Gestão de pessoas

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO INTRODUÇÃO…. 4 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO……………… PRINCIPAIS TEORIAS E SEUS CONCEITOS… A IMPORTANCIA DO ATUALIDADE.. RELAÇOES PACE IAS NA to view nut*ge INTERPESSOAIS.. 7 A BOA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E EMPRESARIAL E SUAS CONSEQUENCIAS…………. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO FORMA DE GERIR 8 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO organizações produtivas desde o inicio dos estudos administrativos, que aprimorado abrange relações interpessoais, tecnologias e desenvolvimento humano por ultimo e tão importante quanto análise econômica e social, que apesar de arecerem áreas distintas estão diretamente ligadas, pois são feitas de pessoas para pessoas. 13 características: – O comportamento do ser humano na sua totalidade; – A condição social e biológica do homem; – As necessidades, físicas e pslcológlcas.

Compreendendo os aspectos afetivos. Teoria dos Dois Fatores — O comportamento das pessoas é orientado por dois fatores: Fatores Higiênicos – Fatores externos que não estão ao alcance do controle das pessoas, mas que estão no ambiente de trabalho. Fatores Motivacionais — Esta relacionado com o conteúdo do cargo e com a tarefa que a pessoa executa. Teoria X e Teoria Y Teoria X- supõe que as pessoas são aversas ao trabalho e a responsabilidade. Devem ser dirigidas e controladas, movidas pela coação, punição, dinheiro e elogios.

Teoria Y – Parte da criatividade e da competência humana, considerando o trabalho natural. É fundamental proporciona-lhes condições para seu desenvolvimento pessoal. Estes conceitos constituem a base chamada administração partlcipativa. Teoria Burocrática – São formas de organização que se baseia na racionalidade. A sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais que regem o comportamento das pessoas, sendo ssim, é uma organização eficiente por excelência.

Teoria dos Sistemas – É a associação de elementos para atingir um determinado fim, constituída por duas idéias básicas: I – A realidade é feita de sistemas, que são feitos de elementos interdependentes e não de elementos isolados, sem nenhuma relação entre si. II – Para compreender a realidade é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações. Elementos, relações entre bietivo comum PAGF 13 para organizar no sentido de alcançar objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado, pelo otivo de sofrer influencia do ambiente interno e externo.

Devem-se observar cada acontecmento e agir de maneira mais adequada e não utilizar uma única técnica em todas as situações e acontecimentos. A IMPORTANCIA DO APRENDIZADO DAS TEORIAS NA ATUALIDADE As organizações precisam se adequarem as mudanças que a sociedade em geral passa numa velocidade cada vez maior e assim se organizarem de forma adequada a cada mudança ou acontecimento. por isso a importância do aprendizado das teorias para resolver e ajustar o mais rápido possível a cada variação.

Didaticamente os estudiosos dividem linearmente as Teorias da Administração, no entanto no dia a dia, fundem- se conforme as necessidades das organizações. Os princípios fundamentais das Teorias foram e serão sempre os pilares da evolução e do desenvolvimento da Ciência da Administração e que têm motivado e impulsionado os estudos, pesquisas, trabalhos e obras dos seus seguidores até os nossos dias. No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo.

Naquele momento, o foco da administração estava na produção eficiente de bens. O pensamento era sempre fazer mais, de aneira eficiente. No final do mesmo século, as teorias são influenciadas por circunstâncias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. Muda-se a forma de pensar. A Administração deslocou-se para a competitividade, que passa a se preocupar não só com produção eficiente mas passa a administrar economicamente e a eficácia passa a ser o alvo.

A Administração de uma forma geral tem sua importância em qualquer n[vel organiz o bom relacionamento e geral tem sua importância em qualquer nível organizacional para o bom relacionamento e interação do individuo com seu meio, sendo que o homem faz parte do meio e o meio parte do homem. Não há dúvidas que balancear as teóricas e princípios administrativos no cotidiano das empresas só vem a amparar a organização nos seus objetivos. Porém não basta usar corretamente todas as teorias administrativas no trabalho, se administração do tempo, dinheiro, relações interpessoais estão desorganizadas.

A importância da Administração está no equilíbrio e no bom senso de todas as relações, sejam profissionais ou mesmo pessoais. RELAÇÕES INTERPESSOAIS O processo pelo qual informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas com a intenção de motivar, influenciar ou mudar comportamento. São ações entre pessoas dentro de um grupo ou não, resultando em comunicação verbal, escrita, visual, áudio e audiovisual; transformando pessoas em ativos e passivos de informação e por isso é delicado e conflituoso.

A BOA COMUNICAÇAO INTERPESSOAL E EMPRESARIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS A boa comunicação é responsável pela condição social de todo ser humano, porque é pela comunicação que moldamos pensamentos, ações, princípios e valores. Sendo assim, a comunicação movimenta a vida das pessoas e esses movimentam empresas, e sem comunicação nao há informação, que por sua vez não era conhecimento e não havendo conhecimento, n s de problemas.

Nossas informação segundo um conjunto de particularidades, de acordo com seus valores e crenças. “A comunicação Empresarial é um processo mais amplo, que objetiva provocar atitudes voluntárias por parte dos públicos aos quais a empresa se dirige. Engloba todos os tipos de informações empresariais. ” (REGO, 1 986) Em um sistema de organização há diversas unidades atividades interdependentes que necessitam se integrar. Uma boa comunicação em diferentes ambientes de trabalho é indispensável para eficácia da gestão.

Para crescer e expandir, as organizações multiplicaram suas técnicas e suas especializações, tendo como determinante para o crescimento empresarial a comunicação que proporciona a reunião de partes distintas. Recebendo mensagens ou emitindo informações a empresa cria condições para se integrar a sociedade e gera competitividade estabelecendo normas. A qualidade dessa informação esta diretamente ligada à eficiência dos métodos para tingir um objetivo comum com eficácia na empresa.

Para um resultado bom no relacionamento humano é necessário usar alguns elementos básicos: Aceitar o outro, ter empatia, auto-estima e bom comportamento, além de autoconhecimento e comunicação. A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, o acirramento da concorrência, a segmentação da midia e a introdução acelerada das novas tecnologias têm exigido do profissional não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas ambém uma visão abrangente do mercado trabalhista.

Mais do que um simples executor de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade. A comunicação interna nao se restringe à chamada comu empresa ou entidade. A comunicação interna não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os funcionários, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal entre funcionários e a comunicação ascendente, que estabelece o feed-back e instaura uma efetiva comunicação.

O aumento da produtividade da qualidade e a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas, mas é preciso ainda melhorar e, sobretudo, democratizar a estrutura formal das organizações, que se caracterizam por uma hierarquia que teoricamente democratiza sua comunicação mas que na prática ainda a limites a ser superados. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO FORMA DE GERIR COMFLITOS A administração de conflitos obriga a análise de técnicas de resolução desses mesmos conflitos, pelo que se realiza em uma analise comparativa entre negociação e mediação.

Conflito para sociologia é uma competição consciente entre individuos ou grupos que visam sujeição ou destruição do rival, ou mesmo incompatibilidade de valores culturais, cujos portadores humanos estabelecem contatos. Isso administrativamente é inviável, pois os conflitos organizacionais tendem a desestabilizar o ambiente empresarial. Atualmente, saber gerir conflitos é uma aptidão exigida para qualquer profissional, o que acarreta aos responsáveis pelas diversas áreas da empresa saberem gerenciar os conflitos que ocorrem entre o seu pessoal.

Vale lembrar, também, que o setor e atuação, o tamanho da organização, tipo de gestão, objetivos organizacionais, missão, valores, estrutura organizacional, estratégias, entre outros fatores, influenciam no conflito. As comunicações nas organizações nao são perfeitas e como conseqüência básica as mensa ens são transformadas, à medida que transitam p passam pelas barreiras transformadas, a medida que transitam pelo sistema e passam pelas barreiras como, ruídos, erros de pontuação, etc.

A Transformação leva ao destinatário uma mensagem diferente do que fol a idéia inlcial, prejudicando o processo de comunicação. Sendo assim as organizações possuem mecanismos pelos quais tentam manter o sistema de comunicação tão nítido quanto possam. Esses mecanismos reduzem as distorções e outras complicações no processo de comunicação. A redundância é uma das soluções usada para que mais pessoas ouçam, vejam e identifique as informações específicas e as processem, gerando conhecimento.

Reuniões têm o potencial de revelar significados comuns entre os participantes, partlcularmente quando a intenção é um consenso realizando assim os chamados brainstorming. Tendo dois lados valiosos, um é o tempo gasto e não dedicado a outras arefas, por outro lado tem a valorização e consenso das pessoas, que são o maior capital de uma empresa. Onde houver atrito entre pessoas existirá um conflito.

Para administrar conflitos é necessário ter habilidade na dinâmica interpessoal, ação, mobilidade, compromisso, aprendizado, visão estratégica e fundamentalmente comunicação. Gerindo assim da melhor maneira para atender os propósitos tanto da organização, quanto das pessoas envolvidas. Sendo inevitáveis os conflitos dentro das organizações é necessário obter resultados construtivos para o sucesso organizacional dentro do possível.

Diagnosticar o conflito de forma eficaz, com uma boa comunicação investigando os fatos ocorridos, o histórico das pessoas envolvidas como o tempo em que os envolvidos no conflito trabalham na empresa, suas condutas e desempenho. É importante empregar a empatia, considerar os valores da organização, levar em consideração pressões não usuais de trabalho, verificar a ocorrência de explica levar em consideração pressões não usuais de trabalho, verificar a ocorrência de explicação insatisfatória, por parte do responsável, de normas e procedimentos.

Tudo isto para ue injustiças não sejam cometidas e o conflito tenha um final satisfatório para todos os envolvidos. TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO HUMANO A revolução digital tem suscitado grande desenvolvimento para o mundo, permitindo saltar através de estágios de desenvolvimento. O mundo inteiro persegue a idéia de unlão da sociedade da informação global. Há muitos estudos e iniciativas sobre tecnologia e desenvolvimento humano, dos quais muitos conceituam como uma possível cura para todos os males.

A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança não companha o mesmo ritmo das politicas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empresa possui mais uma porta para o mundo, porta esta que, se aberta, pode dar a um individuo valiosas informações sobre sua organização.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO É a capacidade de relacionar as informações estruturadas com regras constantemente modificadas e apllcadas pelas e para as pessoas na empresa. O gestor da informação coleta, seleciona, rocessa, armazena, distribui e avalia o uso das informações dando suporte na decisão. Para atingir o maior número de pessoas de forma satisfatória dentro de em rmaçóes são organizadas, aumentar os valores dos produtos que tem funções básicas relativamente simples, tornando seu conhecimento mais Intenso.

A gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégco para as pessoas e empresas. A aplicação do conhecimento é estímulo para grandes conquistas. O conhecimento aliado a uma boa gestão que faz a diferença. A gestão do conhecimento parte do principio de que todo o onhecimento existente na empresa, nos manuais normas e rotinas documentados em forma de conhecimento explicito, na cabeça das pessoas em forma de conhecimento tácitos, na externalização, na socialização, na combinação e na internalização, pertence também à organização.

Em contrapartida, todos os funcionários podem utilizar o conhecimento presente na organização. O QUAN o À INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO ECNOLÓGICO APLICADO A GESTÃO DE RH PODE AUXILIAR A GETÃO ORGANIZACIONAL A tecnologa da Informação para o profisslonal de RH é uma aliada no cumprimento de suas atribuições na empresa. Observa-se que o conhecimento tecnológico auxilia o profissional, desde o inicio da coleta de dados e vai até aos conhecimentos técnicos e habilidades leves, registradas e armazenadas nos bancos de dados.

Existindo assim várias estratégias operacionais em diferentes níveis e setores da empresa, usadas pela gestão de RH junto com a Gestão Organizacional. Auxiliando conforme necessidade nas mudanças de metas, operações, produtos, relacionamentos internos e externos dentro do alvo da organização. Ajudando a mesma a conquistar vantagens sobre concorrentes, visando prático crescimento empresarial.

Comunicação e linguagem

0

[pic] or7 to view nut*ge para cada tipo há diversas formas padronizadas, o que facilita o trabalho de quem escreve.

Read More

Case bob’s

0

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES or6 to view nut*ge GESTÃO DE COMUNI Prof. Dr. Josmar

Read More