Física

Categories: Trabalhos

0

Galileu e o Plano inclinado As Idéias de Aristóteles sobre o movimento dos corpos permaneceram atuante por cerca de dois mil anos. Apenas no século XVII, Galileu deu um grande passo na explicação do movimento dos corpos. Ele afirmou que ‘ qualquer velocidade, uma vez estabelecida num corpo, se manterá constante, desde que não existam causas de aceleração ou retardamento, fenômeno que só será observado em planos aproximadamente horizontais onde a força de atrito se tenha reduzi da inércia.

Galileu também estu contrario OFY p ndo assim o principio e verificou que ao o que os aristotélicos (seguidores das idéias de Aristóteles) pensavam corpos com massas diferentes, lançados de uma mesma altura, caem em intervalos de tempo Iguais. Mas como Galileu chegou a conclusão que o movimento uniforme não precisa de uma força para manter o corpo em movimento? A maior dificuldade de Galileu era a medição dos intervalos de tempo e do espaço percorrido pelo corpo em queda.

Além de não possuir instrumentos adequados a medição do tempo (ele media o tempo utilizando relógios d’água) o movimento de queda livre era muito rápido e um ângulo menor que 900 com a superfície horizontal ssim como nossa animação do tobogã. No livro “Diálogo a Respeito de duas Novas Ciências”, Galileu apresenta um diálogo, no qual o problema do plano Inclinado é proposto e discutido, entre Salviati, defensor de suas idéias; Sagredo, um aluno curioso e inteligente e Simplício, que desenvolve as idélas aristotélicas.

Estudando o movimento de diversos objetos sobre um plano inclinado ele observou que quando um objeto rola de cima para baixo no plano inclinado o objeto esta sujeito a uma aceleração, quando o objeto e lançado de baixo para cima no plano inclinado, o objeto sofre uma desaceleração. Observe a figura abaixo: Figura 1 Figura 2 Figura 3 Veja que esta experiência levou Galileu a concluir que no caso dos planos inclinados não serem ascendentes ou descendentes não deve haver aceleração ou retardamento no movimento do corpo. O movimento ao longo de um plano horizontal deve ser permanente. É obvio que Galileu sabia que movimentos permanentes não existiam, mas se cada vez mais ele polisse o plano inclinado, a esfera eo lano horizontal, o atrito entre os corpos movimento horizontal. Aplicações do plano inclinado Possivelmente o plano inclinado é a maquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para subir encostas e transportar cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foram facilitadas pelo plano inclinado. Mas, qual a vantagem de se utilizar o plano inclinado?

Como já foi citado, Galileu tinha uma dificuldade de medir o tempo de queda dos corpos devido o movimento ser demasiadamente rápido, no entanto com o plano inclinado ele diminuía a atuação da aceleração da gravidade e poderia analisar melhor o movimento. Observe a figura: Observe que o vetor que aponta na direção do movimento é ma componente da força peso, observe também que esta componente diminui com o ângulo, isto é enquanto menor a inclinação, menor será a componente do peso na direção do movimento, portanto uma menor aceleração.

Podemos também concluir que para elevar um mesmo objeto a uma mesma altura utilizando um plano inclinado, na medida do possível, devemos escolher aquele que possui a menor inclinação. O parafuso também é uma aplicação do plano inclinado, que nada mais é do que um plano inclinado enrolada em um cilindro. Assim, com o auxilio desse , Galileu pôde 3

Equações de maxwell

0

EQUAÇÕES DE MAXWELL Leis de Gauss para a eletricidade E = Campo Elétrico p = densidade das cargas elétricas EO

Read More

Modelos de suavização exponencial, arima e redes neurais artificias: um estudo comparativo para a previsão de demanda

0

Modelos de suavização exponencial, arima e redes neurais artificias: um estudo comparativo para a previsão de demanda Premium gyWi1127 08,

Read More