Greg

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de Informática e Administração Paulista Trabalho de Gestão de Negócios para Web Sites: Cloud Computing Março – 2012 São Paulo – SP Muita informação Estudo realizado pela IDC a pedido da EMC diz que o número de informação digital tende a crescer de 2007 á 2011 para 1,8 to next*ge zettabyte (1 trilhõe aumentando, lidar co os PACE 1 orfi trabalho para as indú ia: : geram muitos dados permanente e com u sse volume vai as pode dar muito TI. Empresas que rda-los de forma pois podem ser de alguma ajuda ou ter algum valor no futuro. O que as empresas pensam em adotar?

Com a dificuldade de armazenamento e dificuldade de compartilhar toda essa informação, algumas empresas estão estudando sobre “Cloud Computing”. Refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados.

O acesso a programas, servi erviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão ? nuvem. Cloud Computing não é uma tendência, é uma necessidade. Estudo feito pela “Perspectiva do mercado de tecnologia da informação no Brasil” do consultor de mercado sênior da Frost & Sullivan, Fernando Belfort, mostra que poucas empresas conhecem realmente o potencial da nuvem e que estão procurando entender no que estão se metendo, vendo quais os provedores de Cloud, o que e como fazem, e como a segurança é tratada por eles, um dos tópicos mais importantes junto com o preço de acordo com as empresas.

Dois terços das empresas que a Frost & Sullivan entrevistou disseram que vão sim investir na nuvem, ou seja, 66% das empresas de grande porte vão movimentar seus negócios em sua direção. A nuvem é a terceira onda. O mainframe foi a primeira, que em seu auge oferecia às empresas cerca de duas mil aplicações. O cliente/servidor veio em seguida, levando à revolução do PC, em que o número de aplicações cresceu para dezena de milhares.

Hoje, é a vez da nuvem, que permite o trabalho em qualquer lugar. Começando pelos grandes Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as rimeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa “nuvem de informação” (Information Cloud) e aos poucos, essa tecnologia vai ingressando nas empresas e, em breve, em computadores domésticos. omputação nas nuvens possui várias vantagens que levaram ess A computação nas nuvens possui várias vantagens que levaram essas grandes empresas a adotar essa tendência, algumas delas sao: Utilizar softwares sem que estejam instalados no computador, assim, na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e HO que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na nuvem e qualquer lugar. Apenas precisará de uma conexão com a internet, se “libertando” ao ambiente local e a mídias removíveis… As atualizações de sofMare são feitas de forma automática e diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/sewidor, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem. Fornece aplicações gratuitamente e, quando não são, são pagas somente pelo tempo de uso, assim o usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos. * O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se ornam mais fáceis, já que as informações se encontram no mesmo “lugar” (Nuvem) e a infraestrutura para esse serviço consomem menos energia, refrigeração e espaço.

Porém muitas empresas (governamentais, bancos, etc. ) ainda não confiam seus dados as nuvens, mas aqui estão alguns motivos que contrariam esse pensa PAGF3rl(F6 esse pensamento: Acesso privilegiado de usuários – A sensibilidade de informações confidenciais nas empresas obriga um controle de acesso dos usuános e informação bem específica de quem terá privilégio de administrador, para então esse administrador controle os cessos. Segurança – As empresas são responsáveis pela segurança, integridade e a confidencialidade de seus próprios dados.

Os fornecedores de Cloud Computing devem estar preparados para auditorias externas e certificações de segurança. Localização dos dados – A empresa que usa Cloud provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados, talvez nem o pais onde as informações estejam guardadas. O fornecedor deve estar disposto a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdições específicas, assumindo um compromisso em contrato de obedecer aos requerimentos de rivacidade que o país de origem da empresa pede.

Segregação dos dados – Geralmente uma empresa divide um ambiente com dados de diversos clientes. procure entender o que é feito para a separação de dados, que tipo de criptografia é seguro o suficiente para o funcionamento correto da aplicação. Recuperação dos dados – O fornecedor em Cloud deve saber onde estão os dados da empresa e caso ocorra a perda de dados, o fornecedor terá sempre um backup de toda a informação da qual está armazenando.

Apoio à investigação – A prática de atividades ilegais pode se ornar impossível em Cloud Computing uma vez que há uma variação de servido PAGF atividades ilegais pode se tornar impossível em Cloud Computing uma vez que há uma variação de servidores conforme o tempo onde estão localizados os acessos e os dados dos usuários. Importante obter um compromisso contratual com a empresa fornecedora do serviço e uma evidência de sucesso no passado para esse tipo de investigação.

Viabilidade em longo prazo – No mundo ideal, o seu fornecedor de Cloud Computing jamais vai falir ou ser adquirido por uma empresa maior. A empresa precisa garantir que os seus dados starão disponíveis caso o fornecedor de Cloud Computing deixe de existir, ou seja, migrado para uma empresa maior. Importante haver um plano de recuperação de dados e o formato para que possa ser utilizado em uma aplicação substituta. Conclusão Podemos concluir que daqui a alguns anos Cloud Computing estará dominando tanto nas empresas quanto em redes domésticas.

Por que não amanha? Porque seus beneficios ainda não estão completamente claros para muita gente, não olhando apenas a redução de custos, também será uma ótima alternativa para conseguirem mais gilidade e flexibilidade para projetos de TI e irá facilitar muito a vida de um usuário doméstico. E finalmente: computação em nuvem nao deve ser um projeto específico de TI nem exclusivo dos usuários, de forma independente. É uma mudança no modelo computacional da empresa e, portanto, um projeto corporativo.

E, importantíssimo, não pode haver desconexão entre TI e seus usuários. Bibliografia COMPUTAÇÃ importantíssimo, não pode haver desconexão entre TI e seus usuários. Blbliografia COMPUTAÇÃO em nuvem. DisponlVel em <http://pt. wikipedia Última odificação em 5 de março de 2012 às 05h13. Acesso em: (exemplo: 15 fev de 2012). ARTIGOS sobre Cloud Computing. Disponível em <http://imasters. com. br/secao/cloud> Acesso em: VOLUME de informação digital armazenada supera a quantidade de grãos de areia do planeta.

Publicado em 17 de fevereiro de 2011. Disponível em <http:// sowdigital. com/2011102/1 Winformacao-digital/> Acesso A CADA dois anos, volume de dados mais que dobra. Redação Computerworld. Publicado em 29 de junho de 2011 às 07h15. Disponível em <http://idgnow. uol. com. br/computacao corpo rativa/2011106/29/a-cada-dois-anos-volum e-de-dados-mais -que-dobra/> Acesso em: CRESCIMENTO no volume de dados é desafio para empresas.

Computerworld/EUA. Publicado em 19 de maio de 2011 às 08h30. Disponível em <http://idgnow. uol. com. br /computacao_corporativa/2011105/19/crescimento-no -volume-de-dados-e-desafio-para-empresas/> Acesso CARREIRA: como Cloud Computing vai afetar o mercado de trabalho em TI. Publicado em 25 de agosto de 2011 às 16h00. Disponível em <http://olhardi ital. uol. com. br/negocios /dieital_news/noticias/carr ud_computing

Marketing

0

es têm em comum a juventude e o tino para os negócios. Empresários de setores tão distintos quanto o de

Read More

Analise de investimento

0

Como abrir uma empresa 04/08/2003 oo:oo Neste artigo irei explanar os procedimentos para a abertura de empresas, passo a passo.

Read More