Hobbes

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Independente do Nordeste Acadêmica: Ana Luiza Souza Professor: Argemiro Disciplina: História do direito Semestre: 10 Criado pelo rei da Mesopot¿mla, o código de Hamurábi tem sua importância por ter sido o primeiro código escrito que reuniu todas as leis que antes era repassada de geração por geração oralmente. O rei ao criar o código centraliza mais o seu poder, além de propagar a justiça na terra, propiciar o bem estar do povo e iluminar o mundo. Com 282 artigos registrados em um imenso monólito, suas Swipet page sentenças baseavam ompiladas por escri ar 3 do Talibã, o código d ar. „:• olho, dente por dent pagava pelo crime co severas, a pena de morte, seja na togueira, afogamento era Swi;R ta s e no costume, do pelo código incipio, “olho por casiões o infrator a malona eram por enforcamento ou eram as mais comuns. Como todo código, esse também era dogmático. Foi no intuito de garantir a ordem e manter o seu poder unindo- se a monarquia, que a Igreja católica lançou também os seus dogmas. Inquestionáveis, os fundamentos religiosos deveriam ser obedecidos por toda a população. ra garantir essa ordem e fortalecer o seu poder, a igreja criou a Inquisição. Esta ( a inquisição) era responsável por terríveis crimes sobre a população julgada herege pela igreja. A pena realizada pela a inquisição tinha estreita semelhança com as aplicadas pelo Código de Hamurábi. O filme, O Nome da Rosa () traz o poder do Santo Oficio no seu auge e da forma mais cruel, na figura do inquisidor Bernado Gui. Este, para prevalecer o seu poder rejeita qualquer desenvolvimento da razão e da ciência, baseando somente em mitos.

O Direito Canônico pode também ser introduzido neste contexto, pois estabelece estreita semelhança entre o Código de Hamurábi e o poder da Igreja (demonstrado no filme O Nome da Rosa). Foi durante o século XI, onde ocorreu terríveis disputas de poder entre a Igreja e o Império, mais tarde, entre a Igreja e os Estados nacionais. Essas disputas tlnham como objetivo a centralização do poder. Foi almejando essa centralização que o papa Gregório VII, objetivo a centralização do poder.

Foi almejando essa centralização que o papa Gregório VII, após a crise do ano il, realiza uma reforma, centralizando as igrejas em Roma, garantindo assim o poder. A partir deste fato, podemos traçar um paralelo entre o rei da Mesopotâmia que cria o Código de Hamurábi e o papa Gregório VII, que ao criar o direito Canônico, concentra todo o poder em suas ‘mãos’, afirmando o seu poder de legislador. Fazendo agora uma comparação entre o filme e o Direito Canônico, ambos utilizaram do poder da inquisição, entretanto, foi o Direito Canônico que tornou possível o poder do Santo Ofício.

Em épocas dlferentes, mas, referindo-se a sociedades que foram submetidas de forma semelhantes, temos o código de Hamurabi, criado pelo rei e com o objetivo de centralizar todo o poder em suas mãos, submetendo a população ao seu comando, e os dogmas da Igreja católica, que também tinha como objetivo centralizar o poder em suas mãos e controlar a população. Donos de verdades incontestáveis e sabedores da lei, a igreja através da inquisição controlava o seu poder, da mesma forma agia o rei da Mesopotâmia. Referência : site de pesquisa: nfoescola. com

Artigo de eletroquímica

0

Biosensors and Bioelectronics 25 (2010) 2296-2301 Contents lists available at ScienceDirect Biosensors and Bioelectronics journal homepage: www. elsevier. com/locate/bios Dithiobis(succinimidyl

Read More

Portugues

0

I – É vantajosa sobre a reprodução sexuada, quanto à garantia da boa qualidade do produto final. II É desvantajosa

Read More