Impactos ambientais na agropecuária

Categories: Trabalhos

0

– Sistemas de Tratamento de Esgoto Existem diversas formas de tratar efluentes. Podendo-se utilizar de combinações de fases do tratamento de acordo com a análise prévia do mesmo, levando em conta a carga orgânica: I – Tratamento prévio ou preliminares Destinam-se apenas à remoção de sólidos grosseiros, detritos minerais, materiais flutuantes e carreados, óleos e graxas; II – Tratamentos primários Destinam-se à re parte de sólidos em Bloquímica de Oxigê III — Tratamento Secu dimentáveis, grande a 40% da Demanda ar 6 Sv. çx to Em adição aos tratamentos precedentes deverão incluir um rocesso biológico aeróbio e a decantação final, ou um processo anaeróbio com a combinação de um processo anaeróbio e um aeróbio. Promove a remoção de 70 à 98% de redução de DBO; IV – Tratamentos Terciários Destinam-se à situações especiais, a complementar o tratamento secundário em locais que exigirem o uso ou reúso das águas receptoras e nos casos em que seja necessária a remoção de nutrientes dos efluentes finais, para evitar a proliferação de algas no corpo de água receptor; V — Desinfecção Objetiva a redução de bactérias. rocesso Biológico, por contato móvel classificado como ratamento Secundário. Os lodos ativados são agregados floculentos compostos de microrganismos em suspensão, matérias orgânicas e inorgânicas. No processo de lodos ativados verifica-se uma microfauna composta por bactérias, fungos e leveduras, pois, a turbulência não permite o crescimento de organismos maiores, tampouco desenvolvem algas devido à ausência de luz provocada pela turbidez do meio.

A composição desta microfauna é um indício importante de funcionamento do processo. É importante a avaliação do desenvolvimento de microrganismos filamentosos, sendo estes quase sempre presentes nos lodos tivados, porém, sua quantidade relativa aos flocos não pode aumentar de certo ponto sem que ocorram problemas de decantação, devido ao intumescimento filamentoso do lodo.

O sistema de lodos ativados, em sua modalidade de aeração prolongada, é bastante estável e controlável, no entanto, o indústria deverá evitar o lançamento excesslvo e indiscriminado na rede de efluentes industriais, de substâncias que pudessem comprometer bom funcionamento do sistema de tratamento, tais como: o desinfetantes detergente óleos solventes Ácldos e bases fortes. VARIANTES DO PROCESSO Existem diversas variantes do rocesso de lodos ativados.

Dentro deste conceito, tem-se as isões dos sistemas de de lodos ativados • Esgoto bruto • Efluente de decantador primário • Efluente de reator anaeróbio • Efluente de outro processo de tratamento de esgotos Os sistemas de lodos ativados podem ser classificados, em função da idade do lodo, em uma das seguintes principais categorias. A classificação segundo a idade do Iodo se aplica, tanto para os sistemas de fluxo contínuo (líquido entrando e saindo continuamente do reator de Iodos ativados), quanto para s sistemas de fluxo intermitente ou batelada (entrada do líquido descontínua em cada reator de lodos ativados).

No entanto, a aeração prolongada é mais freqüente para os sistemas de fluxo intermitente. Já com relação ao sistema de lodos ativados como pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios, a opção mais conveniente é a da idade do lodo convencional. Lodos ativados convenclonal (fluxo continuo) No sistema convencional parte da matéria orgânica dos esgotos é retirada antes do tanque de aeração, através do decantador primário.

Assim, os sistemas de lodos ativados onvencional têm, como parte integrante, também o tratamento primário: Idade do lodo usual: de 4a 10 dias Relação Alimento/Wcroorganismos: de 0,25 a 0,50 kgDBO/ kgSSVTA. dia, Tempo de detenção hidráulica no reator: de 6 a 8 horas. Com esta idade do lodo, a biomassa retirada do sistema no lodo excedente requer ainda uma eta a de estabilização no tratamento do Iodo, por c elevado teor de matéria previamente submetido a uma etapa de adensamento, na qual é retirada parte da umidade, diminuindo, em consequência, o volume de lodo a ser tratado.

Lodos ativados por Aeração prolongada (fluxo contínuo) A quantidade de biomassa (kgSSVTA) é maior que no sistema de lodos ativados convencional, o volume do reator aeróbio é também maior, e o tempo de detenção do líquido é em torno de 16 a 24 horas. A estabilização da biomassa, ocorre no próprio tanque de aeração. Não há necessidade de se estabilizar o Iodo biológico excedente, procura-se evitar também, no sistema de aeração prolongada, a geração de alguma outra forma de lodo, que venha a requerer posterior estabilização.

Deste modo, os sistemas de aeração prolongada usualmente não possuem decantadores primários. Lodos ativiados de Fluxo intermitente (batelada) O princípio do processo de lodos ativados com operação intermitente consiste na Incorporação de todas as unidades, processos e operações normalmente associados ao tratamento tradicional de lodos ativados, quais sejam, decantação primária, oxidação biológica e decantação secundária, em um único tanque.

O processo de lodos ativados com fluxo intermitente pode ser utilizado tanto na modalidade convencional quanto na de aeração pro longada. Os ciclos normais de tratamento são: • Enchimento (entrada de esgoto bruto, decantado ou anaeróbio o reator) • Reação (aeração elou mistura da massa líquida contida no reator) • Sedimentação (sediment cão dos sólidos em ciclos e remoção do lodo excedente) Lodos ativados para o pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios Neste ao invés de se ter o decantador primário, tem-se o reator anaeróbio.

O lodo aeróbio excedente gerado no lodos ativados, ainda não estabilizado, é enviado ao reator DAFA, onde sofre adensamento e digestão, juntamente com o lodo anaeróbio. Parâmetros de projeto do sistema de lodos ativados como pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios (esgotos omésticos). Fases do tratamento de esgoto em ciclo completo com utilização de lodo ativado Quando requerer reuso do efluente é necessaria um tratamento mais complexo, de acordo com a resolução CONAMA 375. ?? Tratamento prelminar com gradeamento e caxas de arela: para retenção de sólidos grosseiros; • Tratamento Primário com DAFAs – Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente tendo a função de reduzir a carga orgânica; • Tratamento Secundário – Bioló ico -Lodo ativado: Constituído por: medir a vazão do efluente já clarificado, vindo dos decantadores; ?? Sistema de desinfecção: ultima etapa do tratamento onde o efluente já tratado vai para sua destinação final • Leito de secagem: para desidratação do lodo estabillzado.

O tanque de aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microorganismos e evitar a deposição dos flocos bacterianos e os misturar homogeneamente ao efluente. Esta mistura é denominada “licor”. O oxigênio necessário ao crescimento biológico é introduzido no licor através de um sistema de aeração mecânica, por ar comprimido, ou ainda pela introdução de oxigênio puro. O licor é enviado continuamente a um decantador (decantador secundário), destinado a separar o efluente tratado do lodo.

O lodo é recirculado ao tanque de aeração a fim de manter a concentração de microorganismos dentro de certa proporção em relação à carga orgânica afluente. O sobrenadante do decantador é o efluente tratado, pronto para descarte ao corpo receptor. O excesso de lodo, decorrente do crescimento biológico, é extraído. do sistema sempre que a concentração do Ilcor ultrapassa os valores de projeto. Este lodo pode ser espessado e desidratado, tendo como aplicação o uso em agricultura.

Semantica musical na biodanza

0

METODOLOGIA – SEMÂNTICA MUSICAL Sérgio cruz Quando se perde a magia da biodanza, perde-se a essência da biodanza A semântica

Read More

Portas logicas

0

porta E (ANO) Circuito integrado 7408 possui quatro portas AND. Circuitos Integrados (CIS) (porta ANO) 7408 (TTL); 74C08 (C-MOS) 7411

Read More