Indicadores gerencial de logística

Categories: Trabalhos

0

1) Pedido Perfeito Mede o % de pedidos entregues no prazo negociado com o Cliente, completo, sem avarias e sem problemas na documentação fiscal. Fórmula de Cálculo: PP = número de pedidos perfeitos entregues x 100/total de pedidos expedidos Freqüência de Medição: Diária, Semanal ou Mensal, por Cliente, grupo de Clientes, linha de produto ou total. 2) % de Entregas Realizadas no Prazo Mede o % de entregas realizadas dentro do prazo combinado com o Cliente. Fórmula de Cálculo: % ERP — número de entregas realizadas no prazo x 100/total de Freqüência de Mediç Transportadora, rota

Práticas de Mercado. ou em transferências orfi to view nut*ge ensal, por Cliente, os de distribuição dade e em rotas de curto e médio percurso (interiores a 24 horas de viagem); entre 85% e em serviços de distribuição em regiões de baixa densidade e em rotas de longo percurso ou que utilizam mais de um modal. 3) Custo de Transporte como um % das Vendas Aponta a participação dos custos totais de transportes sobre a receita de vendas da empresa. pode-se trabalhar com a receita líquida ou bruta.

Fórmula de Cálculo: CT%V – custo total de transporte x 100/ receita de vendas Freqüência de Medição: Mensal Práticas de Mercado: variam em função do segmento da empresa, de 0,5% a 1 5%; maioria das empresas encontra-se na faixa entre 3% a 5%; produtos de baixo valor agregado tende tendem a ter maiores percentuais; algumas empresas optam por separar custos com transporte inbound (nesse caso como um % das compras) e outbound. 4) Avarias no Transporte Mede as avarias ocorridas durante a operação de transporte.

Fórmula de Cálculo: Avarias = avarias no transporte em R$ x 100/ valor total das mercadorias transportadas em R$ Práticas de Mercado: depende do tipo de produto, equipamento tilizado, distância percorrida e rota, em geral, entre 0,1% e 0,5% do valor total transportado. 5) Utilização da Capacidade de Carga do Caminhão Mede o aproveitamento da capacldade de carga útil dos equipamentos de transporte utilizados. Fórmula de Cálculo: TCLJ = carga total transportada em ton ou mg x 100/capacidade teórica do equipamento em ton ou Freqüência de Medição: Mensal, mas deve ser monitorada a cada embarque.

Práticas de Mercado: se medido em toneladas, para cargas que atendem a relação 1m3 = 300 kg, o índice chega a 100% facilmente; em cargas menos densas (mais leves), varia ao redor e 60% a 95%, ainda com algumas exceções, como é o caso do transporte de algodão, papel higiênico, plásticos, etc. 6) Tempo do Ciclo de Logística Reversa Mede o tempo decorrido entre a identificação do material como parte do fluxo reverso e o seu devido encaminhamento para estocagem, troca, conserto, descarte, etc.

Fórmula de Cálculo: TCLR = data / hora de conclusão do encaminhamento do material menos data / hora de entrada do material no fluxo reverso Frequência de Medição: Mensal. Práti data / hora de entrada do material no fluxo reverso Práticas de Mercado: Variável. ) Custo de Devolução como um % do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) Mede o custo total para a operação do fluxo reverso, envolvendo gastos com embalagens, manuseio, movimentação, armazenagem e transporte, expressando-o como um percentual do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas).

Fórmula de Cálculo: TCLR custo total com o fluxo reverso x 100/ custo das mercadorias vendidas Freqüência de Medição: Mensal. práticas de Mercado. Variável. 8) Índice de Atendimento do Pedido Mede o % de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade e itens, no primeiro envio ao Cliente. Fórmula de Cálculo: OFR número de pedidos atendidos em sua totalidade x 100/totaI de pedidos expedidos linha de produto ou total. Práticas de Mercado: se considerarmos o pedido recebido no armazém, o índice deverá ser próximo de 100%; se levarmos em conta o pedido original, o índice poderá variar muito. ) Tempo de Ciclo do Pedido Tempo decorrido entre o recebimento do pedido do Cliente e data efetiva de entrega. Alguns profissionais de armazém medem da data (ou hora) de pedido do Cliente até a data (ou hora) de disponibilização do produto na doca de expedição, o que podemos chamar de Tempo e Ciclo de Pedido Restrito. Fórmula de Cálculo: OCT = (data hora de entrega do pedido ao Cliente) – (data / hora de recebimento do pedido do Cliente Freqüência d PAGF3rl(F6 hora de entrega do pedido ao Cliente) – (data / hora de recebimento do pedido do Cliente Práticas de Mercado: Totalmente variável.

O Habib•s por exemplo, fast food árabe, entrega em até 28 minutos, a partir do pedido recebido. A Loja virtual Americanas. com entrega em 2 ou 3 dias úteis nas principais regiões atendidas. 10) Acuracidade do Inventário Mede o % de acuracidade entre o estoque físico e contábil. Primeiro, meça a acuracidade item a item, e depois, para obter o índice geral, deve-se verificar o numero de itens corretos em relação ao total de itens inventariados.

Fórmula de Cálculo: Al por Item = quantidade fisica do item x 1 00/ quantidade do item no sistema Al Geral = número de itens com 100% de acuracidade x IOWtotal de itens inventariados Frequência de Medição: Mensal ou cada contagem do item Práticas de Mercado: o índice varia entre 90% e 98%. 1 1) Utilização da Capacidade de Estocagem Mede o nível de utilização da capacidade de estocagem. Fórmula de Cálculo: UCE = área ocupada x 100/área disponível Freqüência de Medição: Diária.

Práticas de Mercado: Ideal seria máximo de 85% a 90%; a produtividade de um armazém diminui em cerca de 25% em qualquer armazém que esteja 85% a lotado. 1 2) Custo de Armazenagem como um % das Vendas Aponta a participação dos custos totais de movimentação e armazenagem (M&A) da empresa sobre a sua receita de vendas. Envolve o custo com mão-de-obra, espaço, equipamentos, água e PAGF sobre a sua receita de vendas. Envolve o custo com mão-de-obra, espaço, equipamentos, água e energia elétrica e outros custos. Algumas empresas optam por incluir o custo financeiro com stoques.

Fórmula de Cálculo: CA%V = custo total de M&A x 100/ Frequência de Medição: Mensal empresa, em geral de 1% a 3%, mas com algumas exceções. 1 3) Custos Associados à Falta de Estoque de Produtos Acabados Mede a perda na lucratividade devido à falta de estoques para o atendimento de uma demanda existente. Fórmula de Cálculo: FE_PA – venda perdida por indlsponibllidade de produtos x margem de contribuição Práticas de Mercado: variável. 14) Giro dos Estoques Este cálculo nos fornece o número de vezes em que os estoques foram utilizados em um determinado período.

Pense em giro dos stoques como uma forma de avaliar a aceitação dos produtos da sua empresa no mercado e o quão bem os estoques estão sendo gerenciados. Fórmula de Cálculo: GE = Estoque médio/demanda da empresa 1 S) Cobertura do Estoque Cobertura indica o número de unidades de tempo; por exemplo, dias que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média Fórmula de Cálculo: CE no de dias do período em estudo/giro do estoque Exercícios: – De iulho a dezembro, o PAGF5t(F6 mpresa apresentou as 1 – De julho a dezembro, o estoque da empresa apresentou as seguintes movimentações em reais.

Determine o estoque médio do período, o giro do estoque e a cobertura do estoque em dias. Mês I Estoque inicial I Entradas I Saídas I Estoque final Estoque Médio Julho | 124. 237,351 237. 985,001 282. 756,301 1 Agosto I 347. 123,56 263. 675,33 Setembro I 185. 543,90 | 274. 653,78 | Outubro | 303. 457,00 | 295. 902,50 | Novembro 1 1 265. 856,001 301. 845,121 Dezembro 1 345. 965,001 248. 204,56 | 2 – Foram realizados levantamentos fisicos no estoque e foram, constatados 3. 517 itens quando confrontados com o relatório contábil foi constatado uma acurácia de cerca de 95%.

Aproximadamente quantos itens havia registrado na contabilidade? 3 – Segue abaixo um mapa com informações do departamento comercial referente aos pedidos recebidos e atendidos pela empresa nos meses de Janeiro a Abril: Mês I NO de Pedidos Recebidos NO de pedidos atendidos NO de pedidos entregues sem problemas NO de pedidos entregues no prazo estipulado Janeiro | 560 | 530 1480 1 520 | Fevereiro 625 610 587 602 Março | 653 | 650 | 597 | 634 | Abril 1487 1487 1427 1441 Calcule os indicadores de pedido perfeito, Entregas realizadas dentro do prazo e de Atendimento de pedido, analise-os e registre sua conclusão

Tcc sem stress

0

TCC sem Stress – 10 Dicas – Texto completo — Forwarded message – —-From: Givanildo Silva Date: 2008/6/8 Subject: [Administrando

Read More

Ciências contábeis

0

Alguns aspectos do Direito Tributário Espero que estejam aproveitando a disciplina, que contém assuntos interessantíssimos. Nesta nossa segunda aula gostaria

Read More