Gestor de processos de negócios

Categories: Trabalhos

0

[pic] org to view nut*ge GESTOR DE PROCESSOS DE NEGOCIOS uma metodologia que procura integrar as atividades de diversas áreas da empresa (vendas, financeiro, logistica, marketing etc. ) para tornar os processos mais eficientes. A área funciona como uma “ponte” entre a Gestão Estratégica da empresa e as suas diversas Áreas de Negócios, usando como suporte a Tecnologia da Informação (TI) e outros processos suporte, como os do RH.

Qual sua importância? É a área que colhe as informações sobre como funcionam os processos das unidades de negócios, propõe projetos de elhoria, busca junto a TI as ferramentas adequadas e coordena como deve ser implementado o projeto e colocado em prática junto aos colaboradores.

Alguns dos principais benefícios de sua utilização são: eliminação/redução de tarefas manuais, eliminação de esforços em duplicidade, redução do lead time dos processos, melhoria de serviço ao cliente, segurança de que regras do negócio estão sendo realmente seguidas na prática, direcionamento automático de problemas/exceções para os gerentes/responsáveis pelos processos, trilha de auditoria completa dos processos realizados na empresa, satisfação os niveis de servlço combinados com clientes e aumento da vantagem competitiva da empresa, integração de sistemas desconectados.

Podemos ilustrar essa importância através de um estudo feito pela Compass International, que contou com a participação de 52 empresas de diversos segmentos e portes e mostra que as limitações organizacionais e estruturais e as constantes mudanças no mercado estão pressionando as empresas brasileiras a aumentar os seus investimentos em gestão de processos como forma de aumentar o seu nível de competitividade.

A pesquisa revelou uma considerável evolução m relação a este método de gestão. Das empresas participantes, PAGFarl(Fq uma considerável evolução em relação a este método de gestão. Das empresas participantes, 81% possui mais da metade de seus processos de negócio documentados. Como ficou evidente no estudo, quanto maior esta documentação, maior a eficiência do processo em si, o que se traduz em redução de sobrecarga de trabalho de 1 e de tarefas repetidas e retrabalho de 22%.

Além da evolução, a pesquisa apontou também algumas das deficiências das empresas em relação à gestão de processos. Uma das principais é a falta de indicadores de desempenho para seus processos. O profissional O Gestor de Processos de Negócios pode trabalhar em consultorias externas ou em um escritório de processos específicos dentro da própria organização.

Para se tornar um Gestor de Processos de Negócios não é necessária uma formação acadêmica espec[fica, o caminho é traçado por meio de cursos de especialização ou Mestrados nas areas de Gestão de Processos e afins, no entanto, a tendência é que profissionais de outras áreas, como por exemplo, TI, Administração e Engenharia, migrem para Gestão de processos devido à proximidade do assunto e por existirem faculdades que já incluíram na grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação disciplinas relacionadas ao tema.

Para auxiliar a formação desses profissionais a seleção por parte das empresas o Fórum Brasileiro de Processos lançou a primeira Certificação Profissional em Gestão de Processos de Negócios do Brasil (CPGP).

De caráter inovador, a Certificação Profissional em Gestão de Processos consiste no desenvolvimento de um sistema que prima por estabelecer padrões de mérito, habilidades e competências para a escolha e profissionais PGP – Profissionais em Gestão de Processos, nos diferentes níveis de atuação, que PAGF3rl(Fq de profissionais PGP – Profissionais em Gestão de Processos, nos diferentes níveis de atuação, que possam contribuir de forma significativa e garantida para os melhores resultados das organizações.

A certlficação é dividida em três níveis: • 10 Nível: Mapeador e Modelador de Processos O profissional fica incumbido de “desenhar” todas as etapas do processo da organização, ou seja, como eles funcionam no momento, antes da mudança. Faz o diagnóstico da situação atual da empresa. O perfil do profissional deve incluir formação mínima a nível técnico em administração, sistemas, ciências da computação, etc. Graduação em áreas equivalentes, inclusive engenharia é desejável. Deve também ter inglês fluente para leitura e entendimento de textos.

Os requisitos mínimos para certificação incluem Conhecimentos de Mapeamento e Modelagem de Processos (“as is”) e 1500 horas de prática comprovada no mapeamento, modelagem e desenho de processos. Por fim deve haver aceitação e aprovação da atuação prática através de verificação das informações prestadas e provação no Exame de Certificação aplicado pelo FBP. A certlflcação é válida por dois anos, podendo ser prorrogada sucessivamente por igual período através do atendimento dos procedimentos descritos no item revalidação de certificações. ?? 20 Nível: Arquiteto de Processos É o profissional que monta um projeto para melhorar e aperfeiçoar as atividades, eliminar desperd(cios, gargalos e retrabalhas, visando os processos ideais na situação “futuro”. O perfil de mercado do profissional que deseja obter esta certificação deve incluir formação mínima em nível de graduação m administração, sistemas, ciências da computação, engenharia, etc. ; pós-graduação em áreas complementares e especializadas ciências da computação, engenharia, etc. pós-graduação em áreas complementares e especializadas é desejável, Gestão de Projetos e PMBOK e inglês fluente para leitura e entendimento de textos. Os requisitos mínimos para obter esta certificação são Certificação Nível 1 válida; conhecimentos de Arquitetura de Processos, elaboração da situação futura (“should bei’); 3. 000 horas de prática comprovada no mapeamento, modelagem e esenho de processos e elaboração da situação futura (“should be”).

A comprovação dos requisitos mínimos é feita através da confirmação da validade da Certificação de Nível 1; aceitação e aprovação da atuação prática através de verificação das informações prestadas e através de entrevista presencial elou a distância pela Internet e aprovação no Exame de Certificação aplicado pelo FBP. A certificação é válida por três anos, podendo ser prorrogada sucessivamente por igual período através do atendimento dos procedimentos descritos no item revalidação de certificações. ??? 3a Nível: Gestor de Projetos de Processos Tem a responsabilidade de implementar o que foi projetado e transfere a condução para a área responsável. para obter a certificação nível 2 0 perfi profissional deve englobar formação minima no nível de pós-graduação em administração, sistemas, ciências da computação, engenharia, etc. Certificação PMP é desejável. Necessário inglês fluente (fala,leitura e escrita).

Os requisitos m[nimos são: Certificação Nível 2 válida; conhecimentos de Mapeamento e Modelagem de Processos, Arquitetura de Processos, Gestão de Projetos (PMBOK), Processos e Negócios e Gestão de Pessoas e 5. 000 horas de prática comprovada em Gestão de projetos de processos, incluindo as fases “as is”, “should be” e implementação e a coordenação d Projetos de Processos, incluindo as fases “as is”, “should be” e implementação e a coordenação do time participante.

A comprovação desses requisitos mínimos é feita através de confirmação da validade da Certificação de Nível 2; aceitação a distância pela Internet; aprovação em assessment presencial através de banca composta por especialistas da área em Gestão de Processos, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas aprovação no Exame de Certificação aplicado pelo FBP. A certificação é válida por cinco anos, podendo ser prorrogada • 40 Nível: Gestor de Processos Gerencia e controla os principais processos e suas atividades na organização.

Nesta posição o profissional normalmente faz seu trabalho dentro da organização. Características do profissional O Gestor de Processos de Negócios é aquela pessoa cuja função é fazer a “ponte” entre os usuários de TI, ou seja, o pessoal de negócios, e a TI propriamente dita, no papel de provedora de soluções tecnológicas e de sistemas. Infelizmente, observa-se que é muito frequente que os gerentes de processos (ou analistas de negócios) apresentem lacunas significativas em sua formação e, multas vezes, nas habilidades necessárias para esse papel importantíssimo.

O profissional deve ter profundo conhecimento do negócio. Este é o ponto mais importante. O analista de processos de negócio é o receptor das demandas dos profissionais de negócio da empresa, os quais frequentemente possuem pouco conhecimento de tecnologia e uase sempre, dispõem de pouco frequentemente possuem pouco conhecimento de tecnologia , quase sempre, dispõem de pouco tempo para explicar o que precisam. Ao conhecer em profundidade o negócio, o analista de processos é capaz de identificar rapidamente a necessidade do usuário, mesmo quanto ela não é claramente articulada.

Além disso, ele é capaz de propor soluções que podem não ter ocorrido ao usuário, bem como avaliar imediatamente os impactos daquilo que está sendo pedido em outros processos de negócio da organização. Deve também ter formação ampla, conforme visto nos processos de certificação acima. Ele precisa ter um entendimento claro do funcionamento geral de uma empresa, com onhecimentos de marketing, finanças, assuntos regulatórios e de governança. Precisa também ter noções de microeconomia, para ser capaz de entender o contexto econômico em que opera a empresa.

Por fim, precisa ter noções de sociologia e ciência politica, para ser capaz de entender a cultura organizacional da empresa e a forma como se dão nela as relaçóes de poder. Sem este conhecimento, o profissional corre o risco de propor soluções que, embora tecnicamente perfeitas, causem grandes problemas e resistências por serem, eventualmente, incompatíveis com a cultura da empresa ou por não darem conta e relações de poder que podem inviabilizar o projeto. Habilidades interpessoais e pensamento sistêmico também fazem parte da lista de características de um bom gestor de processos de negócios.

Ele precisa ser capaz de se relacionar bem com pessoas de diferentes formações, estilos e mentalidade. Precisa saber ouvir, ser capaz de compreender a comunicação não-verbal, distinguir necessidades de desejos, negociar e assumir compromissos. Além disso, precisa ter pensamento sistémico, de modo a prever as inte negociar e assumir compromissos. Além disso, precisa ter ensamento sistêmico, de modo a prever as interações entre o que está sendo pedido e as demais necessidades da empresa.

Além de todas as competências já citadas este profissional precisa ainda ter o domínio das diversas técnicas necessárias para entender, modelar, analisar e documentar processos de negócio e requisitos de sistemas. Precisa ser fluente nos métodos, linguagens e notações usados na empresa, sejam eles padrões de mercado – como o BPMN, IDEF ou a UML – sejam específicos da organizaçao. Por fim, é fundamental que o gerente de processos tenha visão pragmática da tecnologia, uma ampla compreensão as possibilidades oferecidas pela tecnologia disponível, seja internamente, seja no mercado.

Sem precisar ser um expert tecnológico, ele deve entender o que existe dentro e fora da empresa e como essas tecnologias podem ser empregadas para resolver os problemas de seus clientes internos. Deve estar “antenado” com as novidades tecnológicas de modo a ser capaz de sugerir a adoção de novas tecnologias, sem perder de vista a forma como tais novidades podem ser integradas ao ambiente tecnológico atual da organização. Deve também ser inovador no uso de tecnologias já bem estabelecidas a organização, criando novas soluções para os problemas que surgem sem necessariamente ter que recorrer a tecnologias de ponta.

Conclusão Segundo as pesquisas encontradas o BPM (ou Gestão de Processos) talvez seja a maior revolução nas empresas apos o advento da Internet, o que mostra o impacto positivo que esse novo modelo de gestão iniciou há alguns anos. É uma tendência que as empresas devem buscar adotar para melhorar seu desempenho e não ficar atrás da concorrência levando em consideração a PAGF8rl(Fq adotar para melhorar seu desempenho e não ficar atrás da oncorrência levando em consideração as melhorias vistas com sua implantação.

Verificamos que esse processo deve ser gerido por profissionais qualificados que tenham em mãos as ferramentas e capacidade para efetuar tais modificações de forma correta e gradual, pois as empresas normalmente possuem um método antiquado de gestão e para passar para esse novo modelo devem ter um período de adaptação e contar com o comprometimento de todos os integrantes da organização. O gestor de processos de negócios é fundamental para o sucesso, pois irá coordenar a transição e fazer a reestruturação os processos de maneira apropriada.

Ainda é muito freqüente acontecer de pessoas dedicadas serem “jogadas aos leões” ao assumirem esse papel, sem estarem totalmente preparadas para tanto. As empresas precisam ter claro que não basta mudar a descrição de cargo do colaborador. É fundamental que ele receba a formação necessária, cobrindo as lacunas que possa ter. Bibliografia http://www. administradores. com. br/informe-se/informativo Igestor-de-processos-e-uma-carreira-em-ascensao/12323/ http://www. fbp. org. br/v2/certificacao-em-processos/gestor-de -projetos-de-processos. asp PAGFgrl(Fq

Plano de aula: água

0

Janaina Canuto Dias Plano de Aula: A água Swip page do à disciplina de Prática de Ensino sob orientação da

Read More

Síntese – o fim da 2ªguerra mundial e a guerra fria.

0

TEMA: O fim da 2a Guerra Mundial e a Guerra Fria URSS: * Perda populacional; * Estrutura económica danificada. (No

Read More