Globalização, helenismo e comunitarismo

Categories: Trabalhos

0

Universidade do Estado do Rio de Janeiro IFCH — Departamento de História prof ora Maria Regina candido Disciplina: História da Antiguidade Ocidental Aluno: Fellipe Castanheira Soares Matrícula: 2011. 1. 01414. 11 Síntese de Globallzação, helenismo e comunitansmo Globalização foi um conceito que surgiu na economia americana e na imprensa ingles ar 2 globalização o proces de povos, nos aspectos IturaFs visando uma hegem a Para o autor Jean Luc O.

Entende-se por p imação entre os Ico sócio-políticos, o mundo. nto de globalização e deu devido à abertura de fronteiras econômicas e a desregulamentação, que permitiu às atividades capitalistas expandirem seu domínio ao planeta. O surgimento de meios de comunicação eficientes e a facilidade em meios de transporte impulsionou o avanço deste processo. Já no contexto da Grécia antiga, temos o helenismo, que entende-se por cultura dos gregos.

O processo de helenização, empreendido por Alexandre da Macedônia, teve como objetivo expandir a cultura grega e aproximar os atenienses aos povos desconhecidos, denominados bárbaros. O autor Arnald Momigliano no livro “Os Limites da Helenização” nos destaca que o helenismo proporcionou, entre outras, o contato dos gregos com as culturas estranhas, além da movimentação de ideais entre do contato com as diferentes culturas, os gregos permaneciam culturalmente da forma que são e os bárbaros que adquiriam a cultura grega.

Logo percebemos que apesar da similaridade existente entre globalização e helenização, já que os dois processos aproximaram diferentes povos e culturas, há uma diferença: nao havia uma efinição de economia na Grécia antiga, portanto não é correto afirmar que existiam interesses econômicos na helenização. Por último, temos um movimento denominado comunitarismo, que surge na Europa, nas décadas de 80 e 90, como forma de reação às ideias hegemônicas da globalização e ao liberalismo.

Os comunitaristas defendem uma maior participação coletiva nas decisões, com base nas ideias políticas de formação da Grécia antiga e se opõe aos aspectos individualistas atuais. O autor Amitai Etzioni define comunitarismo como uma disciplina cadêmica, filosofia política e um movimento social que tem por objetivo trazer o debate de temas sócio-políticos e culturais, como a preservação do meio ambiente e participação ativa dos cidadãos.

Bibliografia Candido, Maria Regina. Aula de História da Antiguidade Ocidental, assunto: Helenismo, UERJ. Momigliano, Arnalda Os Limites da Helenização. Editora: Jorge Zahar, 1991. FERRANDÉRRY, Jean cuc. pojnt sur la mondialisation. presses Universitaires de France PUF, Paris, 1996, p. 3) – (Site Ciência Politica : vmw. jus. com. br/doutrina/texto)

Anencefalia

0

elimina permanentemente a possibilidade de algum dia ganhar consciência. Podem ocorrer ações reflexas, como respirar e respostas a sons ou

Read More

Petrobras

0

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES ALEXANDRA MARTINS DE SOUZA ANA

Read More