Grupos pioneiros e as primeiras escolas de serviço social

Categories: Trabalhos

0

A participação do clero no controle direto do operariado industrial remonta do surgimento das primeiras grandes unidades industriais, em fins do século passado (XIX). É viva a presença de religiosos no próprio interior dessas unidades, que muitas vezes possuíam capelas próprias, onde diariamente os trabalhadores eram obrigados a assistir a missa e outras liturgias. No plano sindical, com o apoio patronal, desenvolvem iniciativas assistenciais e organizacionais visando contrapor-se ao slndicalismo autônomo de inspiração anarco-sindicalista.

No contexto internacional, o surgimento da primeira nação socialista ( antiga Uni movimento popular contexto de surgime naquele continente. necessidade de proc la. ora das esc efervescência do pa caracterizam o s de serviço social tona e com ela a é-la, senão minorá- As instituições assistenciais que surgem nesse momento, como a Associação das Senhoras Brasileiras (1920) no Rio de janeiro, e a Liga das Senhoras Católicas (1923), em São Paulo, possuem já – n Swipe to vlew nexr_ page não apenas ao nível da retórica – uma diferenciação face às tividades tradicionais de caridade.

Possuem um aporte de recursos e potencial de contatos no âmbito do Estado que lhes possibilita o planejamento de obras assistenciais de maior envergadura e eficiência técnica. O surgimento dessas instituições dá-se dentro da primeira fase do movimento de “reação católica”, da divulgação do pensamento social da Igreja e da formação das bases organizacionais e doutrinárias do apostolado laico.

Tem em vista não o socorro aos indigentes, mas já dentro de uma perspectiva embrionária e assistência preventiva, de apostolado social, atender e atenuar determinadas sequelas do desenvolvimento capitalista, principalmente no que se refere a menores e mulheres. É nesse período, também que a incorporação da mulher à força de trabalho urbana deixa de ser “privilégio” das famílias operárias, passando a atingir também a parcelas da pequena burguesia. Em 1922 é fundada a Confederação Católica – precursora da Ação Católica – que objetiva centralizar politicamente e dinamizar esses primeiros embriões de apostolado laico.

Teoria estruturalista

0

CASO INTRODUTORIO Infotec Eletrônica Alexandre é um poeta. Seu sonho é comandar uma empresa ágil e criativa, capaz de enfrentar

Read More

Movimento operário

0

MOVIMENTO OPERÁRIOI Aline Maisa Lubenow, Eny Izolda Dreischerf Pereira, Regina Chies a2 RESUMO O artigo tem por finalidade buscar elementos

Read More