Gestao de pessoas nas organizacoes dentro do contexto economico atual

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Nenhum colaborador espera ser dirigido por um administrador que não tenha coragem, ousadia e autoconfiança. Componhe o estilo de liderança positiva o gestor que ousa nas tarefas e se apegar a oportunidades que não foram tentadas anteriormente. Um gerente de vendas que almeja ser bem sucedido irá ás ruas vender junto com seus vendedores quando o mercado se mostrar dificil ou quando os vendedores estiver sob extrema pressão para o cuprimento de metas.

Uma das duas grandes qualidades de um lider é a auto motivação e uma percepção aguda do org demonstrado quand d igual, assim é criand ma se Plane rabalho e a participa e liderança é uma forma justa e se rança entre todos. objetivos agiliza o perseverança nas decisões também é importante, um gerente têm que estar certo de uma decisão a ser tomada, porque assim mostra segurança e que estar certo de si mesmo. Muitas pessoas tomam decisões erradas algumas vezes, isso não diminui o respeito dos seus colaboradores, o mais admirável é reconhecer quando se erra.

Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com seu gerente. Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido, chegar antes dos empregados deixar o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança. uma personalidade positiva inspira confiança e também constrói e mantém uma eq SWipe to page equipe com entusiasmo. O PERFIL E AS CARACTERÍSTICAS DE UM LIDER DE QUALIDADE Uma das características do perfil de um líder de qualidade é ser atento a detalhes, isso mostra que ele dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades essenciais á sua posição.

A disposição para assumir plena responsabilidade pelos erros de seus seguidores torna o líder competente para continuar a liderar, porque assim ele mostra ue pulso firme lhe trará segurança entre seus seguidores, a “responsabilidade é minha”. Um líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas, dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros profissionais para liderança.

Concordando comJones; George, 2008 p. 495, “Liderança é um processo pelo qual um individuo exerce influência sobre outras pessoas e inspira, motiva e dirige suas atlvidades para ajudar a atingir os objetivos do grupo e da rganização”. Muita gente acha que pra ser um grande líder é preciso nascer com algumas qualidades ou características, mas estudos já foram feitos e provaram que liderança pode ser aprendida. Algumas pessoas têm, sim, mais facilidade, e já agem de maneira certa. Outras só precisam de um pouco mais de estudo e prática.

Na visão de Brian Azar ele cita alguns pontos importantes para um bom líder: Grandes líderes cometem erros e se responsabilizam por eles, grandes lideres conseguem ficar “neutros” Grandes líderes cometem erros e se responsabilizam por eles, grandes lideres conseguem ficar “neutros”, grandes lideres não nternalizam seus problemas, grandes líderes têm níveis altos de paciência e compreensão, grandes lideres produzem grandes líderes, grandes líderes delegam e sabem quando “soltar”, grandes lideres têm um alto senso de propósito, grandes lideres reconhecem e aconselham seus funcionários constantemente, por fim, grandes líderes são autênticos e honestos.

A PERSONALIDADE DE UM LÍDER O grande desafio para as empresas é de contratar líderes eficazes para definir e executar suas estratégias. Lideres eficazes possuem uma variedade de temperamentos e habilidades, isso define como os resultados são atingidos. Um estilo de liderança que requer atenção é o líder carismático, aquele que pode levar multidões a fazer coisas sem pensar. Talvez você conheça alguém com essa característica, onde a empresa ou departamento é a identidade do [der. Um grande líder tem inteligência emocional na sua personalidade, eles usam sua inteligência emocional para serem mais assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.

O alto nível de energia também se destaca, podemos citar o exemplo Al Zeiem, ex – presidente da Gilette, ele viajava 250 dias por ano realizando avaliações de desempenho. Por meio do teste de personalidade, descobrimos que grandes líderes são: * Adeptos de uma visão criativa que influenciam outras pessoas. * Habilidosos para construir relações estratégicas que os ajudarão a alcançar suas m PAGF3rl(F8 * Habilidosos para construir relações estratégicas que os ajudarão a alcançar suas metas. * Mestres na resolução de problemas e superação de obstáculos. * Arrojados, assumem riscos e tentam novas idéias e abordagens. Na opinião de Chris Williston, presidente de uma grande organização no Texas, “Lideres são o coração da organização. Eles são fortes motivadores.

Precisam ser incentivadores e não podem ter dias de desânimo. Existem muitas pessoas contando com eles”. De acordo com pesquisas feitas, podemos citar algumas sugestões para melhorar as habilldades de liderança: * Busque ativamente por sugestões para melhorar sua performance, tanto de colegas quanto de subordinados, como parte de um processo contínuo de melhoria. * Peça feedback sobre suas qualidades, para que esteja sempre consciente de quais são e para ter certeza de estar utilizando-se delas. * Adote um orientador pessoal. * Identifique potenciais líderes e treine-os para desenvolver suas habilidades de liderança. Enfatize e promova o desenvolvimento das qualidades das outras pessoas.

AS HABILIDADES DE UM LÍDER DE QUALIDADE Um [der sem paixão torna-se um empurrador de tarefas ou, se tiver sorte e for organizado, um burocrata que mantém as colsas nos eixos, mas nunca irá gerar novos frutos. A paixão é esssencial, pois uma parte significativa do conjuto de habilidades de um líder é despertar entusiasmo e motivação dos subordinados. A organização pessoal reflete na liderança, interfere PAGF entusiasmo e motivação dos subordinados. A organização pessoal reflete na liderança, interfere no comportamento e no destino da Liderar também significa atribuir responsabilidades a sua equipe. outras pessoas, acompanhar os trabalhos e os resultados, delegar corretamente inclui um conhecimento profundo sobre o trabalho a ser realizado e assim perceber os talentos pessoais de cada membro da equipe.

Ao assumir um cargo de liderança é se tornar responsável pela produtividade de outras pessoas, recebendo tal responsabilidade e para complementar terá que intender como cada membro da sua equipe atua, para colher lucros ou no pior caso danos. Ser um bom exemplo talvez seja o melhor ponto a ser seguldo, arregaçar as mangas e partlcpar, articipar neste caso significa descer as escadas e viver a realidade dos subordinados, conversar com cliente e ir até onde a empresa realmente funciona. O papel do líder vai além de distribuir tarefas e fiscalizar a sua execução. No dia a dia, muitas vezes seu caráter será posto a prova, pois se defrontará com situações onde a saída mais fácil não é a correta. Seguir o caminho correto, o que às vezes é dolorosamente oneroso, exige coragem.

Além disso, o lider se torna responsável por sua equipe, o que quer dizer que às vezes terá de defendê-los, seja de um cliente mal educado ou de decisões arbitrárias ou rancamente mal fundamentadas. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DE UM LIDER Um líder de boa comunicação é aquele capaz de expressar a clareza do próprio pensamento, o Um líder de boa comunicação é aquele capaz de expressar a clareza do próprio pensamento, o que inclui saber explicar o que deve ser feito, às vezes como deve ser feito e principalmente, qual a importância da tarefa, em uma escala de prioridades. A comunicação de um líder com sua equipe deve ser precisa e especifica. or um outro lado, um líder desorganizado tende a comunicar-se da mesma forma, gerando ambigüidade com suas róprias ordens, e muitas vezes a equipe até compreende o que deve fazer, mas tem que improvisar quando ao como fazer, e não tem a menor idéia do porquê. Boa parte da sua habilidade em seu comunicar bem vem de sua capacidade de ser um bom ouvinte. Manter um projeto organizado e as pessoas empolgadas não resulta de um discurso inflamado, mas do seu poder de ouvir as mais variadas idéias de sua equipe. A comunicação é uma ferramenta importantíssima para um líder, uma empresa líder no mercado conseqüentemente é formada por lideres que exercem grande influência sobre as demais pessoas não só na visão os negócios, mas principalmente na canalização de esforços e direcionamentos das atitudes para que objetivos sejam alcançados.

O líder, segundo Eric Hoffer, é alguém que é “prático e realista, mas precisa falar a linguagem do idealista”. A liderança está presente em todo o contexto humano, mas o seu funcionamento necessita de alguém que assuma a responsabilidade pelas suas ações. Comunicação vem do latim communicatio de communis comum significa a ação de tornar algo comum a muito muitos. Pode-se dizer também que é transformar o nosso discurso mental em discurso verbal para que ele novamente se ransforme em discurso mental na cabeça do receptor. O grande nó da questão é fazer com que nesse processo não se perca o conteúdo básico do que se quer transmitir.

Isto, porém, é quase impossível, pois temos que transformar idéias, que são abstratas, em palavras, que são signos, e que essa transformação seja inteiramente entendida pelo receptor. A MÁ COMUNICAÇÃO DE UM LÍDER: CONSEQUÊNCIAS A comunicação é o pilar de toda atividade humana, sem ela não chegaríamos a lugar nenhum. Um grande número de problemas pode nascer da falta de comunicação, saber identificar o problema já é ter meia solução. O ato de comunicar-se não estara concluído se não houver uma compreensão e aceitação da outra parte, a finalidade da comunicação é atingir o comportamento. Isso acontece através de um transmissor e um receptor.

O processo de comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor, ai o receptor interpreta a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira a partir daí, dará o feedback, completando o processo de comunicação. A liderança se compromete a conduzir um grupo de pessoas, formando equipes para buscar resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os iderados de forma ética e positiva para que contribuam de forma motivadora com objetivo da buscar bons resultados para toda equipe e manter organizada. Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportament Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três teorias sobre a liderança.

Traços da personalidade: segundo esta teoria o lider possu caracteristicas marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Estilos de liderança: esta teoria ponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Situações de liderança: nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe. O estilo de liderança autocrático trata-se do líder focado nas tarefas, adota o estilo autoritário, direto, individualista, decide sozinho não levando em consideração a opinião dos liderados. O estilo democrático trata-se do estilo consultivo, é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.

E por fim o estilo liberal é aquele em que s liderados tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante, mas há um porém, pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los. A comunicação está no núcleo da liderança e da gestão empresarial, e consiste também em um relacionamento interpessoal que através de um processo comunicativo, os líderes procuram influenciar pessoas a realizarem suas atividades na empresa e a se engajarem na execução dos objetivos e metas traçados no planejamento estratégico. PAGF8rl(F8

Projeto integrador cbc

0

Na definição de negócios, podemos dizer que é a orientação da empresa na colocação de seu produto no mercado bjetivando

Read More

Análise de caso – nissan

0

O objetivo desta resenha é comentar sobre os acertos e erros de estratégia ocorridos durante a revitalização da Nissan. Ao

Read More