Incidência da hanseníase no município de almenara-mg, microregião do vale do jequitinhonha, baseado nos anos de 2006 a 2009.

Categories: Trabalhos

0

Incidência da hanseníase no município de almenara-mg, microregião do vale do jequitinhonha, baseado nos anos de 2006 a 2009. Premium gy clismagna Map 05, 2012 4 pagos INCIDÊNCIA DA HANSENíASE NO MUNICíPIO DE ALMENARA-MG, MICROREGIAO DO VALE DO JEQUITINHONHA, BASEADO NOS ANOS DE 2006 A 2009. Meiri Veloso Pereiral ‘Acadêmica de Enfermagem da Faculdades ALFA- Faculdade de Almenara (MG), em curso no 70 eriodo. ora to view nut*ge l. RESUMO. A hanseníase é uma não tratada, pode a sa que, quando eformidades físicas.

Sua distribuição não ocorre de forma homogênea pelo spaço, havendo uma maior concentração em áreas mais pobres (Ministério da Saúde, 2010). As estratégias de controle da hanseníase no mundo vêm sofrendo mudanças na última década, com finalidade de alcançar a meta de eliminação da doença recomendada pela Organização Mundial da Saúde para o ano de 2010. Atualmente, países mais endêmicos ainda encontram dificuldades de atingir essa meta.

Para o desenvolvimento do trabalho foi feito um levantamento sócio epidemiológico, configurado como descritivo; pesquisas por meio eletrônico, tendo como período de estudo os anos compreendidos entre 2006 a 2009. . PALAVRAS CHAVE: Incidência da Hanseníase; Fatores município, servindo como forma de alerta à população em foco. 4. DESENVOLVIMENTO. De acordo ( com o Guia de Vigilância Epidemiológica??? ) ou qual AUTOR (ANO) a hanseníase é uma doença infecto contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos.

Com a evolução da doença não tratada, surgem as lesões nos nervos – principalmente nos periféricos – que acabam acarretando incapacidades físicas e deformidades. Estas, por sua vez, resultam não apenas em prejuízos econômicos e psicológicos os doentes, mas também são responsávels pelo preconceito que recai sobre eles. Ela é endêmica, específica de uma regra, em certos países tropicais onde as condições do meio favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Mycobacterium leprae, é um bacilo álcool-ácido resistente, em forma de bastonete. ? um parasita intracelular, sendo a única espécie de microbactéria que infecta nervos periféricos, especificamente células de Schwann. Esse bacilo não cresce em meios de cultura artificiais, ou seja, in vitro. A doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas was espiratórias caso o portador não esteja sendo tratado. Suas primeiras manifestações consistem no aparecimento de manchas dormentes de cor avermelhadas ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo, seguida de fraqueza muscular, placas, caroço, inchaço, dor nas articulações e outros.

Ultimamente, muita ênfase vem sendo dada à prevenção e tratamento das incapacidades físicas como forma de diminuir os danos resultantes da hanseníase. Ressalta-se, entretanto, s físicas como forma de diminuir os danos resultantes da hanseníase. Ressalta-se, entretanto, ser o diagnóstico precoce a medida ais eficaz para controlar a sua expansão. Há necessidade de um esforço organizado de toda a rede básica de saúde no sentido de fornecer tratamento quimioterápico a todas as pessoas diagnosticadas com hanseníase.

Entre 2006 a 2009 foram notificados em sua totalidade 392,9/100. 000 casos de hanseníase na microrregião de Almenara resultando numa detecção média de 98,2 casos por 100. 000 habitantes. Com base nos bancos de dados colhidos pela Gerência Regional de Saúde de pedra Azul (GRS), foi analisado que no período de 2006 a 2009 a taxa de detecção foi maior ou igual 40/100. 000. O Município Hiperidêmico e Almenara variou de 117,4 a 59,68/100. 000. Já em menores de 15 anos foi maior ou igual a 1 0/100. 00 município hiperindêmico, Almenara variou de 35,8 a 20,9’100. 000. Deve-se a este quadro à descentralização das Ações de Controle de Hanseniase usando a estratégia de Saúde da Familia e alta rotatividade dos profissionais de Saúde da Família, falta de identificação de alguns profissionais com a estratégia de Saúde da Familla (algumas contratações atendem a demandas políticas e não técnicas), instabilidade polltica no município de Almenara com a cassação do prefeito nova eleição.

A insegurança dos profissionais da saúde com este quadro político refletiu na detecção geral e em menores de 15 anos – especialmente em 2009. No levantamento o item percentual de cura foi maior ou igual a 90%. Almenara variou de 90,4 a 100% de cura, sendo 97,5 em 2009, PAGF3ÜFd percentual de cura foi maior ou igual a 90%. Almenara variou de 90,4 a 100% de cura, sendo 97,5 em 2009, atingiu a meta no período.

O percentual de contatos de casos novos examinado, notou-se que foimaior ou igual a 75% de contatos. Almenara variou de 42,4 a 58% de contatos e teve dificuldade em alcançar a meta. Isto ocorreu devido principalmente à falta de compromisso de alguns profissionais, e consequentemente a dificuldade de capacitação sistemática dos profissionais que são contratados (pela alta rotatividade). O percentual de grau de incapacidade aliviado na cura foi maior ou igual 90%.

Almenara variou de 63,3 a 100% de 2005 a 2009, atingiu a meta a partir de 2007. CONCLUSÃO. Conclui-se que, os casos de hanseníase de Almenara/ microrregião do Vale do Jequitinhonha houve um aumento da hanseníase no ano de 2006, devido à instabilidade política no município – cassação do prefeito refletindo insegurança por parte os profissionais de saude, e que houve aumento acentuado ao longo dos anos mostrando a eficácia no combate a hanseníase.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Guia de Vigilância Epidemiológica. 4. ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 1998. Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul – MG. Incidência de Hanseaníase no município de Almenara – Microregião do Vale do Jequitnhonha , baseados nos anos de 2006 a 2009. Guia para Controle da Hanseníase, fornecido pelo site do Ministério da Saúde. Disponível em: www. ministeriodasaude. com. br. Acesso em: 07 de Maio. 2011.

Relações sociais

0

“RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL” – ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇAO HISTORICO-METODOLOGICA Autora: IAMAMOTTO, Marilda Vilella. São Paulo, Ed.

Read More

Esperança e ação – rubens ricupero

0

ENSINO SOCIAL CRISTAO Esperança e Ação Rubens Ricupero Capítulos • 14 — O mundo Após 11 de setembro 2001 •

Read More