Instalações eletricas

Categories: Trabalhos

0

BEST Construtora Ltda Endereço: Av: Rio Branco, n 07, Centro – CNPJ: 01 . OOO. OOW 0001-01 Início: 02/04/2009 Término: 30/04/2009 Tipo de Obra: Instalações Elétricas Rio de Janeiro/RJ Números de Funcion NSTITUIÇÃO: Escola DISCIPLINA: seguran p ASSUNTO DO TRABALHO: Instalações Elétricas PROFESSOR: Flávio DATA: 02/04/2009 INTEGRANTESÃatiane Alencar de Melo Verônica de Moura Marques Felipe de Souza Sérgio Cristiano Macedo Vicente Maurício da Silva Quintanilha Comunicação Prévia CGC: 01-000. 000/0001-01 -lal Studia – 6 Efetivos NO de Membros da CIPA – 5 Suplentes CNAE Descrição

Grupo 43. 21-5 Instalações Elétricas Dimensionamento do SESMT *Empresa com Grau de Risco – 3; c-18 3 Técnicos de Segurança do Trabalho; 1 Engenheiro Segurança do Trabalho tempo parcial minimo 3 horas); 1 Médico do Trabalho (* tempo parcial mínimo 3 horas). Trabalho á Quente O dispositivo usado para manusear eletrodos deve ter isolamento adequado á corrente usada, a fim de se evitar a formação de arco elétrico ou choques no operador. Nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória a utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos.

O material utilizado nesta proteção deve ser do tipo incombustível. Os equipamentos de soldagem elétrica devem ser aterrados. Os fios condutores dos equipamentos, as pinças ou os alicates de soldagem devem ser mantidos longe de locais com óleo, graxa ou umidade, e devem ser deixados em descanso sobre superfícies isolantes. Trabalho em altura – Medidas de proteção contra quedas É obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de roteção de materiais. As aberturas no piso deve ento provisório sistema de guarda-corpo e rodapé.

Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de projeção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo um pé-direito acma do nivel do terreno. Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45 (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade.

A plataforma deve ser instalada logo após a concretagem da aje a que se refere e retirada, somente, quando o revestimento externo do prédio acima dessa plataforma estiver concluído. Acima e a partir da plataforma principal de projeção devem ser instaladas, também, plataformas secundárias de proteção em balanço, de 3 (três) em 3 (três) lajes. Essas plataformas devem ter, no mínimo, metro e quarenta centímetros) de balanço e um de a que se refere e retirada, somente, quando a vedação da periferia, até a plataforma imediatamente superior, estiver concluída.

Na construção de edifícios com pavimentos no subsolo, devem er instaladas, ainda, plataformas terciárias de proteção, de 2 (duas) complementos de 0,80 m ( oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45 (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade. Cada plataforma deve ser instalada após a concretagem da laje 2 (duas) lajes, contadas em direção ao subsolo e a partir da laje referente á instalação da plataforma principal de proteção. Essas plataformas devem ter, no mínimo 2,20m (do 3 instalação da plataforma principal de proteção.

Essas plataformas devem ter, no mínimo 2,20m (dois metros e vinte centímetros) de projeção horizontal da face externa da onstrução e um complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de de sua extremidade, devendo atender, igualmente, ao disposto no subitem. O perímetro da construção de edifícios, além do disposto nos subitens 18. 13. 6 e 18. 13. 7, deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção. A tela deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas.

A tela deve ser instalada entre as extremidades de 2 (duas) plataformas de proteção consecutivas, só podendo ser retirada quando a vedação da periferia, até a plataforma imediatamente uperior, estiver concluída. Em construções em que os pavimentos mais altos forem recuados, deve ser considerada a primeira laje do corpo recuado para a instalação de plataforma principal de proteção e a plugar o disposto nos subitens 18. 13. 7 e 18. 139. As plataformas de proteção devem ser construídas de maneira resistente e mantidas sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura.

Andaimes e Plataformas de Trabalho O dimensionamento dos andaimes, na sua estrutura de sustentação e fixação deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os andaimes devem e dispor de sistema guarda-corpo e rodapé,inclusive nas cabeceiras, em todo perímetro, conforme subitem 18. 13. 5, com exceção do lado da face de trabalho. É proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação. 4 trabalho. É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros melos para atingir lugares mais altos. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura.

Andaimes Suspensos Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, deverão ser precedidos de rojeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. Os andaimes suspensos deverão ser dotados de placa de identificação, c0100cada em local visível, onde conste a carga máxima de trabalho permitida. A instalação e a manutenção doa andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob supervisão e responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado obedecendo, quando de fábrica, as especificações técnicas do fabricante.

O trabalhador deve usar cinto de segurança tipo pára-quedista, ligado ao trava-quedas de segurança este, ligado a cabo-guia ixado em estrutura independente da estrutura de fixação e sustentação do andaime suspenso. A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meios de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no m[nimo três vezes o maior esforço solicitante A sustentação dos andaimes suspensos somente poderá ser apoiada ou fixada em elemento estrutural.

Em caso de sustentação de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificação, essa deverá ser precedida de estudos de verificação estrutural sob responsabilidade de profissional A verificação estrutural e a S esponsabilidade de profissional legalmente habilitado. A verificação estrutural e as especificações técnicas para a sustentação dos andaimes suspensos em platibanda ou beiral de edificação deverão permanecer no local de realização dos serviços. É proibida a fixação de sistemas de sustentação dos andaimes por meio de sacos com areia, pedra ou qualquer outro meio similar.

Quando a utilização do sistema contrapeso, como forma de fixação da estrutura de sustentação dos andaimes suspensos, este deverá atender as seguintes especificações mínimas: • (forma e peso especificados no projeto)ter ?? ser fixado á estrutura de sustentação dos andaimes; • ser de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça e; • ter contraventamentos que impeçam seu deslocamento horizontal.

Os dispositivos de suspensão devem ser diariamente verificados pelos usuários e pelo responsável pela obra, antes de iniciados os trabalhos. Alvenaria, Revestimentos e Acabamentos Devem ser utilizadas técnicas que garantam a estabilidade das paredes de alvenaria da periferia. Os quadros fixos de tomadas energizadas devem ser protegidos empre que no local forem executados serviços de revestimento e acabamento. Os locais abaixo das áreas de colocação de vidro devem ser interditados ou protegidos contra queda de material. Após a colocação, os vidros devem ser marcados de maneira visível. nstalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. Somente podem ser realizados serviços nas instalações quando o circuito elétrico não estiver energizado. Quando não for possivel desligar o circuito elétrico, o serviço somente poderá ser executado após terem sido adotadas as edidas de proteção complementares, sendo obrigatório o uso de ferramentas apropriadas e equipamentos de proteção individual. É proibida a existência de partes vivas expostas de circuitos e equipamentos elétricos.

A chaves blindadas devem ser convenientemente protegidas de intempéries e instaladas em posição que Impeça o fechamento acidental do circuito. As instalações elétricas provisórias de um canteiro de obras devem ser constitu[das de: • chave geral do tipo blindada de acordo com a aprovação da concessionária local, localizada no quadro principal de istribuição; • chave individual para cada circuito de derivação; • chave faca blindada em quadro de tomadas; • chaves magnéticas e disjuntores, para os equipamentos.

As redes de alta-tensão devem ser instaladas de modo a evitar contatos acidentais com veículos, equipamentos e trabalhadores em circulação, só podendo ser instaladas pela concessionária. As estruturas e carcaças dos equipamentos elétricos devem ser eletricamente aterradas. Nos casos em que haja possibilidades de contato acidental com qualquer parte viva energizada deve ser adotado isolamento adequado.

Br101

0

Recife, Dezembro de 2011. SUMÁRIO l. INTRODUÇÃO.. 5 2. BR-IOI 6 l. LOTES 1 e 6 2. LOTES 3, 4e

Read More

Analise do filme mar a dentro

0

Análise do filme “MAR A DENTRO” Ramón Sampedro (Javier Bardem), um ex-marinheiro tetraplégico para quem o sentido da vida se

Read More