Fotoo

Categories: Trabalhos

0

1. INTRODUÇÃO A água é a capacidade de um conjunto de processos que pode causar modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres, a água pode ser encontrado em 3 estados físicos: líquido, sólido, vapor. E o vento é causado pelo movimento das massas de ar, porém é individualmente principal nas regiões áridas como nos desertos. E o gelo é a massa continental de limites definidos, que se movimentam pela ação da gravidade, originando-se pela acumulação de neve e sua capacitação por pressão transformando em gelo.

Este trabalho tem por objetivo aprender entender o que sig da Água, do Vento e 2. DESENVOLVIMENT ar a Ação Geológica OF6 p 2. 1 AÇAO GEOLOGICA DA AGUA Definição da agua: A origem da primeira água na história da terra esta relacionada como a formação da atmosfera ou seja a de gaseificação do planeta. Estre termo refere-se ao fenômeno de liberação de gases por um solido ou liquido quando este é aquecido ou resfriado. A água é um Líquido incolor e inodoro composto de hidrogênio e oxigênio (H20), sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.

Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. transformando minerais, rochas e feições terrestres. Quando chove sobre a superfície da terra, uma parte da água se evapora e retorna à atmosfera, outra parte corre por sobre a superffcie dos continentes, constituindo as águas de escoamento superficial (rios e cursos de água). A agua esta em constante circulação na natureza. Essa circulação continua da agua, à qual chamamos de ciclo hidrológico, é essencial para que haja vida na superf[cie da terra.

A agua dos oceanos, rios, lagos, vegetais e geleiras passa para tmosfera, em forma de vapor, em um processo denominado evapotranspiração. As baixas temperaturas da atmosfera fazem esse vapor de agua se condensa, passando para o estado liquido, e, dessa forma, se precipitar sobre a superfície da Terra. Entretanto, dos 119 mil km3/ano de precipitações que caem sobre os continentes, apenas 47 mil km3 não voltam para a atmosfera; permanecem nos continentes, circulando com agua doce.

Essa diferença entre a precipitação e evaporação é chamada excedente h[drico e se transforma em rios, lagos (escoamento superficial) ou em lençóis de agua subterrâneos Ação geológica da água: Ação geológica é a capacidade de um conjunto processos causas modificações nos materiais terrestres, O esculpi mento de formas de relevo da superfície terrestre é um tipo de ação geológica, denominada pela dinâmica externa ado planeta terra, conhecida com ação geomórfica. A zona de ocorrência da agua s planeta terra, conhecida com ação geomórfica.

A zona de ocorrência da agua subterrânea é uma região onde é iniciada a maioria das formas de relevo, pois a agua subterrânea é o principal meio das reações do intemperismo químico. O movimento da agua subterrânea, somando ao da agua uperficial, são os principais agentes geomórficos da superfície da terra. A ação geomórfica da agua subterrânea se traduz por vários processos de modificações da superficie terrestre e seus respectivos produtos Erosão marinha: A erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha.

As águas do mar atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química e sua ação mecânica. A agua do mar reage quimicamente com alguns materiais rochosos desgastando-os. A ação mecânica das águas faz-se sentir quando o mar atira ontra a costa rochas de dimensões variáveis originando fraturas nas rochas do litoral. A ação que o mar exerce sobre os continentes faz-se sentir aos seguintes níveis de desgaste, transporte e deposição. A erosão marinha é provocada pela agua do mar.

O choque das ondas do mar contra um a rocha promove lentamente o se desgaste A erosão marinha também fora ilhas, baías e cabos. Ilhas – terra cercada de agua por todos os lados menos extensos que os continentes. Baías — pequena enseada. Cabo — ponta de terra que avança pelo mar. Imagem de uma erosão Marinha. 2. 2 ACAO GEOLOGICA 3 de uma erosão Marinha. . 2 AÇAO GEOLOGICA DOS VENTOS Definição do vento: O vento, que é o deslocamento de uma massa de ar, ocorre quando duas massas de ar de densidades diferentes (pressões diferentes) se interagem.

Aparece um fluxo de ar da região da maior pressão para a região da maior para menor pressão até estabilizar as pressões entre essas regiões. A força que leva o ar de uma alta para um baixa pressão é chamada força de gradiente de pressão. Esse é o processo inicial de formação dos ventos. Os ventos são os grandes responsáveis pela dinâmica costeira, tendo um papel importante na sedimentação litorânea e nas ormações das ondas, contribuindo, também, para a geração das correntes litorâneas.

São de fundamental importância na dinâmica terrestre, visto que eles são modeladores do relevo, transportam umidade dos oceanos para as porções continentais, amenizam o calor das zonas de baixa pressão atmosférica, entre outros fatores. De acordo com os movimentos, os ventos podem ser: Ventos de oeste: deslocam-se dos trópicos em direção aos polos do planeta. Ventos polares de leste: são ventos que se deslocam dos polos em direção aos trópicos.

Ventos alísios: se direcionam dos trópicos para as regiões róximas à linha do Equador. Ação geológica dos ventos: A ação geológica do vento sobre a superffcie terrestre registra-se apenas nas praias, nos desertos e nas regióes Peri glaciais. Esses três tipos de ambiente se caracterizam pela presença de uma grande quantidade glaciais. Esses três tipos de ambiente se caracterizam pela presença de uma grande quantidade de detritos finos, que podem ser transportados a grande distância .

A escassez de vegetação constitui a principal causa da ação efetiva do vento sobre a superfície terrestre, pois, ao mesmo tempo em que fixam ao solo os constituintes mineralógicos e itológicos, as plantas reduzem, pelo atrito, a velocidade do vento. Erosão eólica: A erosão eólica se manifesta em regiões fustigadas por ventos capazes de transportar partículas sólidas em suspensão e nela se distinguem dois processos: o de corrosão e o de deflação.

A corrosão consiste no desgaste das rochas pelas partículas sólidas transportadas pelo vento; a deflação, na remoção dos fragmentos de rochas já soltos. A força corrosiva e transportadora dos ventos é consequência direta de sua velocidade, que varia de apenas uma fração de metro por segundo até mais de 150km por hora. Pode-se ter uma ideia da força destruidora de um grão de areia transportado pelo vento sobre um objeto sólido quando se considera que em geral o principal constituinte das areias é o quartzo, cuja dureza é 7 na escala Mohs.

O processo pode escavar profundamente as rochas graníticas e formar depressões imensas, como as do norte do Egito, que atingem até 134m de profundidade. O vento não transporta apenas partículas suspensas. A erosão que provoca também se processa por meio do rolamento de fragmentos maiores, que são empurrados pela superficie. Os ventos de aproximadamente cinquenta S fragmentos maiores, que são empurrados pela superfície.

Os ventos de aproximadamente cinquenta quilômetros por hora transportam somente grãos de areia de pouco mais de um milímetro de diâmetro, mas os furacões, por exemplo, são capazes de transportar seixos de dez centímetros de diâmetro. Grande parte da energia do vento é consumida no transporte, o que reduz sua velocidade e, em consequência, seu poder transportador. Obstáculos como blocos rochosos e arbustos também podem reduzir a velocidade do vento. Erosão eólica. 2. 3 AÇÃO GEOLOGICA DO GELO 2. CONSIDERAÇOES FINAIS 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS correntes litorâneas. http://pt. wikipedia. org/wiki/%C3%81gua 2 http://www. portalsaofrancisco. com. br/alfa/meio-ambiente -erosao/erosao-mannha. php http://360graus. terra. com autor • Fabio reis acessado em 16/03/2012 16:08 http://www. fotolog . com. br/madruga_1/92791609/ helena madrugo acessado em 21/03/12 15:54 http://www. brasilescola. com/geografia/vento. htm Wagner de Cerqueira e Francisco Acessado 1 7:02 http://w. n. •vw . emdiv. com. br/pt/mundo/tecnologia/1516-geologia-o-estudo-da -compisicao-quimica-e-litologica-terrestre. html acessado em 21/03/201221:oo

Relatorio fisica

0

Cinemática Felipe Amorim, Jorge Reis, Josiéli Mara Schneider, Maria Luiza Almeida Gomes, Rafael Porto Zembruski, Sibele da Fontoura. Colegiado de

Read More

Irrf cooperativas

0

Página 1 de 3 IRRF – Cooperativas de trabalho 18 de Julho de 2011 Em face da publicação da Lei

Read More