Filosofia

Categories: Trabalhos

0

e as coisas mudam c permanente. A realidade, para Her não cessam de se tra Filosofia Premium gy cassiamsilva anpe,nR 23, 2012 5 pages Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual Atividade de Avaliação a Distância Disciplina: Filosofia Curso:Gestao Financeira Professor: Flavio Alexandre Hobold Nome do aluno: Data: 10/05/2011 1-A tese pré-Socratico Heraclito consciente de que o individuo to view nut*ge nada é estático e ors contrários , que s. Se tudo não cessa de se transformar perenemente, como explicar que nossa percepção nos ofereça as coisas como se fosse estáveis, ouradora e permanentes?

Para Heráclito de eféso, o conhecimento através da percepção pode ser enganoso porque os sentidos experimentam apenas o que está estático, e isto, é internallzado dentro do individuo não sendo a realidade pura. O conhecimento segundo ele pode ser adquirido através do pensamento que consegue alcançar as mudanças contínuas. Para Parmênides, dizia que só podemos pensar naquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo, ou seja, o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não sao. Para a filosofia aristotélica o conhecimento se distingue pela

Segundo Aristóteles, o conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus: sensaçao, percepçao, Imaginaçao, memória, raciocínio e intuição. Para os antigos, o que a descoberta dos filósofos era o de mais importante até então. A construção de com o era adquirido o conhecimento desde a ontologia até a experimentação acerca das coisas, da relação entre homem e objeto. Porém, o cristianismo trouxe uma mudança significativa neste pensamento que rompeu com a idéia grega de participação direta e hamoniosa entre o osso intelecto e a verdade, nosso ser o mundo. . Ao longo da história da filosofia, podemos constatar inúmeras correntes de pensamento construídas para ajudar a humanidade a compreender melhor a sua existência e o mundo em que vivemos. A corrente filosófica fenomenológica tem por objetivo estudar os fenômenos ou um conjunto de fenômenos que se manifestam ou aparecem aos sentidos ou à consciência. Desse modo, faça uma pesquisa sobre a corrente filosófica “Fenomenologia” e sobre a vida e obra de seus principais expoentes.

Em seguida elabore uma análise critica, levando em onsideração o item abaixo: A teoria defendida pela corrente Fenomenológica e a possibilidade de utilizá-la na atualidade; 2- Seus expoentes foram Husserl e pela Pisicologia da Forma ou teoria de Gestalt mostraram que não há diferença entre sensação e percepção que até então era defendida pelo Empirismo e Intelectualism diferença entre sensação e percepção que até então era defendida pelo Empirismo e Intelectualismo tendo algumas divergências. ara os Empiristas, a sensação e a percepção dependem das coisas exteriores, sendo causadas por estímulos externos agindo obre nossos sistema nervoso, ou seja, uma associação de percepções. Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento e a coisa exterior é apenas a ocas ião. Ou seja: sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (sensação) e de recompor o objeto como um todo, dando-lhe organização e interpretação (percepção).

Para a corrente fenomenológica, sentir e perceber formam totalidades estruturadas dotadas de sentidos ou de significados. Na percepção, o mundo possui forma e sentido e ambos são inseparáveis do sujeito da percepção. O mundo percebido é um mundo intercorporal, isto é, as relaçóes se estabelecem entre nosso corpo, os corpos dos outros sujeitos e os corpos das coisas, de modo que a percepção é uma forma de comunicação que estabelecemos com os outros e com as coisas.

Quando percebemos uma outra pessoa, por exemplo, não temos uma coleção de sensações que nos dariam as partes isoladas de sue corpo, mas a percebemos como tendo uma fisionomia ( agradável ou desagradável, belo ou feia, serena ou agitada, adia ou doentia, sedutora ou repelente) e por essa percepção definimos nosso de relação PAGF3rl(FS definimos nosso de relação com ela. A percepção envolve nossa vida social, isto é, os significados e os valores das colsas percebidas decorrem de nossa sociedade e do modo como nela as coisas e as pessoas recebem sentidos, valor ou função.

Assim, objetos que para nossa sociedade não causam temor, podem causar numa outra sociedade. A construção deste pensamento é de grande importância na sociedade moderna, pois ajuda a compreender os fatos e espeitar a cultura e identidade de cada individuo e sociedade, possibilitando o melhor entendimento entre os povos. Fonte Bibliográfica: Convite a Filosofia – Chaui, Marilena, 2a edição, editora atlas. 3. Faça uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir.

Para cada assunto, procure um texto diferente. 1- pensamento moderno, ao contrario, finaliza em uma concepção monista-imanentista do mundo e da vida: Onão somente Deus e o mundo a mesma coisa, mas Deus é resolvido num mundo natural e humano. Consequentemente, não se pode mais falar em transcendência de valores teoreticos e morais, eligiosos e políticos, pois o ser e deve ser são a mesma coisa, o deve ser coincide com o ser.

O per[odo contemporanio, cumpre o objetivo de conceder uma visão panorâmica e ao mesmo tempo, uma noção introdutória que não se procura uma compreensão profunda do assunto, as principais características que permeiam a contemporaneidade. A contrucao do pensamen PAGF assunto, as principais características que permeiam a contemporaneidade. A contrucao do pensamento filosófico é marcada em primeiro lugar pelo crivo do tempo. Somente os pensadores que alcançam relevância de pensamento ao longo os anos posteriores a sua existência entram para o grupo dos chamdos imortais. -Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, valores concernentes ao bem e ao mal, permitido e ao proibido, validos par a todos os seus membro. No entanto , a simples existência de uma ética, entendida como filosofia moral, isto e, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o sgnificado dos valores morais. Ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.

As Questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral. E sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o sgnficado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. A ética é um saber pratico, distingue-se de acordo com a pratica, considerada como práxis ou como técnica. A ética refere-se a práxis. Fonte Bibliografica: Convite a Filosofia

Tema: ambiente alfabetizador subtema: aprendendo a ler e escrever por meio da música.

0

Curso de Pedagogia Disciplina: Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI) Tema: Ambiente Alfabetizador Subtema: Aprendendo a ler e escrever por meio da

Read More

Desenvolvimento de plano de negócios

0

SUMÁRIO HISTÓRICO 1 IAPRESENTAÇÃO DO SISTEMA 3 1. 1 CARACTERISTICA DOS SPT3 2DEPARTAMENTO COMERCIAL/MARKETING 5 2. 1 SITUAÇÃO ANTERIOR 5

Read More