História da arte.

Categories: Trabalhos

0

Arte Rupestre • Termo usado para descrever a prática que os povos antigos tinham de pintar e entalhar a rocha e empilhar pedras para formar grandes desenhos no chão. Onde são encontradas as mais antigas obras conhecidas? • Áfnca do Sul – há 77 mil anos • Austrália – 28000 a. C. • Argélia — 8000 a. C. • Espanha – caverna de Altamira, na Cantábria- 16000 a 8000 a. C. • França – complexo de Lascaux, em Dordogne – 14000 a. C. – período paleolítico • Somália – complexo neolíticas. 000 a. C. pinturas or13 • Sul da Inglaterra -S ner„:, África – Namíbia e Gr Arte rupestre na Austr lia Ocidental

Caverna de Altamira Stonehenge (do inglês arcaico “stani’ = pedra, e i’hencgi’ = eixo) é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Constitui-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos Furada, em São Raimundo Nonato, Piauí, indicam que humanos habitavam o local há, pelo menos, 58 mil anos.

Arte Egípcia • Pintura, escultura, arquitetura, joalheria, produtos têxteis, erâmicas, paisagismo e vestimentas. • Entre 2649 a. C. e 1070 a. C. durante 18 dinastias. • Antigo Egito • Faraó, vida após a morte, vida cotidiana, deuses, Técnica altamente apurada As Pirâmides • É crença comum que as Pirâmides foram construídas pelos antigos faraós do Egito, com a ajuda relutante de grandes exércitos de escravos, para servir de tumba para preservar os despojos reais. Destinavam-se a ser monumentos com a finalidade de demonstrar a grandeza dos faraós, repletos de tesouros preciosos para a vida após a morte. ?? Para erguer esses templos impressionantes, os faraós tomavam omo modelo a maior e mais antiga das pirâmides, a Grande Pirâmide de Gizé. Porém, a própria Grande Pirâmide não guarda restos de nenhum faraó, não tem nenhuma câmara de tesouros e nenhum tesouro. Quem, então, a projetou e construiu? Com que finalidade? Queóps Queóps, Quefrém e Miquerinos • A maior delas, a prmeira foi constru(da por Queóps„ o mais rico de todos os faraós. Mede cerca de 148 metros de altura e 234 de base. ?? À pirâmide de Quéops seguiram-se as de Quefrém e Miquerinos, seus sucessores. A de Mi uerinos é a mais rica, apesar de ser a menor da 13 Egito por milhares de anos. Por volta do ano de 1. 550 AC. era conhecida como Hor-em-Akth, que quer dizer “Horus na Horizontal” ou Bw-Hol “Lugar de Horus”. Com corpo de leão com cabeça de homem, (alguns dizem ser de mulher), ela simboliza força e sabedoria. • A esfinge possui 20 metros de altura, 73,5m de comprimento; as patas têm 15 metros e a cabeça, 10 metros de altura por 4 metros de largura.

Lei da frontalidade Tutancâmon máscara mortuária ARTE EGÍPCIA (RESUMO) Estilos e normas: Todas as representações artísticas estão repletas de significados que ajudam a caracterizar figuras, a estabelecer níveis hierárquicos e a descrever situações. Do mesmo modo a “simbologia” serve à estruturação, à simplificação e clarificação da mensagem transmitida criando um forte sentido de ordem e racionalidade extremamente importantes. A harmonia e o equilíbrio devem ser mantidos, qualquer perturbação neste sistema é, consequentemente, um distúrbio na vida após a morte.

Para atingir este objetivo de harmonia são utilizadas linhas simples, formas estilizadas, níveis rectilíneos de estruturação de espaços, manchas de cores uniformes que transmitem limpidez e às quais se atribuem significados próprios. A hierarquia social religiosa traduz-se, na representação artística, na atribuição de diferentes tamanhos às dlferentes personagens, consoante a sua importância. Como exemplo, o faraó será sempre a maior figura numa representação bidimensional e a que possui estátuas e espaços arquitectónicos monumentais.

Reforça-se assim o sentido simbólico, em ue não é a noção de perspectiva (dos diferentes níveis de p (sica), mas o poder ea PAGF 13 diferentes níveis de profundidade física), mas o poder e a importância que determinam a dimensão. As cores: A arte egípcia, à semelhança da arte grega, apreciava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram profusamente coloridos. Porém, a passagem do tempo fez com que se perdessem as cores originais que cobriam as superfícies dos objetos e das estruturas.

As cores não cumpriam apenas a sua função primária decorativa, mas encontravam-se carregadas de simbolismo. Lei da frontalidade: Embora seja uma arte estilizada é também uma arte de atenção ao pormenor, de detalhe realista, que tenta apresentar o aspecto mais revelador de determinada entidade, embora com restritos ângulos de visão. para esta representação são só possíveis três pontos de vista pela arte do observador: de frente, de perfil e de cima, e que cunham o estilo de um forte componente de estática, de uma imobilidade solene.

O corpo humano, especialmente o de figuras importantes, é representado utilizando dois pontos de vista simultaneos, os que oferecem maior informação e favorecem a dignidade da personagem: os olhos, ombros e peito representam-se vistos de frente; a cabeça e as pernas representam-se vistos de lado. O fato de, ao longo de tanto tempo, esta arte pouco ter variado e se terem verficado poucas inovações, deve-se aos rígidos cânones e normas a que os rtistas deveriam obedecer e que, de certo modo, impunham barreiras ao espírito criativo individual.

A conjugação de todos estes elementos marca uma arte robusta, sólida, solene, criada para a eternidade. Arte Grega O partenon (447 a. C. – 432 a. C. ) acrópole de Atenas, Grécia Colunas Gregas FIGURAS NEGRAS: pintura a. C. ) FIGURAS NEGRAS: pintura em cerâmica — contava a história dos deuses e heróis da mitologia grega ou narrava eventos como festas e guerras. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. ??? O realismo idealizado da arte grega foi redescoberto durante o Renascimento Italiano e se tornou o padrão que a maioria dos artistas ocidentais almejou alcançar até o século XIX. Davi Michelangelo Antonio canova (1757 – 1822) escultura neoclássica Kouros – designa um tipo de estátua da Grécia Antiga, representando um jovem do sexo masculino. Esta figura apresenta-se sempre em pé e desnuda, com cabelos longos frisados, e trazendo no rosto sereno o sorriso típico da escultura do Período Arcaico da arte grega (c 650 a. C. a 500 a. C.. ).

ARTE ROMANA :O mpério Romano foi o maior e mais duradouro da antiguidade. ROMA – a vida e os imperadores vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C. , batalha que encerrou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma. • É interessante notar que entre os elementos decorativos poucos são os que datam da vida de Constantino. Há, sim, relevos do tempo do Imperador Marco Aurélio e ornamentos que comemoram a Vitória de Trajano sobre os Dácios. • O Arco de Constantino está decorado nas frentes Norte e Sul.

Tem cinco medalhões com o diâmetro de dois metros e estátuas de oito prisioneiros da Dácia que foram retiradas do Forum Trajano. Estátua equestre: Marco Aurélio — Roma Estátua equestre: Marco Aurélio • Marcus Aurelius, AD 161-180. Bronze, em tamanho real. “A mais completa estátua a sobreviver ao período romano, encontrada na Piazza del Campidoglio em Roma. O cavalo, que se movimenta num trote controlado, com a frente ligeiramente aberta, enquanto tenta encontrar o apoio no bridão, é um óptimo exemplar de raça andaluza.

O imperador, ligeiramente coberto com uma túnica curta e calçado com sandálias laçadas, está livremente sentado no animal sobre uma sela de tecido. Este tenta corrigir a posição do cavalo, enquanto se inclina igeiramente para a direita – é um cavaleiro genuíno, nunca um imperador em apoteose. ” (in John Fairley (1995), The Art of the Horse, Figura 26, página 36). Afresco de Pompéia ARTE GREGA ( RESUMO) (900 a. C. até 146 a. C. ) Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e erfeição.

No que se refere ? arquitetura, temos nas edi plos – edificados a partir arquitetura, temos nas edificações e templos – edificados a partir do século VII – as expressões pelas quais se têm maior interesse. Por serem politeístas e acreditarem na semelhança entre os homens e os deuses, observa-se uma cultura religiosa única no mundo, o que refletiu em seus templos distribuídos em todas as cidades gregas. Entre os principais monumentos arquitetônicos gregos está o templo do Partenon em Atenas. Existiam três estilos que podem ser divididos nas arquitetura grega.

O Coríntio era pouco utilizado pelos arquitetos gregos, e se caracterizava pela grande quantidade de detalhes. Os capitéis das colunas eram normalmente decorados com folhas; O estico Jônico representava a graça e o feminino. Sua coluna possuia um fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, e sim sobre uma base decorada. O capitel era constituído por duas espirais unidas por duas curvas; Já o estilo Dórico — era simples, maciço e traduzia a forma do homem. O fuste da coluna era monolítico e grosso, e o capitel era uma almofada de pedra. ais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, e demonstra uma idéia de solidez e imponência. Em relação à pintura, os vasos cerâmicos gregos são os principais cenários. A harmonia e o equilíbrio das pinturas, muitas vezes pretas e em forma de silhueta, eralmente tinham motivos geométricos ou vegetalistas. Quando o assunto são as esculturas, observa-se um cuidadoso estudo das dimensões do corpo humano e uma tentativa de expressá-la com muita fidelidade. O antropomorfismo teve na Grécia seu período de auge, com a perfeição na escultura das formas e o movimento.

A temática religiosa foi muito presente neste tipo de express o movimento. A temática religiosa foi muito presente neste tipo de expressão cultural, juntamente com Situações cotidianas e até esportivas (ligadas às Olimpíadas). O realismo das esculturas – que contavam com detalhes do corpo humano, como nervos, úsculos, veias, entre outros – fazem delas legítimas obras de arte. Entre seus principais artistas, Praxlteles, Policleto, Fídias, Lisipo e Miron. Arte Romana (entre os séculos XI e XIII) A arte romana teve sua maior expressão na arquitetura, através de edificações grandiosas.

Os romanos preocupavam- se intensamente com aspectos voltados para a utilidade, a funcionalidade e a praticidade de suas obras artisticas. A arte da Roma Antiga foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Entretanto, não podemos dizer em hipótese alguma que a arte romana foi uma mera cópia. Entre suas rincipais características, podemos citar a ideia de energia, força, realismo e grandeza material. Na arquitetura, podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características.

Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época. Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foram responsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto antes. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio. Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético. Pelo contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra.

Alem disso, os romanos também se diferenciavam na praticidade,retratando as pessoas conforme obra. Alem disso, os romanos também se diferenciavam na praticidade,retratando as pessoas conforme elas realmente eram, e não conforme um ideal de beleza, como se via na arte grega. Na pntura, os romanos utilizavam mosaicos de cores vivas para representar cenas cotidianas, paisagens e animais. Foi através da arquitetura que a arte romana conseguiu aior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração.

Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a imponência que traduziu, através dos tempos, a grandeza do que foi a civilização romana antiga. Os romanos preocuparam-se com o caráter funcional e prático de sua arquitetura. Houve, por isso, uma combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos eligiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império, facilitando o trânsito de pessoas e o tráfego de mercadorias para outras regiões.

A escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando uma característica fúnebre. Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam-se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado. Arte Bizantina • Imperador Constantino – ano 330 d. C. ?? Mudança do Império Romano de Roma para Constantinopla antiga cidade grega de Bizâncio) • Rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente • Efervescente centro cultural e artístico • Para os biza comerciais entre o Ocidente e o Oriente • Para os bizantinos, o imperador era o representante de Deus na Terra • Era de Ouro Queda de Constantinopla, em 1453 • Mosaicos • Afrescos • Pinturas • Esculturas MOSAICO ( Não tinha profundldade e o claro/escuro se dava através de peças mais claras e outras mais escuras. Corte do Imperador Justiniano Marfim Escultura Basílica de Santa Sofia Istambul, Turquia Tapeçaria Características da Arte Biz

Resolução

0

resoluca RESOLUÇÃO cpc N. 0 1. 329/11 Altera a sigla e a numeração de normas, interpretações e comunicados técnicos. ar

Read More

Métodos científicos

0

Método científico – Resenha Andressa Canes Severo e Giovani Pittaluga severo_andressa@yahoo. com giovani. ph@hotmail. com Autor: Koche, José Carlos Capítulos

Read More