Finanças empresarias

Categories: Trabalhos

0

NOME PRODUÇAO TEXTUAL IN FINANÇAS EMPRESA 1 or12 to vie”‘ nut*ge STRE . … pág. 12 4 Introdução O objetivo deste trabalho é que seja diagnosticado em uma empresa, como é o funcionamento prático dos conteúdos referentes ao tema do semestre “Finanças Empresariais” e confrontá-los com o embasamento teórico dos itens de pesquisa. Uma empresa precisa estar sempre buscando inovações, estar atualizada, acompanhando as mudanças do mundo.

Na era da informação, a organização precisa ser continuamente redesenhada para manter ou aumentar sua competitividade em relação às demais empresas que disputam o mercado e é preciso ambém fazer planejamentos financeiros, controles financeiros, análise de viabilidade econômico-financeira dos projetos que realiza, enfim, a empresa precisa utilizar de todos os meios necessários para manter-se viva e obter lucros.

O planejamento Financeiro é o processo que, além de estimar a quantia necessária para continuar as operações e os resultados esperados com o desenvolvimento de um sistema orçamentário consistem no planejamento mais racional do emprego dos recursos tecnológicos, humanos, materiais e financeiros. O orçamento materializa os planos (planejar) sob a forma de alores. O administrador precisa, no desempenho de suas funções, obter informações (fluxo de caixa, DRE, relatórios, etc. que lhe permitam acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar os resultados decorrentes dessas ações, traçando metas e políticas que possibilitem o alcance de seus objetivos, quando se estabelece a relação entre a contabilidade e administração, pois é ela que pode oferecer ao administrador tais informações. Tais informaçõ 12 informações tem que ser úteis para prever, comparar, avaliar a capacidade de uma empresa em gerar riqueza futura e julgar a abilidade do administrador em utilizar os recursos da empresa com eficiência no atendimento de seu objetivo principal.

A sobrevivência de uma empresa, nos dias de hoje, requer de seus executivos ações rápidas, conseqüentes e coerentes. Não é possível desperdiçar qualquer tipo de oportunidade, ainda mais: é preciso criá-las! Para manter uma empresa viva é preciso muito conhecimento, esforço e adotar práticas gerenciais que a conduzam, com eficiência e eficácia, no sentido de atingir os resultados relevantes (Rabechini).

Primeira Etapa — Diagnóstico Nesta primeira etapa você deve escolher uma empresa de erviço, comércio ou indústria em qualquer setor (desde que seja poss[vel levantar todos os itens solicitados abaixo) e na seqüência realizar o diagnóstico dos tópicos descritos abaixo, ou seja, como é desenvolvido as atividades. Para tanto, é necessário que você realize um roteiro de pesquisa. Administração Orçamentária – A empresa que escolhi para fazer o diagnóstico foi a empresa Ágil Serviços Especiais Ltda.

Comecei perguntando sobre o Planejamento Financeiro (Orçamentos, Previsões, Provisões, etc), que a empresa utiliza. O Administrador da empresa Ágil me informou que faz todo ano, antes de começar o próximo xercicio, um orçamento contendo informações e valores de contas a pagar, contas a receber, controle de caixa e bancos, tesouraria, conciliação bancária, etc. O Administrador me informou que utiliza este tipo de planejamen 19 conciliação bancária, etc.

O Administrador me informou que utiliza este tipo de planejamento financeiro, porque permite controlar as receitas, despesas e resultados do empreendimento. Trata-se de uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões da empresa. Falou também que a escolha deste tipo de planejamento financeiro permite orientar omo planejar e controlar, servindo para fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização de recursos.

Permite também comunicar a eles (donos e administradores), as intenções e realizações da empresa e é eficaz instrumento para se avaliar se a realidade da empresa está de acordo com aquilo que eles (os donos e os administradores) desejam dela. – O Controle Financeiro utilizado pela empresa Ágil é o fluxo de caixa, pois registra com lareza as entradas e saídas e tudo devidamente comprovado, de grandes ou pequenas quantias de dinheiro da empresa. O Administrador me informou que este tipo de controle financeiro ajuda a perceber onde poderá ser feito cortes, reajustes ou novos investimentos que proporcionem o crescimento da empresa.

Informou que todo ano o Contador que presta serviços para a empresa Ágil, fornece a DRE — Demonstração de Resultado do Exercício e avalia se houve lucro ou prejuízo. 6 Administração Financeira O Administrador me falou que utiliza o Payback como análise de viabilidade econômico-financeira dos projetos, pois determina número de períodos necessários para recuperar o capital investido. Tendo essa avaliação, a administração juntamente com os proprietários da empresa, com bas investido.

Tendo essa avaliação, a administração juntamente com os proprietários da empresa, com base em seus padrões de tempo para recuperação do investimento, no tempo de vida esperado do ativo, nos riscos associados e em sua posição financeira, decide pela aceitação ou rejeição do projeto. Sim, a empresa faz acompanhamento, comparação e análise dos projetos que realiza, para verificar distorções e tomar decisões e justes, pois esta decisão é viável para que a empresa descubra falhas e procure corrigi-las.

O Administrador me informou que a rapidez com que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia-a-dia e que a competitividade acirrada, margens de lucro estreitas, clientes exigentes e avanços tecnológicos constantes, caracterizam um cenário ideal para execução de projetos já que tudo tem que acontecer em um prazo cada vez menor e utilizando menos recursos financeiros.

Gerenciar bem os projetos dentro da empresa, sejam eles a bertura de uma nova filial, a readequação de um processo produtivo ou a implantação de uma nova tecnologia para melhor prestar um serviços aos clientes, tornou-se não apenas um diferencial competitivo para a empresa, mas sobretudo, uma questão de sobrevivência. A empresa Agil realiza investimentos e os recursos são de capital próprio, pois este comportamento é uma decisão dos proprietários da empresa, ou seja, é a polltica da empresa.

A empresa pretende ampliar suas instalações e expandir seus negócios e os investimentos é necessário para cumprir com os objetivos traçados pelos donos da empresa. As ecisões estratégicas e financeiras da empresa são determinadas pelos propr As decisões estratégicas e financeiras da empresa são determinadas pelos proprietários da empresa, ou seja, toda Diretoria, incluindo a Administração, fazem reuniões semanais para verificar os problemas da empresa e tomar as devidas decisões para um bom funcionamento da empresa, de acordo com a politica da empresa determinada pelos proprietários.

Para tomada de decisões em relação aos gastos e investimentos relativos a questão financeira é centralizada. O Administrador da empresa Ágil me informou que está decisão é mais vantajoso, ois está 7 apoiada em decisões firmes na busca pelos objetivos estratégicos da empresa, não há comunicação em duplicidade como ocorre nas decisões descentralizadas, o que garante uma busca mais eficaz da finalidade da organização.

A empresa utiliza as informações contábeis, como insumo para auxiliar a tomada de decisão, pois tais informações são úteis para prever, comparar, avaliar a capacidade da empresa em gerar riqueza futura e julgar a habilidade do administrador em utilizar os recursos da empresa com eficiência no atendimento de seu objetivo principal que é o lucro. Matemática Financeira Os empréstimos foi o tipo de operação financeira já realizada pela empresa para aquisição de veículos.

Os juros utilizados no contrato foram os juros compostos. A taxa contratada na época foi 3,16% com prestações postecipadas. Explicou que escolheu o empréstimo por causa da pouca burocracia e o método de aprovação do empréstimo foi mais rápido, dando uma margem de tempo, ou seja, os pagamentos ocorrem no fim de cada período, pois, a primeira prestação tem um prazo de carência de 30 dias após o contrato. Direito Tributário Espécies tributárias, ou seja, tipos PAGF 19 de carência de 30 dias após o contrato.

Espécies tributárias, ou seja, tipos de tributos que a empresa paga são: (municipal), IRRF, COFINS, “IS, CSLL, INSS (Federais). O fato gerador do imposto (ISS) ocorre na prestação dos serviços. A alíquota praticada no Distrito Federal para o Imposto Sobre Serviços para a empresa Ágil é de 5% (cinco por cento) e a base de cálculo é o preço do serviço. A competência tributária do ISS é dos municípios, ou seja, no caso acima, do Distrito Federal. Os tributos federais que a empresa paga, de competência da união, sao: IR.

COFINS, PIS, CSLL e INSS. O valor da retençao da CSLL, da COFINS e da Contribuição para o PIS/PASEP será determinado medlante a aplicação do percentual de 4,65% sobre o valor bruto do documento fiscal. O fato gerador ocorre no momento da prestação dos serviços. 1,5% (IR) e a base de cálculo é o preço do serviço. Paga ainda 11% de INSS. O Administrador citou um exemplo de uma prestação de serviços, conforme tabela abaixo: 8 CALCULO DO IMPOSTO Valor da Nota Fiscal 7. 00,00 Base de Cálculo 7. 500,00 INSS (11%) 825,00 ISS (5%) 375,00 IRRF (1 112,50 PIS/COFINS/CSLL 348,75 valor Líquido a pagar 5. 838,75 Teoria Econômica O Administrador da empresa Ágil me informou que a análise do mercado consumidor é feita por meio de pesquisa de mercado (como estar segmentado, as caracteristicas do consumidor, análise da concorrência, a participação de mercado do empreendimento e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio, etc. ).

O Administrador da empresa me informou que é importante conhecer os clientes úblico alvo); aplica o âmbito geográfico de atuação da tifica os concorrentes, PAGF (público alvo); aplica o âmbito geográfico de atuação da empresa; identifica os concorrentes, enuncia os pontos fracos e vantagens m relação a eles, estabelece os fornecedores para dar resposta a todas as necessidades do negócio, a estratégia de marketing para diferenciar a prestação de serviços e claro a qualidade dos serviços.

Nas últimas pesquisas o Administrador me informou que o mercado está crescendo e que o é realmente atraente. Quanto a análise da concorrência me informou que um grande número de pequenos negócios neste ramo estão fracassando porque os empreendedores subestimam a concorrência ou simplesmente negligenciam a análise da concorrência ao conceberem os projetos de suas empresas. Então criam egócios para os quais não há lugar no mercado e para quem não estar preparado.

O Administrador analisa diariamente os concorrentes diretos e procura diferenciar a prestação dos serviços com qualidade. Análise dos fornecedores. O Administrador me informou que faz parte da política da empresa definir previamente quem são os fornecedores e os prazos de pagamento, etc. Faz uma lista dos possíveis fornecedores, de preferência mais de um para cada item; estabelece as vantagens e desvantagens de cada um, entra em contato com os potenciais fornecedores para saber se eles se interessam pela parceria, nos volumes de compras.

A estratégia de negócios para cada um destes mercados. No mercado consumidor é feita por diferenciação dos serviços prestados, na qualificação de funcionários e no bom atendimento aos clientes. No mercado concorrente, adota e segue a politica da empresa que é a qualidade dos serviços prestados com excelência e que até agora estão dando resultados para diferenc qualidade dos serviços prestados com excelência e que até agora estão dando resultados para diferenciar as prestações dos serviços fornecidos aos clientes.

O Administrador me informou que a filosofia da empresa é não ver os concorrentes como dversários, pois essa visão desgasta e pode tirar dos objetivos. A empresa utiliza os concorrentes como uma aprendizagem e procura aprender com eles, antecipar os passos, ocupar os espaços deixados e manter-se sempre em alerta. Procura adquirir produtos com boa qualidade e com facilidades nos pagamentos como estratégia de negócios no mercado fornecedor.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE são as informações econômicas mais importantes para o negócio da empresa, além dos relatórios fornecidos pela Contabilidade. Os proprietários esperam para o egócio um retorno de médio prazo. 10 2a Etapa – Análise Fundamentada Conclusão A empresa Ágil Serviços Especiais Ltda. , é uma empresa que está solidificada no mercado e vem apresentando um crescimento notável. Isso se deve ao seu nível hierárquico e sua ação estratégica.

Percebe-se que a estratégia da empresa não privilegia um vetor em especial. Mas de certo modo, o vetor flexibilidade é o mais enfatizado dentro da empresa com um todo, sendo assim, a empresa procura adaptar-se ou acomodar- se em reação à influência do mercado. A empresa Ágil utiliza bem o planejamento e o controle financeiro, mas deveria melhorar inda mais, com mais relatórios inclusive com a utilização de softwares, para ter um co ais profundo da situação PAGF 12 mesma forma, conforme citado acima, acontece com a Administração Financeira da empresa.

A empresa Ágil deve utilizar outras formas de viabilidade econômico-financeira, além do payback, para melhorar na tomada de decisões. Não fazer empréstimos evitará aborrecidos futuros que oneram muito a empresa deixando inclusive de investir na melhoria de outros setores da empresa. A empresa deve guardar uma parte do capital em uma caderneta de poupança para algum imprevisto no futuro. A empresa espera com suas ações, melhorar em todos os níveis estratégicos, tático e operacional, buscando a prevenção, a correção e a melhoria da qualidade.

Apesar de alguns entraves que surgem ou dificuldades impostas pelas próprias diretrizes e o gerenciamento atuante, a empresa consegue manter-se e atingir seus objetivos. As vantagens e desvantagens que surgem de cada dificuldade podem ser a oportunidade de novas realizações. O cliente é fundamental para a empresa e é para ele que será desenhado cada empreendimento, buscando de forma inovadora e diferenciada, desenvolver um produto cada vez melhor e que eja unico, capaz de atraí-lo pela sua criatividade e inovação.

A sua satisfação será uma forma de medir o desempenho da empresa, e deverão ser tomadas ações corretivas visando melhorias internas. Sabemos que os tributos são de fundamental importância para um país, pois por meio das arrecadações é que o Estado investe em educação, saúde, segurança, etc. A empresa Ágil é consciente de suas obrigações tributárias e paga os tributos todos em dia, evitando multas e fiscalizações desnecessárias. A empresa possui uma política, uma filosofia de não bater de frente com a concorrência e sim aprender com eles e t

Girias

0

Trabalho de Português-— Identificação Escola Getúlio Vargas Aluna: Júlia Oliveira Lima Santos Prof: Jeane soares Série Turma:C Matéria:português Gírias Antigas

Read More

Redutor

0

Projetos Mecânicos 30 Ciclo de Mecânica – 1 – Prof. Eng. Mec. Claudinei Bigaton REDUTOR DE VELOCIDADE Redutor de Velocidade

Read More