Fundamentos da administração

Categories: Trabalhos

0

1 INTRODUÇÃO Através deste trabalho, mostraremos os fundamentos da administração seus princípios suas características ,mostraremos também a importância dentro de uma empresa,seus departamentos como funciona,como e o desempenho dentro de uma empresa o papel de cada administrador, suas atividades mostraremos como e um trabalho feito com qualidade. Será citado como e a administração de uma empresa suas definições como área contábil , área de produção área de marketing,área de recursos humanos área de administração financeira ,será most de uma empresa e v e o funcionamento. s de identificação exemplos de como or15 to view nut*ge trabalha com elaboração e análise de relatórios e tabelas, além de enfrentar muitos desafios, principalmente quando o trabalho diz respeito à reorganização e implantação de uma empresa ou ainda quando vai lançar um produto no mercado. para o desenvolvimento de todas estas funções, é necessário que o profissional que vá trabalhar como administrador desenvolva habilidades de liderança, e que treine as formas mais claras de transmissão de idéias às outras pessoas.

Para que o futuro administrador desenvolva todas estas abilidades, o curso de administração contém disciplinas relacionadas à psicologia, socologia e direito, assim como matemática financeira e estatística, em teoria, administração não é um curso apenas teórico, ele também consiste em análise de casos e simulação de situações específicas em empresas fictícias. Atualmente, como acontece em quase todas as profissões, o conhecimento de informática é muito importante para um trabalho mais ágil e preciso.

Função Técnica – que hoje é muita conhecida como área de produção, relaciona-se com aspectos de produção de bens e serVlÇOS. Função Comercial – denominada nos dias de hoje função de marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa. Notem que a função de compra está incluída nessa função. Função Financeira – ainda hoje mantendo essa mesma denominação, relaciona-se com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.

Função Segurança – que nos dias de hoje está inserida na área de Recursos Humanos, tinha por atividade assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa ( acidente de trabalho). Função Contábil – hoje essa função não const 5 envolvidas com a empresa ( acidente de trabalho). Função Contábil – hoje essa função não constitui propriamente um área dentro da empresa mas uma atividade. Como hoje, na época a função também consistia em registrar as contas efetuadas, elaborar balanço e estatísticas.

Função administrativa – também hoje constitui uma atividade atribuída a todas as áreas da empresa, tem o caráter de coordenação das demais áreas. Fayol considerava essa atividade de integração da cúpula das demais funções. AREA DE PRODUÇAO • Proteção física – envolve a construção de um estoque de ecursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias- primas quanto para produtos acabados. ?? Proteção organizacional – é uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo, onde as outras funções organizacionais agem formando barreiras ou proteções entre as incertezas ambientais e a função produção. A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos: • Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo. ?? Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços. ?? Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos. • Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta. • Ergonomia • Estudo de tempos e movimentos • Planejamento da produção: lane’amento de capacidade, agregado, plano mestre d equenciamento. Econômica e Patrimonial e é responsável por fazer demonstrações contábeis e pelo estudo dos componentes do patrimônio monetário das empresas, em que cada número tem seu significado. Ele recomenda as atitudes a serem tomadas ara solucionar problemas financeiros.

Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das empresas, assim como com as datas e prazos das obrigações fiscais, e interpretar corretamente os dados coletados, para que adote os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição. As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômlca ou social que a empresa exerce no contexto econômico. Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: um sistema de controle adequado à empresa; Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa; Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa; Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

AREA DE MARKETING O marketing deve administrar,planejar, agir, monitorar, criar ovos produtos, estar perto dos clientes, conversar com eles, observá-lo, deixá-lo ser ouvido etc. O foco principal deve ser sempre a satisfação total do consumidor com um alvo muito claro: fazê-lo comprar de novo. Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus consumidores, signi de novo. Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de marketing e planejamento estratégico. Marketing engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como ualquer outra função empresarial. AREA DE RECURSOS HUMANOS A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.

Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e funcionamento dório da empresa. Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de argos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional.

O Gestor de Recursos Humanos tem como principais atividades profissionais, quer no trabalho liberal, quer em organizações, as seguintes tarefas: • Desenvolvimento das pessoas para o ambiente organizacional interno e externo; • Realização de pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos como Administração do Recrutamento e Seleção, Métodos e Programas de Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Relações Trabalhistas, Gestor da

Qualidade, Análise do Desempenho Humano, Analista de Cargos e Salários, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos, • Exercício de funções e cargos de técnico de administração em serviços públicos, sejam conexos; serviços públicos, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais, e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; • Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da administração pública ou de organizações rivadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração; • Abertura para a competitividade e inovações do mercado. ?? Considerando as características acima descritas, o profissional formado no Curso de Tecnologia em Administração de Recursos Humanos da Faculdade Marechal Rondon, será ser capaz de: • Determinar o melhor meio de se empregar os esforços; • Otimizar resultados e minimizar riscos; • Tomar decisões acertadas e saber implementá-las; • Exercer liderança, compreendendo os fenômenos de dinâmica rupal, coordenando e dinamizando reuniões; • Agir segundo princípios éticos com a classe dos Administradores, com os órgãos diretivos e fiscalizadores da profissão e principalmente, com a sociedade; • Compreender a abordagem sistêmica no trato dos problemas administrativos. AREA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada ara controlar da forma mais eficaz posslVel, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de inves PAGF 15 possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa. As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas.

Os demonstrativos mais importantes são: • Balanço Patrimonial • Demonstração do resultado do exercicio (DRE) • Fluxo de Caixa Outras demonstrações financeiras incluem [1]: • Demonstração das origens e aplicações de fundos (DOAF) • Relatório de gestão • Parecer dos auditores independentes O trabalho de Diagnóstico Financeiro tem como objetivo a mensuração do desempenho financeiro e do modelo de negócios praticado pela empresa, abrangendo um periodo anterior ao atual (análise retrospectiva) e projeção de valores para um período posterior ao atual (análise prospectiva). Isso é feito por meio de análise das informações contábeis, registros em planilhas fornecidos pela empresa, informações do planejamento estratégico e entrevista com os gestores. A eficiência do modelo de gestão, o grau de competitividade, a produtividade dos recursos humanos, a qualidade dos produtos e os padrões de todos os demais fatores críticos de sucesso de uma empresa são expressos no seu desempenho financeiro. 2. SEGUNDA ETAPA Elementos de identificação da Empresa Razão social: Indústrias de Pregos Ayres Ltda. Nome fantasia: Pregos Ayres Ramo: indústria de pregos Tipo da organização: setor privado Porte da empresa: peque organização: setor privado Porte da empresa: pequeno porte Objetivo • Gerar empregos e movimentar economia do município de Goiánapolis-Go e regiões do entorno • Contribuir com o reaproveitamento da égua. A Pregos Ayres (Indústria de Pregos Ayres Ltda. ) foi criada para atender um mercado amplo no ramo de pregos, e atualmente tornou-se líder em vendas na região. Fundada em 2000, a Pregos Ayres – Indústria de Pregos Ayres Ltda. foi instalada em Goianápolis, em Goiás, época em que atendia apenas a demanda local. Com investimentos nas áreas de tecnologia e capacitação de funcionários, formando e qualificando um bom quadro de colaboradores, a prego Ayres atinge hoje a maior parte da demanda da região do entorno, com competitividade estratégica. É uma indústria que tem como ramo, a produção de pregos e que com experiência adquirida ao longo dos anos com a fabricação de pregos conseguiu diversificar os produtos oferecidos. Há uma década no mercado, a empresa conta com grande tecnologia e colaboradores capacitados, nos padrões de qualidade total, com ética e dinamismo, garantidos por uma marca sólida e de onfiança.

Com a execução de projetos personalizados mostra o interesse da empresa no aperfeiçoamento continuo, buscando antecipar o cliente em suas necessidades para oferecer o melhor, sempre Os Pregos Ayres é uma empresa que tem como tipo de organização o setor privado, possuindo o controle dos direitos, bem maquina e edificações, e o lucro final dos dois sócios que estão no comando à empresa. Enquadrada como empresa de pequeno porte que estão no comando à empresa. Enquadrada como empresa de pequeno porte tem como faturamento anual a quantia de aproximadamente R$ 500. 000,00 em uma economia solida e não passa por problemas financeiros. Desde a criação não toma atitudes que trazem muitos riscos e as estratégias econômicas são bem planejadas para que não haja grandes impactos econômicos na empresa.

O Prego Ayres tem como objetivo principal a geração de empregos dando qualificação adequada aos colaboradores que constituem 80% do quadro de funcionários da empresa, e também grande movimentação da economia da cidade visto que com a sua localização traz grandes benefícios junto ao município. Ela se destaca entre as outras empresas da região por contar om um projeto que de reaproveitamento da água que utilizada pela empresa nos seus processos de produção e de toda a empresa como um todo. Conta com um grande sistema que por dia descontamina cerca de 10. 000 litros de água que são reaproveitados na limpeza e na área de cuidado com plantas. 2. TERCEIRA ETAPA Nossa linha de produtos: Pregos polidos com e sem cabeça – Galvanizado para telha – Ardox Grampos para cerca – Arames em geral; Embalagens – Pregos e Grampos – Fardos com 20 pacotes de 1 quilo Fonte: Internet a) Principais Recursos Utilizados para viabilizar o negócio: Para o financiamento do pro•eto os sócios utilizaram a linha de crédito da Agencia de Fo o de sao Paulo. associados ao investimento e despesas pré-operacionais. Taxa: 0,65% ao mês, corrigido pelo IPC-FIPE Prazo: Até 60 meses, incluindo a carência; Capital de Giro Associado ao investmento. Carência máxima: 12 meses; Participação: até 100% do valor dos itens financiáveis.

Taxa: a partir de 0,53% ao mês, Prazo: até 72 meses Carência máxima: 24 meses Participação máxima: até 90% b) Materiais / Matéria-prima: Os pregos comuns são feitos em aço cromo-níquel-molibdênio- anádio- trefilado, que vem da siderúrgica em forma de bobinas de fios no diâmetro do corpo do prego. Há uma variação nessa fabricação, pois existem pregos de cobre, inox, alumínio, plástico e também de uma madeira chamada pau-ferro. É fornecida em forma de bobina que é desenrolada pelo alimentador da máquina. Serão comercializados pela Pregolêndia os seguintes grupos de produtos: – Ferramentas – Máquinas Abrasivos – Materiais para solda – Borrachas – Materiais para jardinagem _ Ferragens – Material de limpeza – Adesivos – Materiais Elétricos Materiais Hidráulicos – Materiais para pintura

Alterações nas legislações tributarias

0

UNIRONDON CENTRO UNIVERSITARIO CANDIDO RONDON PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇAO DO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO-TCC ±amViewer npvl

Read More

Sistemas legados

0

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE Tecnologia em análise

Read More