História do paraná

Categories: Trabalhos

0

Segundo o professor Francisco Filipak a palavra Paraná tem um significado Tupi e quer dizer: Paraná. Sm. (PR) [Do G. Pará: mar + anã: semelhante, parecido] Paraná: semelhante ao mar, grande como o mar. (108-p. l IO). A história do Estado do paraná remonta há cerca de 9000 anos. As provas materiais dessa história são encontradas em todo o território paranaense nos vários sítios arqueológicos já pesquisados como: os sambaquis no litoral e as pinturas rupestres, nos Campos Gerais.

Nesses locais encontramos vestígios materiais importantes que revelam como viviam os abitantes desta terra antes da vinda dos primeiros europeus para a América. particularmente, no duas vias: uma espa ar 2 to next*ge péia aconteceu por Desde o início do século XVI, exploradores europeus atravessaram de norte a sul e de leste a oeste, o território paranaense tendo sempre como ponto de partida foi o litoral atlântico.

O primeiro europeu a percorrer toda a extensão deste território foi o bandeirante Aleixo Garcia. Em 1541 Dom Alvarez Nunes Cabeza de Vaca, partlndo da Ilha de Santa Catarina seguiu por terra em direção a oeste tomando osse simbólica deste território em nome da Espanha. Nesta fase a Coroa Espanhola cria cidades e algumas reduções para assegurar o seu território determinado pelo Tratado de Tordesilhas – acordo bilateral entre os reinos ibéricos de Portugal e Espanha.

No ano de 1554 é criada a pri primeira povoação européia em território paranaense, a vila de Ontiveros, às margens do rio Paraná, perto da foz do rio Ivaí. Dois anos depois, o povoamento se transfere para perto da foz do rio Piquiri, recebendo o nome de Cudad Real del Guairá – hoje município de Terra Roxa – , que juntamente com Vila Rica do Espírito Santo – nas margens do rio Ivaí – formou a província de Vera ou do Guairá.

No in[cio do século XVI os portugueses criaram duas capitanias sobre o nosso litoral. A primeira, a Capitania de São Vicente, na região compreendida entre a Barra de Paranaguá e a de Bertioga. A segunda, a Capitania de Sant’Ana, desde a Barra de Paranaguá até onde fosse legitima pelo Tratado de Tordesllhas; mas, referências históricas, datadas de 1 540, nos dão conta da existência de moradores na baía de Paranaguá vindos de Cananéia e São Vicente.

Em meados de 1600 intensifica-se a presença dos vicentinos moradores da capitânia de São Vicente) em todo o litoral e nos Campos de Curitiba, em 1648 0 povoado de Paranaguá é elevado a categoria de Vila com a denominação de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Diogo de Unhate foi o primeiro português a requerer terras em solo paranaense; em 1614 obteve uma Sesmaria na região de Paranaguá, localizada entre os rios Ararapira e Superagüi. Na sequência, em 1617 Gabriel de Lara funda uma povoação na Ilha da Cotinga, que depois transferiu para a margem esquerda do rio Taquaré (hoje Itiberê).

Pim net

0

1. Histórico da empresa 1. 1 A NET foi criada em 1991, demonstra ser uma empresa moderna, ágil e alerta

Read More

Porque algumas pessoas sobem

0

Porque algumas pessoas “sobem” e outras ficam no mesmo lugar Trabalhar em contact center como operador de telemarketing não é

Read More