Impactos socioeconomicos megaeventos esportivos

Categories: Trabalhos

0

ESTRATÉGIA DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E AS CIDADES SEDES: INSERÇAO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduaçào em Ciências Sociais – Mestrado Acadêmico – da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Linha de Pesquisa: Relações Internacionais e Desenvolvimento 5 p demonstrar como eventos esportivos internacionais são utilizados como ferramentas de desenvolvimento econômico e social para suas sedes.

Palavras Chaves: Megaeventos esportivos, Sedes, Inserção Internacional, Desenvolvimento Regional 1. Introdução Na atual conjuntura de globalização e interdependência, os governos tanto nacionais como subnacionals são praticamente obrigados a assumir novos papéis e funções e desenvolver seu campo de atuação em diversos setores relevantes. Várias são as estratégias de inserção internacional utilizadas pelas cidades e pelos Estados, sendo que uma delas, cada vez mais utilizada, é a promoção de eventos de nível internacional.

De acordo com Tenan (2002, p. 13), eventos podem ser definidos como acontecimentos especiais, antecipadamente lanejados e organizados, que reúnem pessoas com interesses comuns. Eventos sempre existiram, desde os rituais mais primitivos, considerando as festas, as celebrações, entre tantas outras manifestações que têm como característica básica o padrão de evento.

Sempre presentes na história da humanidade, no entanto, os eventos somente têm sua estrutura e, principalmente, intensidade modificada, tal como apresentado no formato “mega”, no contexto da cultura de massas e ? estética por esta imposta, caracteristica do século XX, que altera não somente as relações espaço-temporais e as estruturas de ivência do homem, que migra do rural para o urbano, mas, principalmente, sua percepçao do mundo (CONTRERA e MORO, 2008).

Os megaeventos, assim, respondem à nova lógica da cultura de massas do século XX e à heran a dromológica que dela herdamos, na qual a perc em encontra-se alterada 20F IS dromológica que dela herdamos, na qual a percepção do homem encontra-se alterada em função da própria velocidade contemporânea, da vida urbana e da quase onipresença da mídia (CONTRERA e MORO 2008) Esse tipo de evento surge, dessa forma, em concordância e como resposta a esse cenário no ual o hiperestímulo e a intensidade são recursos necessarios para que os seres humanos modernos reajam de alguma forma à estimulação a qual está submetido pela mídia eletrônica diariamente. Percebendo esta conjuntura, a promoção de eventos tem sido uma das principais estratégias utilizadas pelos gestores dos setores públicos e privados na busca de maior atração de capitais Esses eventos podem ser de diferentes naturezas, organizados por distintos atores e instituições que desempenham as mais diversas atividades na sociedade.

Raeder (2009) acredita que xiste uma predileção especial dos gestores empreendedores pelos eventos com repercussão internacional, uma vez que tais eventos poderão conferir uma imagem “mais qualificada” para a cidade sede. Além disso, os eventos internacionais podem significar a circulação de turistas com alto poder aquisitivo, dispostos a consumir os serviços e bens comercializados localmente. Ou seja, o desenvolvimento urbano regional é maior com o fator internacional. Todavia nao é simples sediar tais eventos, para poder acolhê- los a cidade sede necessita apresentar uma determinada infraestrutura diretamente relacionada com o evento em i, como por exemplo: centro de convenções e hotéis, além de amenidades culturais e uma adequada infra-estrutura de transporte que permita o deslocamento dos participantes do evento.

No que diz respeito ao quesito dos transportes, destacam deslocamento dos participantes do evento. No que diz respeito ao quesito dos transportes, destacam-se a proximidade de aeroportos, além de outras modalidades que permitam os deslocamentos rápidos e seguros entre os principais locais de circulação dos participantes dos eventos. A estratégia de atração de capital dessa maneira é chamada elos autores de estratégia de megaeventos (mega-event estrategy), está associada à competição entre cidades por trabalho e capital num contexto de escassez de transferência de recursos do governo central para administrações locais (RAEDER 2009).

O uso de eventos como mecanismo de atração de investimentos nao é propriamente uma inovação, todavia esse recurso passou a ser utilizado com maior frequência a partir de mudanças na politica urbana e do acirramento da competição global. Os chamados mega eventos são, em sua grande maioria, eventos de curto prazo com consequências de longo prazo Barbosa, 2003). Eles adquirem um significado chave para as cidades sedes, pois servem e objetivam estimular programas de revitalização e melhoria urbana, e o reconhecimento global via midia criando uma marca associada para uso turistico e de competência para outros eventos similares (Paddison,1993).

Megaeventos de esporte, e particularmente Jogos Olímpicos, adquirem um status capital no interesse de acolhê-lo pelas cidades e países, figurando na agenda de desenvolvimento e promoção dos mesmos, após os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984, quando foi percebido pela comunidade internacional s seus desdobramentos negociais e mercadológicos (Horne E Manzenreiter, 2004). De acordo com Menezes e Sanfelice (2009), o esporte é o principal fenômeno soc 40F principal fenômeno social deste século. Em cem anos passou da prática e da organização incipiente à atividade profissional com imensos recursos tecnológicos e um destaque imensurável na indústria do entretenimento e do lazer. l] Como afirma Preuss (2004), a realização de atividades esportivas tem, geralmente, efeitos positivos sobre a economia de um país ou mesmo de um município que hospeda um grande evento. Em concordância, Matias (2007) afirma que geralmente percebe-se nas cidades a existência de uma predominância da perspectiva econômica na decisão de sediar um megaevento, mas atualmente já aparece uma crescente preocupação tanto com os efeitos sociais, quanto com os ambientais e também com o legado que o acontecimento pode deixar para a população. Tendo em vista a grande capacidade de mobilização da população que estes eventos possuem, eles vêem atraindo cada vez mais atenção e sendo alvo de campanhas publicitárias de diversas empresas, além de ser uma ferramenta cada vez mais comum nas politicas públicas.

O grande interesse nessas atividades se justifica pelo fato delas carregarem a linguagem universal do esporte que transcende barreiras sociais e culturais, o que torna os eventos esportivos um instrumento capaz de impactar os mais diversos sujeitos. Desta forma, a promoção de grandes eventos esportivos tem Sido uma estratégia de diversos parses para a atração de investimentos e para promover o chamado marketing internacional. Os benefícios econômicos destes eventos é o principal argumento dos governos utilizado como justificativa do esforço e dos gastos públicos para sediá-los. Atualmente os egaeventos são uma da justificativa do esforço e dos gastos públicos para sediá-los.

Atualmente os megaeventos são uma das mais freqüentes e pujantes manifestações da indústria do entretenimento, além de afetar no turismo dos anfitriões aquecendo a economia local. Também sendo utilizado como manobra politica principalmente no período da Guerra Fria. Como existe uma grande variedade de eventos esportivos, a variedade de resultados obtidos nas pesquisas seria muito ampla, assim o enfoque desse projeto será nas Olimpíadas, especificamente de Barcelona (1992) até Pequim (2008), nalisando quais foram as estratégias utilizadas pelos governos dos países para obter sucesso e desenvolvimento regional, quais os casos que foram bem sucedidos e os casos que os megaeventos trouxeram mais prejuízos do que benefícios. 2.

Justificativa Atualmente devido a fenômenos como a globalização, os países estão cada vez mais ligados entre si, várias são as formas desenvolvidas para a cooperação internacional ou atração de investimento externo, sendo que a realização de eventos de grande porte em seu próprio território é uma das principais estratégias utilizadas pelos governos federais, staduais e municipais. Desta maneira é importante o estudo e a compreensão de algumas questões relevantes ao assunto dos megaeventos, no caso específico deste projeto de mestrado, dos megaeventos de caráter esportivo. A realização de Megaeventos é uma das principais maneiras de desenvolvimento regional através do fator de investidores e instituições internacionais do atual cenário global. Esse tema possui uma produção acadêmica limitada, principalmente no Brasil. por isso, este trabalho vem contribuir para o avanço do d Imitada, principalmente no Brasil.

Por isso, este trabalho vem ontribuir para o avanço do debate acadêmico nesse tema, especialmente porque o Brasil será sede de megaeventos esportivos de grandes proporções como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo da FIFA que serão realizados nesta década. Até mesmo porque este tema será objeto de discussões no país não apenas no atual cenário como no futuro devido ao legado e as consequências dos megaeventos. O primeiro tópico de discussão relevante é o debate referente ao porquê dos eventos receberam esse formato “mega”, em especial considerando-se que essa denominação “mega” é tilizada como um recurso até mesmo publicitário de sedução do público para esse contexto (tornado contemporaneamente atraente) de concentração massiva de pessoas em um mesmo espaço.

O megaevento é produto da modernidade, é produto da cultura de massas e só poderia se arquitetar como tal em meio ? nova percepção e experiência do moderno, que se concebe, em especial, no início do século XX. (CONTRERA e MORO, 2008). Múltiplos são os possíveis impactos positivos de um megaevento planejado e bem sucedido como: atração de capital, melhorias no setor de infraestrutura, incentivo a produção pelo umento da demanda, aquecimento do setor de turismo e hotelaria, entre outros benefícios proporcionados. Além do que as consequências dos megaeventos acontecem a longo prazo, desta maneira é importante compreender a abrangência e relevância para o cenário internacional e regional.

Já referente a questão especificamente do esporte, nas últimas décadas este tornou-se um elemento importante de desenvolvimento social e econômico tanto no Brasil como nos demais países do mundo demais países do mundo, movimentando diversos setores e promovendo grandes oportunidades de crescimento. Essa transformação chega a tal ponto que o esporte atualmente representa uma parcela expressiva do PIB de diversos países, além de produzir um impacto cada vez maior nos indicadores econômicos. Sendo assim, as competições esportivas, seguindo a lógica do capital, começaram a visar lucros, transformando-se assim em mais um produto mercantil.

Embora as competições esportivas tenham alcançado um grande destaque no cenário mundial, de acordo com o historiador Thierry Terret (1994), professor da Universidade de Lyon, um dos maiores especialistas no ramo do esporte, os istoriadores tardaram a voltar-se para o esporte como objeto de estudo e reflexão. Desta maneira, os estudos sobre a cultura, história e os impactos dos megaeventos esportivos sobre a sociedade anda são limitados e tem grandes possibilidades de pesquisa a serem desenvolvidas devido a sua importância político e socioeconômica. Por isso, este projeto de mestrado demonstra grande relevância ao buscar compreender como é esta relação dos eventos esportivos com a sociedade, dando ênfase aos impactos socioeconômicos das cidades sedes.

Apesar de não ser uma ciência exata, é possível presumir lguns resultados e debater casos de sucesso e de prejuízos que eventos como as Olimpíadas possam causar. Assim é Importante compreender porque em alguns casos tiveram sucesso como Barcelona, Sydney e Pequim em contrapartida alguns casos foram considerados negativos, como é o caso de Atenas. Desta maneira esse projeto é relevante para o esclarecimento dos riscos e oportunidades 80F Atenas. Desta maneira esse projeto é relevante para o esclarecimento dos riscos e oportunidades que estão entrelaçados com a estratégia de megaeventos esportivos para as cidades sedes. 3. Objetivos . – Objetivos Gerais Os objetivos gerais desse trabalho são: Compreender a importância dos Megaeventos Esportivos no cenário mundial, como manobras políticas e meio de atração de investimentos internacionais, além do marketing internacional positivo para a sede. Assim procura-se compreender quais são os possíveis impactos para o desenvolvimento socioeconômico das regiões sede de competições como Jogos Olímpicos. 3. 2. — Objetivos Específicos 1- Compreender a evolução histórica do processo de inserção na lógica capitalista dos megaeventos esportivos, de modo a elhor analisar sua importância político-estratéglca no cenário internacional contemporâneo. 2 — Comparar as experiências como sedes Olímpicas de dois países, a fim de verificar casos de sucesso e de fracasso da estratégia de megaeventos.

No caso, a comparação de Barcelona e Atenas. 3 — Analisar o caso chinês, de como as Olímpiadas foram utilizadas para alavancar e ratificar a posição de destaque do país no cenário politico econômico Internacional, somado ao desenvolvimento de Pequim. 4 —Estudar como o Brasil tem utilizado da estratégia de megaeventos a fim de des ado e suas regiões IS que permeará os fundamentos teóricos essenciais do estudo: a pesquisa bibliográfica, a qual fornecerá os elementos teóricos necessários ao estudo, e a pesquisa de caráter documental, uma vez que o acompanhamento de periódicos recentes sobre o assunto será fundamental para o aprimoramento do debate proposto.

No campo teórico a revisão bibliográfica abarcará bibliografia pública e acessível nos meios acadêmicos tanto em nível nacional como internacional como, por exemplo, livros, artigos, revistas científicas e trabalhos acadêmicos pertinentes ao tema dos egaeventos esportivos. No que tange a pesquisa documental, serão analisados com atenção dados oficiais obtidos dos governos federais, estaduais e municipais de alguns países sedes de megaeventos, como por exemplo, das últimas Olimpíadas. Além de dados de instituições internacionais como o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a FIFA, responsáveis pela organização e estrutura dos maiores eventos esportivos mundiais.

Inicialmente para compreendermos a origem e o desenvolvimento do objeto de estudos, os eventos, serão utilizados os seguintes autores nacionais e internacionais: Tenan (2002), Contrera e Moro (2008), (Barbosa, 2003), Raeder (2009) e Paddison (1993). No que diz respeito especificamente aos megaeventos e as táticas de inserção internacional e desenvolvimento regional, serão utilizados os seguintes autores para nortear o debate: Burbank, Andranovich e. Heying (2001), Pereira (2009), Roche (1994). Por fim no que é referente especificamente aos eventos de caráter esportivo e seus Impactos socioeconômicos nas cidades sedes serão realizados deste ramo serão usados como base os seguintes autores: Terret (1994), 0 DF

Divisões de um laboratorio

0

Grupos de Exames (tipos de análises realizadas). OI . Bioquímica 02. Esperma Fezes 04. Hematologia 05. Hormônios 06. Imunológico 07.

Read More

A filosofia como criação do gênio helênico

0

Professor André A filosofia como criação do gênio helênico A filosofia como termo ou conceito, é considerada pela quase totalidade

Read More