Historia da educação

Categories: Trabalhos

0

Desenvolvimento Histórico da Educação e da Pedagogia no Brasil. Resumo Este trabalho abordará o desenvolvimento histórico da educação e da pedagogia no Brasil que vai desde a linha do tempo com a chegada dos Portugueses, as fases das rupturas, abrangendo também alguns pensadores, concepções e a educação brasileira no mundo contemporâneo. Palavras-chave: Fase história. ntroduçao OF6 Swipe nentp – Brasil- atualidade- Desde os primórdios a educação no Brasil, Já era uma grande preocupaçao.

Analisando o Desenvolvimento Histórico da Educação e da Pedagogia no Brasil desde as primeiras civilizações poderá e observar o caminho percorrido por ela. Dessa forma, compreender como a influência de alguns pensadores interferiram no processo pedagógico, desde a antiguidade até a atualidade e que perspectivas se pode ter para a prática docente futura embasados neste contexto histórico em que o processo educacional Brasileiro está inserido. Heródoto de Halicarnasso procurou descrever fatos de grandes eventos gloriosos e extraordinários para que não fossem esquecidos.

O termo grego historiê significa investigação, e era feito através de testemunhos ou relato oral de outras pessoas. Em seu livro ele fala de grandes trabalhos e proezas dos gregos e dos bárbaros, e o motivo do conflito destes povos. por este pioneirismo, Heródoto foi considerado o pai da História. A História da Educação nos faz cultivar um saudável ceticismo, promovendo a consciência critica, proporcionando a compreensão lógica das identidades múltiplas, e em qual cultura e sociedade estes indivíduos estão encaixados, verificando que estes são criadores de história, pois como seres humanos estão inseridos no tempo.

A educação Brasileira evolui em rupturas marcantes, e a primeira delas foi quando os Portugueses chegaram trazendo um padrão e educação européia, diferente da educação indígena que era praticada por tais povos, educação esta nem um pouco repressiva como a Européia. Os Jesuítas chegaram trazendo consigo além de moral, costumes e religiosidade européia, juntamente com métodos pedagógicos. De 1549 a 1759 estes métodos pedagógicos foram absolutos, até que então o Marques de Pombal expulsa os jesuítas marcando assim uma nova ruptura na História da Educação do Brasil.

Um novo acontecimento proporcionado pela a vinda da família real marca a nossa história que passa a ter uma complexidade aior, pois Dom João VI abre as academias militares, escolas de direito e de medicina, a biblioteca Real, o Jardim Botânico, e a sua iniciativa mais marcante em termos de mudança medicina, a biblioteca Real, o Jardim Botânico, e a sua Iniciativa mais marcante em termos de mudança foi a Imprensa Régia. Mas todos esses acontecimentos e rupturas não foram suficientes para que a educação viesse a ter grande importância.

Ao longo da história a educação brasileira sofreu quebras de paradigmas envolvendo o processo pedagógico, este momento contou com a colaboração de vários pensadores como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, e Florestan Fernandes. Dentre eles abordaremos Paulo Regis Neves Freire, educador pernambucano nascido na cidade de Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinava a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família.

De acordo com as idéias de Freire a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador, desta forma ele deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma critica e atuante na vida social e política. Eu sou um intelectual que não tem medo de Ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. ? porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. paUlO Freire.

As contribuições de Freire foram de grande relevância, não apenas para 3 Paulo Freire. As contribuições de Freire foram de grande relevância, nao apenas para a educação de adultos, pois os fundamentos da sua pedagogia permitem a aplicação dos conceitos analisados em uma amplitude maior, ou seja, na própria concepção libertadora de educação. A história da educação brasileira no século XXI vem marcada por uma série de características relevantes como um mundo lobalizado e a emergência de uma nova sociedade.

Uma sociedade que busca o conhecimento valorizando a importância do processo educacional, visto que a história da nossa educação passou por várias rupturas e é provável que estejamos próximos de novas mudanças. A educação no Brasil sofreu grandes transformaçóes no que diz respeito a educação e a pedagoga. Um passo importante foi a criação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases de 1996), que dividiu a educação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos, e Ensino Técnico.

A LDB define e regulariza o sistema educacional brasileiro, com base nos princípios presente na constituição, ela situa abaixo da Constituição Federal definindo linhas mestras de ordenamento geral, sendo composta de quase noventa artigos. Não podemos deixar de citar o Fundeb, PCN’s, Prouni, Enem, Enade, Prova Brasil que foram programas criados pelo Governo que contribuíram e contribuem para uma educação de qualidade. Dizer que a educação brasileira não sofreu transformações significativas seria inverdade, porém temos a consciência de que há muito a fazer.

Na contemporaneidade mu há muito a fazer. Na contemporaneidade muito se mexe no planejamento educacional, mas a educação tende a manter o “status-quo” como acontece em todos os países do mundo. Sendo assim são muitos os desafios a serem atingidos, tais como: • Valorização dos profissionais da educação; • Erradicação da violência nas escolas; • O analfabetismo dos indivíduos que estão dentro e fora do ambiente escolar; • Melhorias e recursos financeiros; • Inclusão social; • Priorização da educação.

De acordo com a publicação divulgada pelo IBGE é preocupante a taxa de analfabetismo brasileiro, se comparado a outros países omo Argentina e Bolívia. Percebemos que o estado investe poucos recursos financeiros, mas mesmo assim pode-se reverter este quadro, e um dos caminhos é investir em programas educacionais de qualidade. Com a globalização a sociedade do conhecimento trás mudanças significativas no mundo do trabalho, com isso fez com que as escolas se adaptassem as tecnologias, pois estas estão presentes no cotidiano da sociedade.

Na atualidade o papel da escola é mais significativo e importante para cada ser, não basta apenas ensinar, ler e calcular, é necessário pensar em um processo de ensino aprendizagem que emeta ao educando refletir sobre a cidadania num contexto social, econômico e cultural. Durante anos a educação focava a religiosidade, a fé era o principal conteúdo a ser estudado. Ao longo da história viu se a necessidade de adquirir mais conhecimentos e novos saberes.

Embora o pensamento pedagógico tenha sofrido grandes transformações os professores ainda eram vistos como os detentores dos sab S tenha sofrido grandes transformações os professores anda eram vistos como os detentores dos saberes e seus alunos como meros receptores, ou seja, seu papel principal era ser obediente e memorizar os conhecimentos a eles transmitidos. Hoje o aluno tem fundamental participação no aprendizado, suas experiências são valorizadas, buscando respeitar o contexto histórico social em que ele esta inserido.

Partindo do suposto de que a historia não é um processo pronto e acabado e que as rupturas aconteceram e foram muitas, embora não suficientes, e certos que haverá outras, nota-se que somente com uma educação de qualidade, será possível formar cidadãos éticos, críticos e reflexivos. Conclusão Pensar no desenvolvimento histórico da educação e da pedagoga nos remete a refletir sobre os diversos contextos sociais, culturais e em vários períodos da educação.

Nota se que apesar de toda evolução e rupturas que o processo educacional brasileiro sofreu não foi suficiente para que evoluisse muito no que se refere á questão da qualidade. Vários foram os pensadores que contribuíram para que ocorressem estas transformações no qual pode se citar Paulo Freire. um país para crescer necessita de uma educação de qualidade como ponto de partida e isto requer participação intensiva da sociedade e um plano de desenvolvimento para a educação que deve ser mais que um projeto voltado para o nivel de governo federal, mas sim de todos os cidadãos que fazem parte desta naçao.

12 Acessorios de Tubula o Industrial

0

CPM – Programa de Certificação de Pessoal de Manutençao Mecânica Acessórios de Tubulação Industrial 3 Sumário 6 p 06 •

Read More

Frei luís de sousa

0

Funcionamento do tempo na obra “Frei Luís de Sousa” Tempo dramático: Existem referências temporais em toda a obra, dadas através

Read More