Hierraquia de menoria

Categories: Trabalhos

0

HIERARQUIA DE MEMÓRIA A MP não é o único dispositivo de armazenamento de um computador. Em função de características como tempo de acesso, capacidade de armazenamento, custo, etc. , podemos estabelecer uma hierarquia de dispositivos de armazenamento em computadores.

Tipo CapacidadeVelocidade Custo Localização Volatilidade RegistradorBytes muito alta muito altolJCP Volátil Memória Cache Kbytes alta altoUCP/pIacaVoIátiI Memória PrincipalMbytes média médio Placa Volátil Memória Auxiliar Gbytes baixa baixo Externa Não Volátil to view REGISTRADORES: Re armazenamento tem ápidos, com capacid Devido a sua tecnolo como parte da própri rari ora os de CP, extremamente o (uma palavra). estar localizado P, é muito caro. O conceito de registrador surgiu da necessidade da UCP de armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento.

Por exemplo, quando um dado resultado de operação precisa ser armazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponivel para com ele realizar uma nova operaçao. Máquinas RISC são geralmente construídas com um grande conjunto de registradores, de forma a trazer os dados para o mais próximo poss Swipe to vlew next page possível da UCP, de forma a que o programa opere sempre sobre dados que estão em registradores. Registradores são VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizados para manter armazenado seu conteúdo.

MEMÓRIA CACHE: Com o desenvolvimento da tecnologia de construção da UCP, as velocidades foram ficando muito mais altas que as das memórias, que não tiveram a mesma evolução de velocidade (o aperfeiçoamento das memórias se deu mais no fator capacidade). Desta forma, os tempos de acesso às memórias foram ficando insatisfatórios e a UCP ao buscar um ado na memóna preclsa ficar esperando muitos ciclos até que a memória retorne o dado buscado (‘Vwait states”), configurando um gargalo (“bottlenecki’) ao desempenho do sistema.

Por esse motivo, desenvolveram-se outras arquiteturas de memória privilegiando a velocidade de acesso. A arquitetura da memória cache é muito diferente da arquitetura da memória principal e o acesso a ela é muitas vezes mais rápido (p. ex: 5 ns contra 70 ns). No entanto, o custo de fabricação da memória cache é muito maior que o da MP. Desta forma, não é econômico construir um computador somente com tecnologia de memória cache. Criou se então um artifício, incorporando-se ao computador uma pequena porção de memória cache, localizada entre a UCP e a MP, e que funciona como um espelho de parte da MP.

Desenvolveram-se ainda alg a UCP e a MP, e que funciona como um espelho de parte da MP. Desenvolveram-se ainda algoritmos que fazem com que, a cada momento, a memória cache armazene a porção de código ou dados (por exemplo, uma sub-rotina) que estão sendo usados pelas IJCP. Esta transferência (MP Cache) é feita pelo hardware: ela independe do software, que ignora se existe ou não memória ache, portanto ignora essa transferência; nem o programador nem o sistema operacional têm que se preocupar com ela.

A memória cache opera em função de um princípio estatistico comprovado: em geral, os programas tendem a referenciar vánas vezes pequenos trechos de programas, como loops, sub- rotinas, funções e só tem sentido porque programas executados linearmente, seqüencialmente, são raros. Desta forma, algoritmos (chamados algoritmos de cache) podem controlar qual parte do código ficará copiado na cache, a cada momento.

Quando a MP busca um determinado trecho de código e o ncontra na cache, dá-se um “cache hit” , enquanto se o dado não estiver presente na cache será necessário requisitar o mesmo à MP, acarretando atraso no processamento e dá-se um “cache miss” ou “cache fault”. O índice de cache hit ou taxa de acerto da cache é geralmente acima de 90%. Memórias cache também são VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizadas para manter gravado seu conteúdo. MEMÓRIAS AUXILIARE PAGF3ÜFd VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizadas para manter gravado seu conteúdo.

MEMORIAS AUXILIARES: Memórias auxiliares resolvem problemas e armazenamento de grandes quantidades de informações. A capacidade da MP é limitada pelo seu relativamente alto custo, enquanto as memorias auxiliares tem maior capacidade e menor custo; portanto, o custo por bit armazenado é muito menor. Outra vantagem importante é que as memórias auxiliares não são VOLÁTEIS, isto é, não dependem de estar energizadas para manter gravado seu conteúdo. Os principais dispositivos de memória auxlliar são: discos rigidos (ou HD), drives de disquete, unidades de fita, CD-ROM, DVD, unidades otico-magnéticas, etc.

OBS. Cache de disco não é a mesma tecnologia da memória cache. Trata-se do emprego do mesmo conceito da memória cache, para acelerar a transferência de dados entre disco, MP e UCP, usando um programa (um software, por ex. : SmartDrive) para manter um espelho do conteúdo de parte do disco (a mais provável de ser requisitada a seguir pela IJCP) gravado em uma parte da Memória Principal. Recentemente, as unidades de disco passaram a incorpor em sua interface chips de memória – tipicamente 32 a 64 Kbytes – para acelerar a transferência de dados, utilizando um algoritmo de cache.

Pedagogia

0

O DIRETOR E A GESTÃO DA ESCOLA Bárbara Barros CHACUR Rodriguesl RESUMO: Este artigo trata de reflexões sobre a atuação

Read More

Balanço patrimonial e dre

0

SUMÁRIO 1. BALANÇO PATRIMONIAL 03 2. DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO (DRE) 04 3. DEMONSTRAÇAO DE FLUXO DE CAIXA (DFC)

Read More