Funcionalismo

Categories: Trabalhos

0

Funcionalismo (funções da linguagem) Segundo Roman Jakobson as principais funções de linguagem são a função referencial, a função emotiva, a função conativa, a função fática, a função metalingüística, a função poética todas sendo multo válidas para a análise (compreensão) de textos. A Função referencial (ou denotativa) tem esse nome quando se centraliza predominantemente no referente, ou seja, quando o emissor procura disponibilizar diversas informações sobre o ambiente particularizando-o. ? uma linguagem bastante usada em jornais, revistas, livros científicos e tem como rincipais característi linguagem prevalece emotiva (ou expressi predominantemente emoções, opiniões d ar 3 eta e denotativa de singular. A Função do se centraliza nsparecer no texto a linguagem usada principalmente em livros autobiogr ticos, em livros de memória, em livros de poesias líricas e também usada em bilhetes e cartas de amor e tem como características principais a subjetividade, muitas interjeições, muitas exclamações, e prevalece a primeira pessoa do Swipe to view next page do singular.

A Função conativa (ou apelativa) tem esse nome por centralizar predominantemente no receptor; o emissor rocura influenciar o comportamento do receptor persuadindo através da linguagem e muitas vezes utilizando-se de técnicas da PNL (programação neurolinguística) é a linguagem utilizada em discursos, em sermões, em propagandas e as principais características são o uso de pronomes de tratamento você e tu ou até mesmo o nome da pessoa, além de muitos vocativos e principalmente imperativos.

A Função fática (ru(do) tem esse nome quando se centraliza predominantemente no canal de comunicação é a linguagem das falas telefônicas carregada de expressões como alô, então, entende? aí então, está me ouvindo? , então thau, usada para chamar atenção do receptor. A Função metalingüística tem esse nome quando se centraliza predominantemente no código; é o uso da linguagem para falar dela própria.

Posso citar como exemplos a poesia que fala da poesia, da sua função e do próprio poeta ou um texto que comenta outro texto. O Escritor Carlos Drummond de Andrade em determinadas obras utilizou-se dessa função de linguagem. A Função poética tem esse nome quando se centraliza predominantemente na mensagem, mostrando recursos imaginati PAGFarl(F3 em esse nome quando se centraliza predominantemente na mensagem, mostrando recursos imaginativos criados pelo emissor. Esta Figura de linguagem é afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica.

A principal característica que a identifica e a linguagem figurada que está presente, por exemplo, em obras literárias, em letras de música, em algumas propagandas e até mesmo na fala fantasiosa de algumas crianças. Levando-se em consideração esses aspectos entendo que em um mesmo texto podem aparecer várias funções de linguagem, porém o importante é saber qual é a função predominante o texto, pois ela o definirá como sendo emotivo, referencial, apelativo, fático, poético ou metalinguístico, assim, poderemos através da identificação predominante compreendê-lo como uma unidade textual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www. brasilescola. comfredacao/as-funcoes-linguagem. htm http://v,mw. gclfinho. com. br/ http://www. graudez. com. br/literatura/funling. htm httpwpt. wikipedia. org,Wki,’Fun%C3%A7%C3%B5es_da _linguagem http://www. algosobre. com. br/gramatica/funcoes-da-linguagem . html http://educacao. uol. com. br/portugues/funcoes_linguagem. jhtm PAGF3ÜF3

Curso De Memoriza O

0

Curso De Memoriza O O’BFRNFTIC SYSTFMS QIJF # FSTF? POR se você espera encontrar fórmulas, teorias e termos técnicos complicados

Read More

Seguraça do trabalho

0

Apresentar o levanta alternativas viáveis q po PACE 1 ora financeiros. e) Osv ponto. f) Em aberto Critério de Avaliação

Read More