História das assembleias de deus no brasil

Categories: Trabalhos

0

HISTORIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL José Roberto Alves da Silva to view nut*ge HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL HISTORIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL INTRODUÇÃO. seu que se chamava Daniel Berg. Este jovem também fora batizado com Espirito Santo e ambos batistas em seu pais, na América não somente tomaram conhecimento desse Movimento, como também receberam-no indlvidualmente de modo glorioso. 1 CHAMADA PARA AMERICA DO SUL – BRASIL.

Quando já se haviam conhecidos, tornaram-se amigos e junto buscando ao Senhor Jesus, receberam Dele uma revelação á hamada missionária, e segundo nos conta a história, Deus havia mostrado o lugar em sonhos, a onde os missionários iriam realizar a obra de Deus, cujo lugar com o nome de PARÁ, os quais com ajuda de um mapa, descobriram que sena na América do Sul. Então decididos e convictos da chamada, Vingren e Daniel despediram-se dos irmãos em Chicago, que com a graça de Deus foram auxiliados com as coletas que as igrejas ali fizeram.

A soma das contribuições garantiu duas passagens até Nova lorque, que chegando lá não teriam outro provimento para seguir viagens, senão a ação de Deus. Em Nova lorque, sem dinheiro e sem nem mesmo conhecerem alguém, os missionários caminharam pelas ruas da cidade, encontraram um jovem negociante e servo de Deus, o qual conhecia o Irmão Vingren a ele devia-lhes uma quantia de dinheiro. Quando se encontraram, o irmão dissera que pela manhã lembrou se do dinheiro que lhe devia e com propósito estava indo ao correio fazer o envio da quantia.

Quando Vingren abriu o envelope, encontrou dentro a quantia exata para a compra de duas passagens para o Brasil e assim no dia 5 de Novembro de 1910, os missionários suecos deixaram Nova lorque abordo d PAGF70F11 Brasil e assim no dia 5 de Novembro de 1910, os missionários suecos deixaram Nova Iorque abordo do navio “Clement” com destino a Belém do Pará. E então no dia 19 de Novembro de 1910, em um dia de sol causticante, os dois missionários desembarcaram em Belém.

Logo quando chegaram naquela cidade, sem nem ao menos conhecerem alguém, eles foram se abrigar em um hotel, seguindo orientações de alguns passageiros. Chegando lá, obtiveram o endereço de um pastor metodista Justus Nelson, o qual o encaminhara á uma igreja batista existente ali, já que os missionários eram batistas. O responsável por aquela igreja era o Pastor Raimundo Nobre, que concedeu as dependências da igreja para aqueles servos de Deus.

Este pastor tinha um primo que morava numa ilha e que era presbiteriano, cujo nome Adriano Nobre, este ao visitar seu primo naquela cidade, simpatizara com os missionários e que logo de imediato mostrou-se interessado a ensinar-lhes o Português. 2. ORIGEM DO MOVIMENTO PENTECOSTAL BRASILEIRO Não era de assustar, pois os missionários tinham corações avivados pela a chama do Espirito Santo, que os faziam está sempre em constantes orações, dia e noite, fato que chamou uita atenção de alguns membros daquela igreja, que os consideravam fanáticos.

Eles não se abalaram pelas criticas, tiveram grande desenvoltura para pregar o evangelho: salvação e batismo com o Espirito Santo e fez com muitos alí viesse a crê nesta verdade. E os que riam quiseram declarar publicamente a sua crença nas promessas divinas, como a irmã Celina de Albuquerque e Maria de Nazaré, PAGF30F11 publicamente a sua crença nas promessas divinas, como a irmã Celina de Albuquerque e Maria de Nazaré, que foram as primeiras crentes brasileiras a serem batizadas com fogo pentecostal.

Devido ao anuncio das novas de pentecostes, muitos creram porém outros nem sequer quiseram conhecer esta unção divina, até mesmo o lider daquela igreja, fez com que os que tinham simpatizados com o movimento fossem expulsos juntamente com os missionários, até mesmo o moderador. No dia 13 de Junho de 1911, passaram á congregar-se na casa da irmã Celina, na Rua Siqueira Mendes,67 pelo menos por um espaço de três meses, tendo os cultos dirigidos pelos os irmãos Vingren e o irmão Plácido, Daniel Berg ainda estava no aprendizado da língua portuguesa. . FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE DEUS. Como sabemos, devido ao fato dos irmãos serem expulsos da igreja, e a necessidade para se reunirem e adorarem a Deus, fizeram com que o trabalho fosse organizado como igreja, o que deu inicio a 18 de Junho de 1911, quando por deliberação unânime passou-se a chamar “Missão da Fé Apostólica” o que logo foi substituído por “ASSEMBLEIA DE DEUS”, o novo Movmento pentecostal estava nascendo no Brasll, tendo a frente os Pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren.

O nome Assembleia de Deus deu-se ao fato de que, como conta o irmão Manoel Rodrigues: “Estou perfeitamente lembrado da primeira vez que tocou nesse assunto. Tínhamos saído do culto na Vila Coroa, quando estávamos na parada do Bonde na Bermal, era próximo a Santa Casa de Misericórdia. O irmão Vingren perguntou-nos como ch PAGFd0F11 Bermal, era próximo a Santa Casa de Misericórdia. O irmão Vingren perguntou-nos como chamaria a igreja, explicando que nos Estados Unidos usavam a denominação “Assembleia de Deus ou Igreja pentecostal.

Todos presentes concordaram com o primeiro nome”. E foi no dia 11 de Janeiro de 1918, que o titulo “ASSEMBLEIA DE DEUS” foi oficialmente registrado e não se tratava de uma filiação estrangeira, mas de uma igreja enuinamente nacional, com características que sempre primou em manter. 4. A EXPANSAO DA IGREJA PARA OUTROS ESTADOS. Do Belém do Pará, a obra começa a irradiar-se para todo o pais. Era lá que tinha quatro igrejas evangélicas, inclusa a dos pentecostais que despontava poderosa, tinha a oportunidade de ouvir e receber a mensagem da cruz.

Havia os que se interessavam. Eram poucos, mas estavam dispostos a sair das trevas da idolatria, para se inteirar da “lei dos crentes”. De repente surgem novos missionários dispostos a espalhar as sementes de salvação por outras terras, como o irmão Clímaco Bueno Aza, colombiano mas como se brasileiro fosse, se apresentara para batalhar em nome do Senhor dos Exércitos, com bravura percorrer multas terras até chegar em Mnas Gerais, isto em 1913, tendo neste mesmo ano a necessidade de consagrarem pastores para apascentar os novos rebanhos que estão a surgir.

Começa o envio de missionários para Portugal, em 1921 retorna a terra natal a levar a mensagem da cruz, o irmão José de Mattos. Em 1922 começam as escolas Bíblicas, sendo o missionário Nel Nelson, que se torna um gigante do Senhor nas Assembleias de escolas Bíblicas, sendo o missionário Nel Nelson, que se torna um igante do Senhor nas Assembleias de Deus.

A Assembleia de Deus chega em muitos estados brasileiros, no Amazonas em 1917 pelo o irmão Severino de Araújo, em 1918 chega a Roraima, em 191 6 chega ao Amapá pelo o irmão Clímaco Bueno Aza e em 28 de Fevereiro de 1922 a igreja é organizada pelo o Missionário Paulo Aenis, no Acre chega o evangelho em 1932 com Manoel Pirabas. No Nordeste, a Assembleia de Deus toma espaço em todos os estados, entre eles: Ceará em 1914 por Maria de Nazaré, Alagoas em 1915 por Otto Nelson, Pernambuco em 1916 por Adriano Nobre, Paraíba em 1918, Rio Grande do Norte em 1918 por

Adriano Nobre, Maranhão em 1918 por Clímaco Bueno, Bahia em 1926 por Joaquina de Souza, Sergipe em 1927 por um Sargento do Exercito Ormidio, precedido do pr. João Pedro, Piauí recebeu o evangelho em 1927 por Raimundo Prudente. No Sudeste, as chamas pentecostais alcança todos os estados: Espirito Santo recebe Galdino Sobrinho em 1922, Rio de Janeiro recebera o pentecostes em 1923 pelo Pr. Paulo Leivas Macalão, em Minas Gerias prega o incansável Clímaco Bueno em 1927, em São Paulo as novas do Espirito Santo chega pelo o pionerissímo Daniel Berg em 1927,.

No Sul, em Santa Catarina a igreja é solidificada por André Bernadino, sendo que o pentecoste alí chegara primeiro do que a Assembleia de Deus, segundo algumas fontes, já havia passados alguns pastores batistas que eram batizados com Espirito Santo por volta de 1908, Rio Grande do Sul fora visitado em 1924 pelo o missionário Gustav por volta de 1908, Rio Grande do Sul fora visitado em 1924 pelo o missionário Gustavo Nordlund, em 1927 chega ao Paraná por Bruno Skolimowski. Na Região Central, em 1923 chega á Mato Grosso por Eloi Bispo, em Goiás o evangelho de fogo chega em 1931 por Antonio

Moreira. E no Distrito Federal, após a transferência da capital do Brasil que era Rio de Janeiro para Brasília, dá-se o inicio da chegada da igreja em 1956. 5. OS CREDOS 1 . Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho ec Espírito Santo (Dt 6. 4; Mt 28. 19; Mc 12. 29). 2. Na inspiração verbal da Bllbia Sagrada, únlca regra infalivel de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3. 14-17). 3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7. 4; Rm 8. 4 e At 1 S). 4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3. 23 e At3. 19). 5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus 00 3. 3-8). 6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 0. 3; Rm 10. 13; 3. 24-26 e Hb 7. 25; 5. 9). 7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em no 7. 25; 5. 9). só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28. 19, Rm 6. 1-6 e CI 2. 12). 8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9. 4 e IPd 1 . 15). 9. No batismo bíblico no Espirito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras linguas, conforme a sua vontade (At 1. 5; 2. 4; 10. 44-46; 19. 1-7). 10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12. 1-12). 11 . Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas.

Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda – visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo u ante mil anos 4. 16. 17; ICO 15. 51-54; Ap 20. 4; zc 14. 5 e Id 12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5. 10). 13. No ju[zo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20. 11-15). 14.

E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25. 46). 6. OS CUSTUMES Em ger felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25. 45). 5. OS CUSTUMES Em geral os costumes das Assembleias de Deus em algumas grejas vem se modificando, pois há muitos que não mais estão levando em contas alguns dos costumes, tais como: a) Orar de joelhos, em casa, quando na chegada ao templo, nos c[rculos de orações. b) Realizar sempre as leituras oficiais com toda a igreja em pé. ) Na questão das vestimentas, as mulheres não usam trajes indecorosos, joias, pinturas e nem mesmos as irmãs usam cabelos curtos com aparência masculina. d) Os lideres sempre se apresentam em todos trabalhos com roupas oficiais, como paletó, gravata etc. Há igrejas que nao mais estão levando em conta aos chamados bons costumes”, as mulheres não estão mais sendo pressionada quanto as vestimentas e o corte dos cabelos, ao os homens não estão sendo exigidos que sempre usem roupas compridas como calças e camisas e paletós, não se observa a questão de quem pratica esportes, ginásticas,etc… ue era tão considerado como práticas mundanas e dignas de disciplinas (castigo). “Em alguns círculos evangélicos há uma doutrina que considera a prática do esportes como mundana. Os jovens são proibidos de se envolverem em qualquer atividade lúdica. Algumas igrejas proíbem os seus membros de jogar bola, soltar pipa brincar om bolas de gude ou bonecas. Qualquer entretenimento ou lazer é rotulado como atividade carnal; pura perda de tempo. “Não podemos alimentar a carne pontificam os pregadores dos púlpitos. Antes de gastar tempo com atividade PAGF40F11 alimentar a carne pontificam os pregadores dos púlpitos. “Antes de gastar tempo com atividades inúteis devemos nos preocupar com a oração e evangelização”, insistem. Brincar de bonecas? “Nem pensar’ , afirmam. “E idolatria”. Já estive em uma conferência onde ouvi um ancião afirmar que não tolerava que os pastores e evangelistas passeassem. Nervoso, argumentava: i’A ?nica pessoa que passeou na Bíblia foi o diabo, no livro de Jó”. ** 7. ORGANlZAÇÃO DENOMINACIONAL.

As Assembleias de Deus brasileiras estão organizadas em forma de árvore, na qual cada Ministério é constituído pela igreja-sede com suas respectivas filiadas, congregações e pontos de apoio de pregação (sub congregações). O sistema de administração é um misto entre o episcopal e o sistema congregaclonal, por meio do qual os assuntos são previamente tratados pelo o ministério com forte influencia pastoral, e depois são levados és assembleias para serem referendados apenas. Os pastores das

Assembleias de Deus podem estar ligados ou não ás convenções estaduais, e estas se vinculam a convenção de âmbito nacional. Particularmente na América do Sul, hoje existem muitas Assembleias de Deus autônomas e independentes. 7. 1. Hierarquia das Assembleias de Deus dentro de uma convenção estadual. 1 . pastores-presidentes, Pastores auxiliares e Evangelistas. 2. PresbÍteros, Diáconos, Auxiliares e tendo por fim os cooperadores. 7. 2. Existem outros ajudadores na obras, tais como: 1 . Professores de Escolas Dominicais e Discipulados. 2. Porteiros e Zeladores. 7. 3. E como divisões internas: 1 . Os Círcu

Transtorno bipolar

0

1. Introdução Como categorizado pelo DSM-IV e pelo CID-IO, o transtorno bipolar ou distúrbio bipolar era denominado até bem pouco

Read More

Glossário termos logisticos

0

Ana Galambas – 090325023 Nuno José – 090325009 vera pereira – 090325007 ANÁLISE ABC – Segundo esta metodologia de Gestão

Read More