Iluminismo no brasil

Categories: Trabalhos

0

e_gls@jhlluminismo no Brasil Tais idéias chegaram até nós através dos livros de Rosseau, Montesquieu, Locke e outros pensadores liberais que eram contrabandeados (pois a sua simples posse era crime), de intelectuais brasilelros que estudaram na Europa (notadamente em Montpélier- França) e através da Maçonaria instituição que, em sua busca pelos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade tiveram importante papel no processo de independência do Brasil.

O Brasil como um Estado Republicano e Democrático de Direito, possui uma Constituição que foi promulgada no ano de 1988, baseia-se nos princíp a Revolução France como também reflet Igualdade, liberdade à vida. São Direitos e ora Sv. içx to next*ge seu apogeu lícito no art. 50 brasileiro, como, dade, à segurança, e soa humana e dos mesmos princípios da Revolução rancesa. Está muito evidente também na divisão dos três poderes Executivo, Legislativo e judiciário e defende o princ[pio da intervenção do Estado na economia.

De fato, que no Estado Democrático, cabe aos poderes criar Swipe to view next page politicas em beneficio da coletividade como também fazer cumprir o direito individual, não esquecendo que em uma emocracia o poder emana do povo, só que depende de nós cldad¿os brasileiros fazermos valer tais princípios Constltuclonals. Isto só será possível reivindicando, observando e exigindo o cumprimento de nossos direitos, executando assim nossos deveres como cidadãos comprometidos com mudanças para o pais.

As idéias iluministas tiveram visível influência nos assim chamados movimentos de libertação nacional, a Inconfidência Mineira (1789), Conjuração Baiana (1794) e a Revolução Pernambucana de 1817. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa e revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil.

Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de PAGFarl(F3 oliticas e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil.

No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro. Conjuração baiana de 1798 foi o mais abrangente em termos dos objetivos políticos, da abertura à participação das camadas populares e dos ideais de mudanças sociais propostos. Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do ompimento do pacto colonial.

Mas foram mais além, ao propor profundas mudanças sociais como a abolição dos privilégios vigentes que garantissem a igualdade entre os homens, de diferentes raças e cor, e o fim da escravidão. O principal fator que fez irromper a conjuração baiana como um movimento de revolta popular radical está relacionado às condições sociais e econômicas da região do Recôncavo baiano. No fim do século 17, a região recuperou a prosperidade econômica com o renascimento agrícola. Tinha inicio a um novo ciclo da produção do açúcar. PAGF3ÜF3

O que é dialética?

0

domina as forças naturais, humaniza a natureza; é a atividade pela qual o homem se cria a si mesmo. Como,

Read More

Projeto mais educação

0

IDENTIFICAÇAO Nome: CNES: Razão Social: Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas Personalidade: Jurídica. Logradouro: Bairro: Nova América CEP: Município: Teixeira

Read More