Gestão

Categories: Trabalhos

0

A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual Teorias da Administração Como a administração é uma disciplina aplicada voltada para resultados práticos, você pode sentir-se impaciente com a ideia de estudar teorias do passado, mas este estudo é importante, pois as teorias guiam as decisões da administração: Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em admi por sua vez, poderia Administração.

O estudo da teoria n fundamentais e, bas orla a e profissão, que uma Teoria Geral da to view nut*ge os processos ma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.

As teorias dão forma à nossa visão das organlzações: O estudo das teorias da administração também mostra de onde etiramos alguma de nossas ideias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. Veja, por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford. Ela é uma aplicação bastante prática da teoria da administração científica, a ideia de que os administradores podem determinar cientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa.

Esta teoria é baseada no press pressuposto de que as pessoas não gostam de trabalhar: De que pelo contrário, elas precisam de uma supervisão atenta e de incentivo financeiro (uma suposição sensata, dada a natureza monótona, repetitiva e algumas vezes perigosa do trabalho uma linha de montagem). Em anos recentes, entretanto muitos fabricantes enfrentaram uma crise de produtividade, de qualidade e do moral dos empregados, forçando muitos empregadores a repensar as premissas da teoria da administração cient[fica.

Em consequência a Ford adotou um novo conjunto de pressupostos sobre os empregados que eles se preocupam com seu trabalho e que querem opinar sobre como ele é organizado e realizado ideias que fundamentam a abordagem neoclásslca. As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. A medida que for estudando as diferentes teorias, você passará a ver que ada uma delas é produto de seu ambiente — das forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar. Esse conhecimento irá ajuda-lo a compreender porque certas teorias são apropriadas a diferentes circunstâncias.

No inicio do século XX. por exemplo, havia falta de mão de obra especializada, levando os administradores a se concentrarem nos modos de tornar cada trabalhador mais eficiente. Nesse contexto, a abordagem de Henry Ford faz sentido. Hoje, entretanto, quando o nível geral de educação é mais elevado e temos um grande uprimento de mão de obra, outras teorias são mais eficazes. As teorias são uma fonte de novas ideias: Como você pode ver, elas nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano.

Serão estudadas diversas escolas do pensamento administr relação às situações do cotidiano. Serão estudadas diversas escolas do pensamento administrativo, que foram sendo desenvolvidas numa sequência histórica sendo que as ideias posteriores não substituíram as anteriores, em vez disso cada nova escola terá a tendência de complementar as existentes. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova lorque, em 1929.

Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceites são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, isto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.

Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo social”. As três principais caraterísticas desses modelos são: ‘k O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. * O homem e, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. * Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, provação social, prestígio, e auto realização.

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma reto administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale,Ralph Davis, Louis Allen e George Terry. ll Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: ênfase na prática da administração; * reafirmação relativa das proposições clássicas; * ênfase nos princípios gerais de gestão; * ênfase nos objetivos e resultados. Relações Interpessoais Comunicação, ou a falta dela, tem sido um dos principais problemas nas empresas hoje em dia, trata-se de um procedimento que deveria andar de mãos dadas com o planejamento estratégico, exercendo o papel de propagadora dos objetivos, porém, ela tem sido omitida em muitos casos por falta de preparação de alguns responsáveis por fazê-la chegar a quem de direito.

A comunicação no ambiente rganizacional deve ser algo de suprema importância, e tratada como um objetivo a ser sempre cumprido. Deve-se exigir o máximo de clareza nos comunicados, tratar de assuntos rotineiros seja em reuniões, ou mesmo em encontros repentinos com os colaboradores, de forma clara e coesa, sem muitos termos técnicos, sem nenhuma cerimônia. O lider deve exercer o papel de comunicador e criar seguidores na mesma linha, pessoas que com poucas palavras consigam traduzir o que diz uma norma técnica da empresa, ou um procedimento que deverá ser seguido em caso de algum imprevisto, coisas dessa natureza.

Comunicar de forma correta tem sido um desafio para os gestores natureza. gestores atualmente, mas com um pouco de paciência se chega lá, lembrando que a comunicação pode ser considerada uma arte, e como tal exigem-se habilidades para conseguir dominá-la, e um dos pontos que mais contribuem para o êxito é compartilhar as informações com as pessoas certas, que exerçam influência no meio, os chamados criadores de opinião, verdadeiros propagadores das notícias.

Na arte de inovar conceitos na gestão de pessoas, de criar sistemas que estimulem as aptidões e as habilidades das pessoas ? um dos principais desafios das organizações para obterem um eficiente diferencial competitivo. Nesse contexto, desenvolver talentos humanos significa ter conhecimento dos elementos que fazem com que as pessoas e as equipes de trabalho consigam ser altamente produtivas dentro de um ambiente sadio. O estudo do comportamento do individuo e da dinâmica empresarial é um dos princípios da gestão de desenvolvimento de talentos humanos.

Esse princípio aborda o conhecimento da diversidade e a contribuição dos funcionários como alicerces essenciais para cultivar um espírito de melhoria continuada, em elação a desafios e ao desempenho. A diversidade, as diferenças individuais e a contribuição dos funcionários são temas amplamente discutidos em ambientes organizacionais e acadêmicos; porém, cabe salientar que a importância desses temas, muitas vezes, passa despercebida no planejamento de programas de melhoria continuada.

Na relação individuo-organização existem elementos conflitantes que produzem inadequações na organização funcional do trabalho e, consequentemente, criam ambientes desfavoráveis p organização funcional do trabalho e, consequentemente, criam ambientes desfavoráveis para o desempenho. A identidade de um individuo caracteriza-se, principalmente, por um conjunto de valores adquiridos no decorrer da sua existência. Entretanto, a organização funciona na base de princípios, valores e políticas que definem o seu papel no mercado de participação.

Valores como a responsabilidade, a ética profissional e o respeito poderiam ser causas de conflitos entre os indivíduos e a organização ou poderiam ser os alicerces de uma relação harmoniosa das equipes que integram a organização. Essa situação depende do nível de maturidade com que são administradas as diferenças e as diversidades do indivíduo no mbiente de trabalho e da disposição estratégca com que são definidas as contribuições dos funcionários. Na riqueza das diferenças e das diversidades, encontram-se os fundamentos do trabalho em equipe e do pensamento criativo, os quais garantem a qualidade do desempenho.

Portanto, quanto maior for o conhecimento e a administração estratégica das diferenças e diversidades individuais, maior será a qualidade na contribuição dos funcionários, em termos de competências e de comprometimento com a organização. Mas, será que a administração da contribuição dos funcionários, ob a perspectiva das diferenças e das diversidades dos indivíduos, é uma alternativa estratégica na gestão de pessoas? Um dos principais fatores conflitantes na relação indivíduo- organização são as expressões emocionais resultantes do sentimento de frustração.

Esse sentimento pode ter diversas origens, mas, no ambiente organizacional, ele se produz no relacionamento interpessoal e nas dificuldad relacionamento interpessoal e nas dificuldades das pessoas em atingirem os seus objetivos pessoais e profissionais. Em uma situação de frustração (conflltos interpessoais), a iversidade e as diferenças individuais fazem com que o ambiente do trabalho torne-se um foco de insatisfação. Nesse contexto, as relações interpessoais poderiam apresentar manifestações comportamentais nocivas para organização, como: inveja, distorçóes na comunicação, medo, boicote e assim por diante.

Uma visão estratégica na mediação de situações de conflito poderia minimizar as consequências organizacionais da frustração no ambiente de trabalho. O desafio está em saber Ildar com as causas que geram insatisfações, no momento em que se apresentam divergências entre funcionários ou entre eles e a rganização – neste ponto cabe valorizar as competências dos funcionários, para resgatar pontos positivos dos conflitos e fortalecer o espírito de equipe.

Embora conhecer o amplo leque das diversidades e das diferenças individuais seja uma tarefa difícil de ser feita, algumas propostas de gestão podem contribuir para o entendimento do comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho e para o estabelecimento de normas que afiancem uma relação harmoniosa entre o indivíduo e a organização. Essas propostas podem se resumir na criação de espaços para a individualidade e estímulo à prática do comportamento ético.

Tecnologia e Desenvolvimento Humano A implementação da gestão da inovação tecnológica pelas organizações pode trazer impactos positivos, como o aumento da competitividade e melhoria nas atividades produtivas da empresa. In positivos, como o aumento da competitividade e melhoria nas atividades produtivas da empresa. Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade.

A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerado um fator fundamental no crescimento económico de uma sociedade. A inovação é fundamental, pois através dela as organizações tornam-se capazes de gerar riqueza contínua e, assim manterem- se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados. Contudo, na maioria dos casos, as empresas usam os concorrentes como base de referência para as suas próprias Iniciativas de inovação.

Com isso, as estratégias competitivas tendem a ser muito parecidas dentro de um mesmo mercado e apenas a empresa que se afasta do grupo competitivo de empresas, consegue umprir seu papel de aumento de competitividade e consequente geração de riqueza. Para que se crie um ambiente corporativo propício à geração de inovação, é necessário que os líderes das organizações promovam a inovação, sendo que a melhor forma de fazê-lo é trabalhar para que os conceitos e estratégias de inovação sejam assmllados por todos os colaboradores, clientes e fornecedores.

Isso, provavelmente, provocará a “contaminação” da cultura organizacional pelo “vírus” da inovação. As inovações podem ser classificadas conforme perspectivas e necessidades de cada usuário. Incremental: acontece quando são feitas melhorias em um produto ou nos meios em que eles são fabricados, onde essas melhorias proporcionam um aperfeiço PAGF nos meios em que eles são fabricados, onde essas melhorias proporcionam um aperfeiçoamento no produto. * Radical: é quando são feitas grandes melhorias em um produto.

Essas mudanças fazem com que o funcionamento do produto ou processo seja alterado, envolvendo uma nova tecnologia que torna obsoleta a que era anteriormente empregada e, às vezes, exige desenvolvimento de novos canais de marketing. * Fundamental: ocorre quando o impacto da inovação for de al natureza que possibilita o desenvolvimento de muitas outras inovações. As classificações anteriormente citadas auxiliam o desenvolvimento e criações de três tipos de Inovação. k Inovação do produto: resulta em um produto novo ou melhorado; * Inovação do processo: acontece quando os processos de produção são alterados de forma que reduza os custos ou melhore a qualidade de um produto existente, ou quando são especificamente desenvolvidos novos processos para produzir um novo produto ou melhorado; Inovação de serwço: acontece quando são desenvolvidos ovos modos de prestação de serviços (MAITOS; GUIMARAES, 2005). Cada empresa pode identificar um conjunto de necessidades que leve a investir em inovação.

Entre estas, as mais frequentes são: o aumento dos lucros de seus produtos elou serviço; a melhoria da qualidade dos produtos; a diversificação e diferenciação de produtos elou serviços; satisfação dos consumidores; a fldelização dos clientes; a manutenção da posição estratégica no mercado; o aproveitamento de novas oportunidades de negocios; a expansão de novos mercados; a personalização do serviço – voltada as necessidades dos clientes; aumento de ompetitividade no mercadcy refino do serviço – voltada as necessidades dos clientes; aumento de competitividade no mercado; refino dos processos de produção; a modernização tecnológica; o reforço da imagem no mercado entre outros.

Análise Econômica e Social Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este ovimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estavam no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne pnncpalmente à produção, à geração de renda, ao uso de ecursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos. A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a dis

Papel do tradutor

0

Visto com freqüência como uma tarefa árdua, o trabalho do tradutor sempre parece prometer sem conseguir cumprir a entrega do

Read More

Toyota

0

Do ponto de vista da psicologia organizacional, que aspectos você identifica na Toyota que fazem com que seus colaboradores trabalhem

Read More