Fundamento da administração

Categories: Trabalhos

0

* 1 -INTRODUÇÃO As organizações devem conhecer e fazer uso dos sistemas de informação como ferramenta de integração das tarefas da administração e para aperfeiçoar os processos de produção, além disso, a Tecnologia da informação permite as empresas ter informação em qualquer tempo e lugar facilitando nas tomadas de decisões. 2. DESENVOLVIMENTO Administração é o “processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacio 2. Atividades do Pro A Administração é o ra to view nut*ge dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, e isto é possível por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005). a. Planejamento: Para as organizações alcançarem tudo o que esperam e almejam é necessário planejar. Somente analisando o presente e pensando no futuro que se pode estabelecer algo mais concreto.

As organizações não devem trabalhar com base na imprevisão, pois para atuarem de forma eficiente e eficaz é necessário estabelecer aonde se quer chegar, de que forma, uando e como? b. organização: Temos duas definições para organização um se trata da entidade social – As organizações são grupos sociais realização de objetivos, que de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços (MAXIMIANO, 2004, p. 7) – e outro como função ou atividade administrativa – Para Montana e Charnov (2006, p. 170) é o “processo para desenvolver de modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais a consecução dos objetivos de uma empresa” c. Direção – Liderança: Processo pelo qual um individuo exerce nfluência sobre outras pessoas e inspira, motiva e dirige suas atividades para ajudar a atingir os objetivos do grupo e da organjzaçao OONES; JORGE, 2008, p. 495).

Líder: Indivíduo que é capaz de exercer influência sobre outras pessoas para ajudar a atinglr os objetivos do grupo da organizaçao OONES; JORGE, 2008, p. 495). A função básica da Liderança é esclarecer os objetivos que a empresa pretende realizar e auxiliar as pessoas a executá-los. d. Controle: É o processo de monitoração das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e corrigidos de uaisquer desvios significantes (ROBBINS, 2003, p. 141). 2. 1. CONCEITOS BASICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇAO Laudon e Laudon (1999, p. 4) definem sistema de informação como um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. Segundo Kwasnicka (2006, p. 4) define sistema como “um grupo de ele Segundo Kwasnicka (2005, p. ) define sistema como “um grupo e elementos inter-relacionados e integrados de forma a obter um dado resultado. ” para O • Brien (2001, p 6) “sistemas de informação é: um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informação em uma organização” Sistema de informação é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada e que tenha por fim gerar informações de saída, para suprir determinadas necessidades. 2. 1. 1 . Conceitos de Informação Comunicação: para Ferreira (1986,p 356), é o ato ou efeito de mitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ ou processos convencionados, quer através de linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro elou visual Dado: São fatos em sua forma primária, como observamos no mundo. Informação: É um conjunto de dados que gera conhecimento e consciência a respeito de algo. Conhecimento: É aquilo que se sabe de algo ou alguém. . 1. 1 . 1. 1 Planejamento dos Sistemas de Informação O Sistemas de Informação é uma atividade que define futuro desejado para os sistemas da organização, o modo que deverão ser suportados pelas tecnologias. Os sistema de informações são implementados com sucesso quando a organização consegue estruturar estrategicamente, taticamente e operacionalmente as informações e conhecimentos PAGF3ÜFd estruturar estrategicamente, taticamente e operacionalmente as informações e conhecimentos relevantes para o desenvolvimento do negocio.

Os principais objetivos de se fazer um planejamento são: buscar maior eficiência interna, criando uma base de informações necessárias para o bom funcionamento operacional gerencial; administração das informações do ambiente externo; planejamento dos recursos de tecnologia da informação parra suportar o Sistema de Informação envolvendo qualidade de hardware e software.

O planejamento dos Sistemas de Informação deva fazer parte integrante da atividade de planejamento estratégico da empresa, diante a sua importância. O planejamento ainda resulta inevitavelmente em mudanças na organização, que se manifestam principalmente nos funcionários, obrigando-os a refletir sobre a organização, a desejar acompanhar a evolução e a novação organizacional da empresa. Os sistemas de informações são mais do que apenas computadores.

Para usá-los efetivamente, é preciso entender a organização, a administração e a tecnologia de informação que são base de sua configuração. Todos os sistemas de informação podem ser descritos como soluções organizacionais e administrativas. Os sistema de informações são implementados com sucesso quando a organização consegue estruturar estrategicamente, taticamente e operacionalmente as informações e conhecimentos relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Documentos para homologação

0

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO Conforme Instrução Normativa n. 0 3, de 21. 06. 2002 DOS DOCUMENTOS Art. 12. Os documentos

Read More

1° Relatorio fisica experimental

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA-CCT DEPARTAMENTO DE FÍSICA DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL I PROFESSORA VERA MEDIDAS

Read More