Gestão financeira de longo prazo

Categories: Trabalhos

0

4. Gestão Financeira de Longo Prazo A captação de recursos de longo prazo trata-se dos recursos próprios e os recursos de terceiros. Os recursos próprios são representados pelo capital investido pelos sócios na organização, ou seja, o patrimônio Líquido. O capital de terceiros pode ser originado através da emissão de títulos de dívida corporativa, ou correspondem aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo.

A estrutura de capital corresponde à parte da estrutura financeira formada pelos recursos próprios e pelas exigibilidades de longo prazo. 4. 1. Investimento Ações As ações representa uma empresa, comp ors to view nut*ge ital Social de os próprios da organização. Quando uma empresa adquire determinado porte e passa a necessitar de mais recursos para o desenvolvimento de seus negócios, tendo esgotado suas opções de financiamento bancário, reflete sobre a possibilidade de abrir se captal através da emissão de novas ações.

A decisão de abertura de capital implica em compromissos que a empresa assume com os seus acionistas (proprietários). Quando toma recursos bancários, uma organização se compromete a pagar um custo por estes recursos na forma de uros, com prazo e forma de pagamento pré-definidos. Quando capta recursos através da emissão de ações, a organização assume o compromisso de remunerar os seus acionistas através da distribuição de resultados. Por outro lado, se o acionista quiser recuperar o valor investido na compra das ações, deve procurar negocia-las com terceiros. eve procurar negocias estes títulos num foro apropriado que se chama mercado secundário e é representado pelas bolsas de valores. para a organização, a tomada de decisão quanto à emissão de ações passa pela discussão dos custos envolvidos com a peração e do custo de captação destes recursos, a ser pago ao acionista. Empréstimos e Financiamentos Bancários O principal fornecedor de recursos de longo prazo no Brasil é o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Voltado para a modernização do setor produtivo, infraestrutura e desenvolvimento social e urbano, atendendo desde micro e pequenas empresas a organizações de grande porte, possui algumas linhas de financiamento: FINEM – Financiamentos a Empreendimentos: operações destinadas à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, podendo ser realizadas diretamente com o BNDES ou através das nstituições financeiras credenciadas; * BNDES Automático: operações destinadas à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais e importados, podendo ser realizadas através das instituições financeiras credenciadas; FINAME: operações destlnadas à aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, podendo ser * FINAME Agrícola: operações destinadas à aquisição de máquinas e implementos agrícolas novos, de fabricação nacional, podendo ser realizadas através das instituições financeiras credenciadas. Títulos de Dívida Corporativa

As organizações de maior porte, geralmente sociedade anônimas de capital aberto, têm condições de se relacionar com investidores institucionais (seguradoras, fundos de pensão e fundos mútuos de investimento) e com investidores qualificados* (instituições financeiras, com anhias seguradoras e sociedade investimento) e com investidores qualificados* (instituições financeiras, companhias seguradoras e sociedades de capitalização, entidades abertas e fechadas de previdência pnvada, fundos de investimento, pessoas jurídicas não financeiras com patrimônio líquido superior a R$ 5 milhões e carteiras de alores mobiliários em montante superior a R$ 500 mil). Desta forma podem captar recursos através da emissão de títulos de dívida corporativa. instruçao CVM NO 302/99 No Brasil, para captação de recursos de longo prazo, estamos nos referindo às debêntures, títulos de dívida emitidos por sociedades anônimas não-financeiras de capital aberto. As sociedades de arrendamento mercantil e as companhias hipotecárias também são autorizadas a emiti-las. As principais finalidades da emissão de debêntures são: o financiamento de projetos de investimento, a reestruturação de apital da organização, o alongamento do perfil de dívida e o reforço do capital de giro. Podem ser classificadas em simples, conversíveis e permutáveis. As debêntures simples apenas proporcionam ao credor a remuneração (indexador mais taxa de juros).

As debêntures converslVeis, além da remuneração, proporcionam ao credor a possibilidade de conversão em ações da organização. Já as permutáveis, possibilitam ao credor, além da remuneração, transformar suas debêntures em ações de outras organizações que não a emissora dos títulos. Arrendamento Mercantil O leasing, ou arrendamento mercantil, é uma forma de btenção de um bem se quem haja a compra do mesmo. Usualmente, classificamos o arrendamento mercantil como uma operação de aluguel. Durante a vigência do contrato, o arrendatário (contratante) tem o direito de isso do bem e o arrendador (contratado) tem a sua posse.

A operação de arrendamento mercantil envolv A operação de arrendamento mercantil envolve a participação de quatro agentes, cada um com uma função especifica: Arrendatário: pessoa física ou juridica, escolhe o bem e o fornecedor, contrata a operação de arrendamento com o banco, empresa de arrendamento ou com o próprio fornecedor e realiza seguro do bem; * Arrendador: fecha o contrato com o arrendatário e paga o fornecedor; * Fornecedor: recebe o pagamento do arrendador e entrega o bem ao arrendatário. * Seguradora: recebe o pagamento do prêmio de seguro do arrendatário, com cláusula beneficiária para o arrendador. Durante o período de vigência do contrato, o arrendatário faz o pagamento das parcelas do contrato ao arrendador. As principais vantagens do arrendamento mercantil são: * Financiamento total do bem, com a liberação de recursos para o capital de giro; * Prazo de amortização compatível com a amortização conômica do bem; * Aceleração da depreciação.

As operações de arrendamento mercantil podem ser: * Leasing Operacional: operação realizada entre o arrendatário e o próprio fornecedor do bem, que pode ficar responsável pela manutenção ou por algum tipo de assistência técnica; * Leasing Financeiro: operação realizada entre o arrendatário e um banco com carteira de arrendamento mercantil ou uma empresa de arrendamento mercantil, na qual a manutenção do bem é de responsabilidade exclusiva do arrendatário. Ao final do contrato, o arrendatário pode exercer a opção de compra o bem, através do pagamento de um valor residual (VR) estabelecido em contrato. ‘k Sale and Lease Back: operação que envolve um bem de propriedade do arrendatário. Este bem é vendido ao arrendador e posteriormente arrendado à arrendatária. É uma forma de libera vendido ao arrendador e posteriormente arrendado ? arrendatária. ? uma forma de liberação de capital de giro para arrendatária, a partir de algum bem do imobilizado; Leasing Imobiliáno: operação semelhante a um financiamento imobiliário, em que o arrendador tem a posse do imóvel, em contrapartida à hipoteca do mesmo (caso da operação de inanciamento). 4. 2. Técnicas de Análise de Projetos de Investimento em Ativos Fixos Investimentos em Ativos Fixos possuem diversas classificações, sendo essas as mais conhecldas: * Investimentos de Substituição: mais comuns e de mais fácil análise, as empresas já conhecem os custos da imobilizações a substituir. * Investimentos de Expansão: destinam-se a aumentar a capacidade de produção ou de escoamento de produtos acabados. Investimentos de Modernização: visam a introdução de novas tecnologias, têm como objectivo especifico a melhoria da produtividade do trabalho ou a redução dos custos industriais ou e distribuição. ‘k Investimentos de Inovação: destinam-se à introdução de novas tecnologias ou de melhoria de produtos. * Investimentos Sociais: visam direta ou indiretamente a melhoria das condições de trabalho na empresa. * Investimentos Ambientais: impostos pela legislação em vigor, têm como objetivo preservar o ambiente, pelo menos parcialmente, suportados pela empresa. Investimentos Estratégicos: têm uma finalidade ofensiva ou defensiva em relação às empresas concorrentes. Referências Bibliográficas BRAGA, Roberto. Fundame PAGF50FS as de Administração

Analise de musica no fundamental

0

Introdução o Presente portfolio tem a ideia de falar a respeito do uso de fontes históricas como musicas , letras

Read More

Caso cbc

0

O conceito de negócio diz respeito ao benefício que uma organização ou empresa, por meio dos seus produtos ou serviços,

Read More