Fundamentos da educação

Categories: Trabalhos

0

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR COC FACULDADE INTERATIVA COC CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO DE PESQUISA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ALICE APARECIDA DE LIMA ANDRADES DANIELE CHRISTOFALO TATIANA ROBERTA LOPES PEREIRA VAN ors to view 1 DADOS DE IDENT 2. 1 TITULO PROVISÓRIO DO PROJETO: O ESPECIAL NA EDUCAÇAO E O DIFERENCIAL DA EDUCAÇAO 2. 2 DADOS DOS ACADEMICOS Nomes: Alice Aparecida de Lima Andrades Daniele Christofalo Tatiana Roberta Lopes Pereira Vânia Lígia Lopes Curso: Graduação em Pedagogia Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação

Ano: 2010 relações que essas crianças estabelecem com os profissionais da educação, da família e da sociedade; * Ressaltar a importância da produção de conhecimento para as crianças portadoras de necessidades especials; * Propor, a partir dessas identificações, outras possibilidades para a construção de novas formas de intervenção pedagógica. PROBLEMÁTICA Com o desenvolvimento desta pesquisa buscaremos nos aprofundar a respeito da socialização do individuo com necessidades educacionais especiais, bem como a ajuda ou ntervenção de outros profissionais, como o pslcólogo e o psicopedagogo, para o desenvolvimento e a socialização dessas crianças, além do papel político, social e familiar. Discutiremos ainda, sobre a prática da inclusão, já que esta propõe um novo modo de interação social, no qual há grandes mudanças de valores e atitudes que exigem alteração na estrutura da sociedade e da própria educação escolar. HIPÓTESES Consideramos que com o desenvolvimento desta pesquisa poderemos despertar o olhar do professor para as specificidades de cada criança de forma: que se construam expectativas com a produção e com o desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais; apontar alguns desafios e polaridades que permeiam o discurso de todos aqueles que estão envolvidos com a problemática da educação inclusiva no Brasil.

Nesta perspectiva, procuraremos destacar os principals problemas, dificuldades e impasses presentes no cotidiano do trabalho dos educadores, especialistas da educação e diretores, afinal, a escola necessita absorver, digerir e assimilar, criando ovas competências para atender à diversidade. outros, permitindo-nos conhecer melhor os assuntos que já foram estudados. REFERENCIAL TEORICO Sabe-se que o tema “Especial” vem sendo muito abordado ultimamente, até mesmo na mídia, isto é, pessoas com diversos tipos de necessidades especiais vêm ocupando cada vez mais espaço dentro e fora da Instituição Escolar.

A expectativa do grupo, em relação ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Estratégias e Orientações para a educação de crianças com necessidades ducaclonais especials) é de saber, através de um estudo mais aprofundado sobre o assunto, se realmente este Referencial Curricular oferece todas as possibilidades para a criança portadora de necessidades especiais e também se essas referências já existentes são realmente colocadas em prática nas escolas e, através disto, possamos talvez, criar condições de ações mais interativas, entre o professor e o aluno especial.

BIBLIOGRAFIA PRÉVIA * Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre necessidades educacionais especiais – Brasilia/1994. * Brasil, Lei 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996. * Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Estratégias e Orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais) – Ministério da Educação.

Brasília/2001. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; PIRES, Gláucia Nascimento da uz; PIRES, José; MELO, Francisco Vieira – INCLUSÃO: Compartilhando Saberes. Ed. Vozes. Petrópolis/2006. * ENSAIOS PEDAGÓGICOS. Educaçao Inclusiva: direito ? diversidade. Brasília/2007. * EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PAGF3tf3 Educacional

Mercado de ações

0

SUMÁRIO l. O MERCADO DE CAPITAIS…. 1. 1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA FINANCEIRO — 1 1. 2 SEGMENTAÇAO DO

Read More

Fundamentos de direito da qualidade

0

Nome: l. O que é EPIse EPCS? EPIS são equipamentos de Proteção Individual como por exemplo luvas e óculos de

Read More