Fundamentos do planejamento

Categories: Trabalhos

0

Fundamentos do planejamento Premium gy edsonkaue Map 06, 2012 4 pazes FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO Prof. Rodnei Moraes Marietto Alunos: Anderson Rodrigo Pereira Ra:0012012000210 Ângela Aparecida da Silva Franzon Ra:001201200699 Carlos Aparecido da Silva Ra: 001201200714 cauê Nunes Ra: Edson Ferreira da Silva Ra: 001201200858 Fernando Guilherme Azevedo Ra: 001201200728 O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente Ele para frente, tomand futuro da sua organiz O PANEJAMENTO C ccls ora to view nut*ge diato e se projetar lém de planejar o INISTRATIVA

Se define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos, além de serem balizadores nos aspectos de definição de recursos para alcançar os objetivos organizacional, servem também para integrar os vários objetivos a serem alcançados, permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos e permite o monitoramento e a avaliação em relação a certos padrões dos objetivos, a fim de permitir acertos.

Planejar Significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que devera ser feito. Como todo o planejamento se subordina a uma filosofia de ação, ACKOFF aponta três tipos de filosofia do planejamento: dentro da organização. Planejamento Adaptativo Voltado para as contingências e para o futuro da organização. Podemos observar, que em todos os casos o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Processo de planejamento é constituído de uma serie seqüencial de seis passos DEFINIR OS OBJETIVOS : Para onde queremos ir ? QUAL A SITUAÇÃO ATUAL ? onde estamos agora a?

QUAIS AS PREMISSAS EM RELAÇÃO AO FUTURO ? O que temos pela frente ? QUAIS AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO ? Quais caminhos possíveis ? QUAL A MELHOR ALTERNATIVA? Qual o melhor caminho ? IMPLEMENTE O PLANO ESCOLHIDO E AVALIE OS RESULTADOS . Como iremos percorrê-lo. Existem duas maneiras de identificar os fatores cr[ticos A primeira dissecar os recursos organizacionais e o mercado de maneira imaginativa para identificar os seguimentos que são mais decisivos e importantes. A segunda descobrir o que distingue as organizações bemsucedidas das organizações malsucedidas e analisar as diferenças entre elas.

Aqui se aplica o benchmarking. Benchmarking Benchmarking é o processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produto, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como lideres empresarias ou como representantes das melhores prátlcas entre empresas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade O benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatoreschave que influenciam a produtividade e a qualidade em qualquer função ou área de atividade. Na verdade, o benchmarking constitui seotável de idéias por outras organizações.

A palavra benchmarking significa um marco de referência, um padrão de excelência que precisa ser identificado para servir de base ou de alvo para a mudança. BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO O planejamento é orientado para resultados. Cria um senso de direção, isto é, de desempenho orientado para metas e resultados a serem alcançados. O planejamento é orientado para prioridades. Assegura que as coisas mais importantes receberão atenção especial. O planejamento é orientado para vantagens. Ajuda a alocar a dispor recursos para sua melhor utilização e desempenho. O planejamento é orientado para mudanças.

Ajuda a antecipar problemas que com certamente aparecerão e a aproveitar oportunidades à medida que surgem novas situações OS TRÊS NIVEIS DE PLANEJAMENTO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMEN O TÁTICO PLANEAMENTO OPERACIONAL PLANEAMENTO ESTRATEGICO CARACTERISTICA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É O PLANEAMENTO MAIS AMPLO E ABRANGENTE VOLTADO AO LONGO PRAZO ENVOLVE A TOTALIDADE DA ORGANIZAÇÃO É DEFINIDA PELA CUPULA É VOLTADO PARA A EFICACIA DA ORGANIZAÇÃO PLANEAMENTO TÁTICO CARACTERISTICA DO PLANEJAMENTO TÁTICO: É o PLANEAMENTO FEITO NO NIVEL GERENCIAL OU DEPARTAMENTAL VOLTADO AO MÉDIO PRAZO.

ENVOLVE CADA DEPARTAMENTO OU GERENCIA E DEFINIDO NO NIVEL INTERMEDIÁRIO (GERENCIAL). É VOLTADO PARA A INTREGRAÇÃO DAS ATIVIDADES. PLANEAMENTO OPERACIONAL CARACTERISTICA DO PLAN PAGF3rlfd PERACIONAL É O ATIVIDADE. É DEFINIDO NO NIVEL OPERACIONAL. É VOLTADO PARA A EFICIENCIA NA EXECUÇAO . CONCLUSAO O planejamento constitui a primeira das funções administrativa que compõe o processo administrativo. O planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. A sua principal consequência são os planos.

Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito Objetivos são resultados específicos ou metas que se deseja atingir. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário fazer para atingir os objetivos. O planejamento pode ser conservador, otimizante ou adaptativo. O processo de planejamento envolve seis passos: definição dos objetivos, análise da situação atual, as premissas em relação ao futuro, as possíveis alternativas de cursos de ação, a escolha da melhor alternativa e a implementação e avaliação dos resultados do curso escolhido.

O planejamento requer cuidado com relações aos fatores críticos de sucesso e pode utilizar o benchmarking como técnica de aprimoramento. O planejamento proporciona benefícios como focalização e flexibllidade, melhoria na coordenação, melhoria no controle, administração do tempo. O planejamento estratégico envolve toda a organização, e genérico e sintético e focalizado ao longo prazo. O planejamento tático envolve cada unidade ou departamento, estende-se ao médio prazo. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA CHIAVENATO, Idalberto. Administração :Teoria ,processo e prática, São Paulo , Makron Books,1 994, p. 234-246

Acelerador de partículas

0

Cleber.. Guilherme… Igor… Raphael „ Yasmin… TRABALHO DE ELETROMAGNE ISMO ACELERADOR DE PARTÍCULAS São Paulo 2011 FISP – FACULDADES Cleber.

Read More

Caso cbc – projeto integrador – estacio de s??

0

DA CBC Inicialmente a CBC seguia um modelo de planejamento operacional, onde o Diretor Presidente Cláudio Barros e Diretor Superintendente

Read More