Filipe

Categories: Trabalhos

0

1- Assinale V ou F nas alternativas e justifique sua resposta: A) Embora as moléculas lipídicas sejam livres para se difundirem no plano da bicamada, elas não podem trocar de monocamadas, apenas se mover lateralmente na mesma monocamada B) As funções das membranas são únicas e exclusivamente estruturais, selando a célula em um compartimento único C) Todos os carboidratos de membrana plasmática posicionam-se para fora da superffcie externa da célula e todos os carboidratos da membrana interna posicionam-se para o citoplasma.

D) Embora os mc sejam totalmente es s mesmos lipídios d ors Sv. i* to embrana não les apresentam mbrana, diferindo apenas na composição de prote nas 2- Comente o significado de dizer que as biomembranas são semipermeáveis A biomembrana é semipermeável, pois deixa passar apenas algumas substâncias. É composta por fosfolipídios, glicídios, por proteínas associadas a glicídios. Os fosfolipídios constituem a bicamada fosfolipídica. Nesta bicamada existem certas moléculas que atravessam completamente a membrana que são as proteínas transmembranares.

E existem outras que são apenas superficiais. A função destas proteínas e glicídios é de funcionar como receptores de mensagens químicas, e permitem a célula lipoprotéica muito fina, formada por fosfolipídios e proteínas, que se apresentam de forma dinâmica, distribuídos conforme o modelo do mosaico fluido, ou seja, os fosfolipídios se deslocam continuamente sem perder o contato uns com os outros, e as moléculas de proteína “flutuam” nestes lipídeos, podendo se deslocar de um lado para o outro.

Ela é também responsável pela seleção das substâncias que devem entrar ou sair da célula, pois célula viva deve trocar substâncias com o meio. 4- Explique o que é o glicocálix. Comente as suas funções utilizando exemplos Baslcamente o glicocállx é a primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula. Ele que protege a célula das agressões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantem um microambiente adequado ao redor de cada célula, pois retêm nutrientes e enzimas importantes para a célula.

O glicocalix é formado, basicamente, por carboidratos e está presente na maioria das células animais. Têm como função reconhecimento entre células, econhecimento de moléculas, união das células com matriz extracelular, proteção agressão fisica e química, atralr Na+ o que causa diferença de polaridade entre o meio externo e interno da célula. 5- Esquematize o modelo mais aceito para as biomembranas e comente o que ele representa.

O modelo mais aceito atualmente foi proposto por Singer e Nicholson modelo mosaico fluido, segundo ele a membrana é composta por duas camadas de fosfolipídlos onde estão as proteínas. Algumas proteínas estão na superfície de membrana, enquanto outras estão atravessando a membrana de um lado a utro, essa mistura de fosfolipídios e proteínas nos lembra membrana de um lado a outro, essa mistura de fosfolipídios e proteínas nos lembra um mosaico. 5- Qual é o significado da fluidez de membranas? O que pode interferir nessa funcionalidade?

Significa que a membrana é constituída de um mosaico fluído, onde seletivamente ocorre passagem de proteínas e substancias importantes para o funcionamento da célula. Na membrana existem milhões de receptores para as mais variadas prote[nas, a permeabilidade de membrana plasmática permite que essas proteínas sejam identificadas e colocadas pra entro da célula, por meio de vesiculas. 7- Se a membrana é um ambiente hidrofóbico: A) como uma célula consegue estar inserida e um ambiente hidrofílico (meio extracelular)? ) como ela pode conter proteínas inseridas em sua bicamada lipídica? C) e como o colesterol consegue estar inseridos nesse ambiente e ao mesmo tempo com a parte hidrofilica das faces das membranas? A) A molécula de lipídio possui uma característica bioquimica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida. Ela possui uma região hidrofílica e caudas hidrofóbicas. Enquanto que região hidrofílica interage bem com a água, altamente abundante nos meios intra e extracelular, a região hidrofóbica busca “esconder-se” da água.

A intenção natural desta molécula anfipática, ou seja, composta por regiões hidrofóbica e hidrofílica, de atingir um estado que seja energeticamente estável e termodinamicamente favorável, faz com que elas arranjem-se na forma de uma blcamada. A estabilidade é, então, dada pela necessidade termodinâmica do próprio lipídio em manter suas regiões hidrofilica e hidrofóbica em posições adequadas em relação à água. De PAGF3rl(FS anter suas regiões hidrofílica e hidrofóbica em posições adequadas em relação à égua.

Desta forma, se a bicamada lipídica sofre um dano, onde algumas moléculas são removidas, sua tendêncla natural é a de se regenerar. B) C) Esta molécula aumenta a propriedade de permeabilidade das duplas camadas lipídicas, tornando a bicamada lipídica menos propensa a deformações. 8- Você está estudando a ligação das proteínas na monocamada citoplasmática de células e encontrou um método que fornece uma boa quantidade de vesículas formadas pelo avesso da membrana plasmática.

Infelizmente, houve um problema e sua preparação estava contaminada com vesículas formadas pela membrana plasmática em seu lado normal. Um amigo sugeriu que você separasse as vesículas de estudo usando marcação com lectinas. Qual a razão para a sugestão do amigo? 9- Explique os mecanismos de transporte pelas membranas e o papel das proteínas nesse evento. As células são capazes de englobar grandes quantidades de materiais “em bloco”. Geralmente, esses mecanismos são empregados na obtenção de macromoléculas, como proteínas, polissacar(deos, ácidos nucléicos, etc.

Essa entrada de materiais em grandes porções é chamada endocitose. Esses processos de transporte de massa sempre são acompanhados por alterações morfológicas da célula e de grande gasto de energia. A endocitose pode ocorrer por dois mecanismos fundamentais: Fagocitose é o processo elo ual a célula engloba partículas sólidas, pela emissão de p A fagocitose desempenha contra microrganismos e a remodelagem de alguns tecidos, como os ossos. Pinocitose é o processo pelo qual a célula engloba got(culas de líquido ou partículas de diâmetro inferior a um micrômetro.

Depois de englobadas por fagocitose ou por pinocitose, as substâncias permanecem no interior de vesículas, fagossomas ou pinossomos. Nelas, são acrescidas das enzimas presentes nos lisossomos, formando o vacúolo digestivo. 10- Quais são as especializações de membrana e a sua importâncla em células? – do epitélio ciliado da traqueia Cílios e flagelos são expansões celulares finas e muito móveis que contribuem para a movimentação celular com deslocamento ou para proporcionar o aparecimento de correntes líquidas ao redor das células.

Em tecidos animais, como no pitélio ciliado das trompas de Falópio e no epitélio ciliado da traqueia, eles formam um fluxo de liquido. Os Cllios são curtos e numerosíssimos, enquanto os flagelos são longos e pouco numerosos. – do epitélio intestinal Microvilosidades são minúsculas expansões em forma de dedos na superfície da célula que se projetam para o meio extracelular quando se torna necessário ampliar a área de absorção da célula. São numerosíssimas nas células epiteliais de revestimento da mucosa intestinal. – do epitélio da pele (sofre muito atrito) Desmossomos são des ior fixação de uma

Queimaduras

0

FERIDAS CRÔNICAS R 2 COORDENAÇÃO: RÃOPRETO-2. 004 Serviço de Assistência Domiciliar da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirao preto Div

Read More

Direito

0

MOMENTO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade poderá ser PREVENTIVO OU REPRESSIVO. CONTROLE PREVENTIVO: visa evitar que uma

Read More