Gestao

Categories: Trabalhos

0

CAPA (anexo 1): Dados de Identificação: (Universidade, Faculdade, Curso) Título: Relatório do Estágio Curricular IV Nome do aluno: Cidade, mês, ano FOLHA DE ROSTO (anexo 2): NOME DO ALUNO: TITULO: RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR IV – AMBIENTES NÃO ESCOLARES. DESCRIÇAO DO R obtenção parcial da Universidade Luteran Prof. Regente: Prof. Tutora Virtu essário para edagogia EAD da OF p o Prof. Tutora Presencial: CIDADE – ESTADO ANO DEDICATORIA Opcional (as pessoas envolvidas e que colaboraram na elaboração do trabalho) EPIGRAFE Opcional (mensagem, poema, citação, letra de música, entre outras) SUMARIO necessario. . 3 1. 5 1. 6 1. 8 1. 9 Professor Regente: Professor Tutor Virtual: Professor Tutor Presencial: Nome da disciplina de estágio: Nome da Instituição onde realizou o estág o: Data: Semestre: Ano: Histórico da instituição (contextualização) Publico alvo ( universo do projeto/contextualização/ caracterização do grupo ou grupos envolvidos no projeto de ação de responsabilidade social. Relato das observações da prática de estágio com 1. 10 relação a instituição, ao publico alvo onde e com quem o aluno realiza o estágio curricular IV. PROJETO DE – RESPONSABILIDADE SOCIAL/AMBIENTES NAO ESCOLARES. I)CAPA (do projeto de responsabilidade social). A função da capa é a identificação do projeto. Deve ser simples e conter apenas as informações essenciais: nome do proponente(quem propõe o projeto), titulo do projeto e data. No início da folha deve estar contido o nome da entidade/organização que está encaminhando ou propondo o projeto. Titulo do projeto – deve ser sugestivo e com significado para a população envolvida e os possíveis apoiadores.

Tenha sempre cuidado, pois o nome do projeto não deve ser o nome da própria entidade que o apresenta. Neste caso pode ficar uma imagem nicial de que é um projeto que prioriza a promoção da instituição. pode conter um subtltulo, que deve apontar para informações mais descritivas a respeito do ue se retende fazer, quais os grupos sociais envolvidos asos deve indicar o local 2 3 “Liberdade no mar. Vinte catadores de caranguejo no sistema artesanal. ” — O nome é de fácil memorização, e define quem são os protagonistas e qual o tema do projeto. ver modelo em anexo ao final). 2)RESlJMO do projeto — No resumo você deve argumentar sobre a problemática social, a relevância, importância da ação, a redibilidade da organização, os objetivos do projeto, os recursos e contrapartida. O resumo deve ser breve, no máximo uma página, claro e interessante. Deve ser feito de forma tranqüila, no início de sua proposta, ou seja, do projeto e em linguagem direta. 3)APRESENTAÇAO DA ORGANIZAÇAO/ENTIDADE- nesta parte você deve relatar qual o grupo responsável pelo projeto.

Relatado o grupo você trabalhará no próximo segmento com dados de identificação e dados de qualificação do respectivo grupo responsável pelo projeto. Os dados de identificação são: Nome; Endereço Completo; Registro Jurídico ( CNPJ ou CPF). Com relação aos dados de qualificação, você deve dissertar sobre os seguintes aspectos: Pequeno histórico(contextualizaçào) da organização/entidade em que será aplicado este projeto, projeto que já realizou ou realiza esta instituição; prêmios recebidos; entidade com as quais mantém parcerias ou recebeu apoio.

Caro aluno entenda também o seguinte: com relação ? organização temos o proponente – que é quem propõe o projeto ou o responsável pelo projeto, e quem executa que é a pessoa ou grupo, que é considerada o responsável pelas ações que envolvem o projeto de responsabilidade social. )CONTEXTO DO PROJETO — A questão que devemos nos fazer é a seguinte: qual o contexto em que está inserido o projeto? Nesta parte, estaremos fazendo uma análise da realidade na qual se encontra inserido o projeto que estamos a propor. Para trabalharmos o context 30F na qual se encontra inserido o projeto que estamos a propor. ara trabalharmos o contexto, podemos utilizar artigos(de jornais, revistas), livros e dados estatísticos, para que se possa colher dados sobre a realidade para a qual está sendo proposto o projeto. Mapas, ilustrações gráficas, relatórios, atas, diário de campo. Não deve ser nem muito detalhado, nem muito econômico. Note-se que no contexto do projeto, ou seja, a análise da realidade nao tem por base suposições, você nao pode inventar e, observe ainda, que o contexto deve estar diretamente relacionado à Justificativa do projeto de responsabilidade social. )JUSTlFlCATlVA – faça para si mesmo as seguintes questões para a formulação de sua justificativa: Por que o projeto deve ser implantado? Por que devemos realizar este projeto? por que este projeto necessita de apoio? A resposta certa a estas questões demonstram que o projeto encontra-se relacionado com algum roblema social relevante, significativo, importante. Destaca os benefícios que trará a população. Ressalta a qualificação da organização. Destaca o papel estratégico do projeto. Cabe dizer, que a justificativa está sempre relacionada ao contexto.

Na justificativa também, o aluno trabalhará com toda uma argumentação que envolve a utilização da teoria, com a qual você entrou em contato durante a sua graduação. Na justificativa há o espaço para a discussão teórica feita pelo autor do projeto, ou seja: OS ASPECTOS TEÓRICOS DA PROPOSTA REALIZADA. Nesta parte é que se desenvolve a argumentação em orno das idéias centrais que moverão o futuro projeto. A redação de um projeto nao é composta somente de ações e articulações. Os elementos conceituais e as análises teóricas também são de significativa importância.

Assim considera-se que este é o momento de situar o contexto 40F são de significativa importância. Assim considera-se que este é o momento de situar o contexto no qual o projeto se enquadrará e escrever sua justificativa. Entenda caro aluno, que a justificativa deve ser capaz de demonstrar e convencer o leitor de que o projeto proposto baseia-se numa visão consistente sobre s problemas sociais e educacionais; que apresenta formas adequadas e eficientes de abordá-los; que quem propõe o projeto tem qualificação e legitimidade social necessárias para executá-lo e que este seria o momento adequado para fazê- lo. ? importante dizer, que você tem que trabalhar em sua argumentação teórica com autores e teorias de caráter cientifico, com as quais você entrou em contato durante o seu curso de Pedagogia, não pode trabalhar com outro material que não seja este, como por exemplo Revista Mundo Jovem, ou Brasil Escola e outros deste tipo. Não pode! )OBJETlVOS – os objetivos expressam o que se quer transformar a partir do projeto. Temos objetivo geral —onde se procura apontar para uma transformação mais ampla, relacionada com a missão da organização proponente.

Saliente-se que o objetivo geral não se encontra vinculado com as ações ou resultados efetivos que se quer chegar com o projeto. No objetivo geral, podemos demonstrar o impacto do projeto, perceba também, que cada projeto tem um objetivo geral, se tivermos dois objetivos gerais, teremos então, dois projetos. Cuidado com este aspecto, caro aluno. Já os objetivos específicos, tem caráter peracional, de procedimentos, ou seja, demonstra o que está pronto para funcionar.

Não esqueça caro aluno, que os objetivos estão em relação direta com a justificativa, pois esta envolve também a abordagem relacionada com o objetivo geral e com o quadro de metas, pois este envolve o objetivo específico, ou os objetivos esp objetivo geral e com o quadro de metas, pois este envolve o objetivo específico, ou os objetivos especflcos. Cabe também salientar que – o acordo em torno dos objetivos é essencial para a coesão do grupo que está viabilizando o projeto de responsabilidade social. )UNlVERSO DO PROJETO – ou público alvo ou ainda área de abrangência.

Salientamos que se constitui a utilização de público alvo a mais largamente utilizada. O público-alvo envolve que este seja direto e indireto. Um projeto sempre envolve populações de duas formas: direta e indireta. A população diretamente envolvida é aquela que se relaciona de forma mais concreta e imediata com o trabalho. São os agentes de implantação das propostas constituídas em comum. O projeto é constituído para eles. Há também um público indireto, que é mais distante e que se relaciona de forma mais passiva com o projeto.

Constitui- se naquela parcela da população, do universo do projeto, ou do público alvo, que indiretamente usufruirá dos beneficios do projeto, ou seja, não participará ativamente do projeto. O público alvo direto deve ser qualificado e o público alvo indireto deve ser estimado, quantificado, contado. O sucesso de um projeto de responsabilidade social está determinado quando transformamos o público indireto em público diretamente envolvido com o projeto. O universo do projeto de , responsabilidade social, também envolve o local.

O projeto que é desenvolvido em favelas u bairros populares, deve definir com quem se está trabalhando a partir do local, pois as relações entre os grupos tendem a se organizar pela ocupação dos espaços, pela localização. Atente para este aspecto em seu projeto, pois é importante. QUADRO DE METAS – o quadro de metas praticamente realiza a união entre a parte teórica e a parte prática do 6 OF o quadro de metas praticamente realiza a união entre a parte teórica e a parte prática do projeto, principalmente com relação a combinação de objetivos e orçamento.

O quadro de metas será sempre o primeiro local a ser revisto, caso a proposta realizada enha a ser aprovada por alguma Instituição de apoio e necessite ser detalhada. Cabe esclarecer caro aluno, que o quadro de metas envolve e passa por todo o projeto de responsabilidade social. Essas metas devem ser absolutamente claras para o sucesso do projeto. Temos no quadro de metas, as ações que originam resultados, que por sua vez originam impacto que levam ao surgimento de novas ações.

Está sempre relacionado aos resultados – o que se prevê como consequência direta das ações desenvolvidas no projeto e os impactos, são sempre os possíveis resultados indiretos do projeto. Dependem de outros fatores e ocorrem num período posterior, mais longo. 9)INDICADORES DE RESULTADOS – São definições sobre onde se quer chegar com o projeto. Está diretamente relacionado com o quadro de metas. Os indicadores sempre se relacionam com: -situação existente; -variável a observar; -meios de verificação. Temos dois tipos de indicadores de resultados – de quantidade e de qualidade.

Os indicadores geram a avaliação. IO)METODOLOGIA DE TRABALHO/PROCEDIMENTOS. Metodologia é a maneira, o jeito, a forma de executar as ações para se atingir determinados resultados. A questão undamental a ser feita por você aluno é: Como este projeto será executado? Na metodologia se definem questões como: forma de pesquisa, participação dos atores sociais no projeto, parcerias, instrumentos de ação: palestras, oficinas, vivências, etc e materiais. O processo de avaliação do projeto deve ser descrito na metodologia. 1)EQUIPES E PARCERIAS 3 as equipes e do projeto deve ser descrito na metodologia. 11)EQUIPES E PARCERIAS ( se houver) — as equipes e parcerias são exteriores à organização executora do projeto de responsabilidade social. Com relação à equipe, temos sua forma ireta, que envolve a execução do projeto e indireta, que envolve o acompanhamento do projeto. Com relação as parcerias, temos aquelas que são intensas ao longo do projeto e aquelas que são momentâneas e pontuais. Caro aluno, dentro das dimensões do Estágio Curricular IV, equipes e parcerias pode ser um item opcional.

Se você tiver equipes e parcerias, faça constar em seu projeto, caso contrário,compreenda esse item como opcional. 12)CRONOGRAMA – envolve sempre o tempo de execução do projeto. Quando? Constitui-se como questão fundamental. O cronograma encontra-se diretamente vinculado ao quadro de etas. O cronograma permite que tenhamos uma disposição espacial do tempo em que cada uma das ações do projeto serão realizadas. O cronograma sempre nos permite perceber se o projeto está correto ou não, no andamento do projeto de houver) – todas as ações ( quadro de metas) devem estar orçadas.

Tudo o que for orçado deve fazer parte do projeto. Veja, tudo o que for orçado. O orçamento encontra-se em relação direta com as ações. Deve ser objetivo em relação a pessoas contratadas, equipamentos adquiridos, serviços, viagens, material de apoio, escritório e outros Itens. Deve também indicar contrapartida — que se constitui de trabalho voluntário, doações e estrutura disponível. É importante ter claro que: fontes de contribuição local são importantes na sustentação de projetos.

Se possível, demonstrar possibilidade de auto-sustentação financeira do projeto, em determinado prazo. Indicar se o projeto foi para outras fo 80F auto-sustentação financeira do projeto, em determinado prazo. Indicar se o projeto foi para outras fontes de captação de recursos; mencionar outros apoios recebidos. Caro aluno, dentro das dimensões de uma disciplina e Estágio Curricular IV, você poderá não ter a necessidade de estabelecer orçamentos, como você atuará como estagiário, ele pode não ser necessário.

Se você junto com a instituição na qual está realizando o seu estágio houverem por bem, estabelecer o orçamento, então o realize, caso contrário, considere este item enquanto opcional. 14)ANEXOS – são materiais de apoio ao projeto, como por exemplo, folder da instituição, cartas de apoio, mapas, fotos, dados estatísticos, tabelas, recortes de jornais, breve currículo dos responsáveis elou equipe do projeto, documentação legal, etc.

Salientamos que também em seu projeto de responsabilidade social, pelas determinações da Universidade- IJLBRA, você deve anexar os seguintes documentos: **Documentos obrigatórios a serem digitalizados (escaneados) e anexados no projeto de responsabilidade social, depois dos materiais de apoio. Etapa 1 – Avaliativa – Projeto de iresponsabilidade social – peso 3. 0. Anexo 1 – CARTA DE AUTORIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO Anexo 2 – PLANILHA DE CAMPO DE ESTÁGIO – DADOS DO POLO Anexo 3 – PLANILHA DE CAMPO DE ESTÁGIO – DADOS DO ACADEMICO Etapa 2 – Avaliativa – Relatório de Estágio — peso 7. ua vez, também se encontra em relação direta com o futuro. Com relação ao passado trabalhamos num projeto de responsabilidade social com a identidade, com a memória- histórica e com a experiência; no presente trabalhamos com oportunidades/prioridades e contexto; e, com relação ao futuro trabalhamos com expectativas, desejos e utopias, estabelecidas pelo público alvo, considerando-se utopia ao que pode vir a ser. Tudo isso deve estar presente em sua avaliação, do projeto de responsabilidade social.. 3 ANÁLISE DA PRÁTICA DE ESTÁGIO 4. Análise e Considerações sobre a prática de estágio em ção de responsabilidade social. Relato da prática do estágio, evidenciando todas as considerações da prática de ação de responsabilidade social com embasamento teórico (mínimo três autores). Com base nas observações realizadas na prática de estágio pontuar os aspectos mais relevantes e inter-relacionados a prática de responsabilidade social( com aportes teóricos) já estudados nas disciplinas do curso. (de 3a 5 laudas). Os aportes teóricos são de fundamental importância, na medida em que eles sustentam a prática de responsabilidade social.

Caro aluno, siga s instruções da ABNT, para efetuar as citações em seu texto. A análise da prática de estágio, envolve, como vimos os aportes teóricos. Nesta parte do relatório o aluno deve associar teoria e prática, na medida em que são requisitos essenciais de todo e qualquer trabalho científico. Trabalhe com obras e autores que tenham relevância científica e recuse argumentações do senso comum, que não são adequadas às dimensões deste trabalho e nem da prática académica. CONSIDERAÇOES FINAIS Síntese pessoal e fundamentada sobre todo o trabalho realizado no decorrer do Está io Curricular IV – 68 horas. 0 DF 13

Ad2 metodologia de estudo de caso

0

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual [pic] ±amViewer I Atividade de avaliação a distância (AD) npvl

Read More

Entrevista

0

Entrevista Definição A entrevista é um gênero jornalístico marcado pela alternância “pergunta / resposta”, que reproduz tão fielmente quanto possível

Read More