA – FACISA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JULIANA TIMO DE MORAES I 05

Read More